Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Fumar narguilé faz mal para a saúde?

Julho 2020

Fumar narguilé faz mal como fumar cigarro, pois, embora se pense que a fumaça do narguilé é menos prejudicial ao corpo por ser filtrada ao passar pela água, isso não é totalmente verdade, já que neste processo apenas uma pequena parte das substâncias nocivas da fumaça, como o monóxido de carbono e a nicotina, ficam na água. 

O narguilé também é conhecido como cachimbo árabe, cachimbo de água e Hookah, sendo usado geralmente em reuniões de amigos, em que o consumo pode durar mais de uma hora. Sua popularização entre o publico jovem se deu devido à possibilidade de usar o tabaco aromatizado e com diversos sabores e cores, o que aumenta o público de usuários, incluindo as pessoas de não gostavam do gosto natural do tabaco, que pode ser amargo, ou que não se sentiam a vontade com o cheiro. 

Fumar narguilé faz mal para a saúde?

Principais riscos de fumar narguilé

Um dos principais riscos do narguilé está relacionado à queima do tabaco utilizando o carvão, devido aos produtos que são liberados nesta queima, como o monóxido de carbono e metais pesados, que elevam consideravelmente a possibilidade do aparecimento de doenças. Além disso, o tempo de exposição tem tendência a ser longo, o que aumenta as chances de absorver uma maior quantidade de toxinas, aumentando o risco de doenças como:

  • Câncer de pulmão, esôfago, laringe, boca, intestino, bexiga ou rins;
  • Doenças relacionadas ao sangue, como trombose ou pressão alta;
  • Impotência sexual;
  • Doenças cardíacas;
  • Risco aumentado de ser contaminado por IST’s como, herpes e candidíase oral, devido ao compartilhamento do bucal do narguilé.

Outro possível risco do narguilé são os chamados fumantes passivos que respiram a fumaça sem querer. Durante o uso, a fumaça do narguilé pode ficar no ambiente por muitas horas, devido ao grande volume que é despejado, apresentando riscos ás outras pessoas que estejam no ambiente como grávidas, bebês e crianças. Também é importante que pessoas com doenças pulmonares e respiratórias se mantenham afastadas destes ambientes. Veja quais remédios podem ajudar a parar de fumar.

Mesmo que no mercado já tenham a possibilidade de se usar uma resistência que esquente o carvão, evitando assim acendê-lo com o fogo diretamente, os danos são os mesmos. Uma vez que, os restos da queima do carvão não dependem de como será aceso.

Narguilé vicia como o cigarro?

O narguilé vicia como um cigarro, porque apesar do tabaco utilizado parecer inofensivo, devido ao cheiro e sabores atraentes, contém nicotina em sua composição, uma substância viciante para o organismo. Desta forma, o risco do fumante de narguilé se tornar dependente é semelhante ao risco da dependência do cigarro.

Portanto, quem fuma narguilé consome as mesmas substancias de quem fuma cigarro, só que em maior quantidade, já que os minutos de uso são superiores ao de um cigarro.

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.

Bibliografia

  • AHA. Water Pipe (Hookah) Smoking and Cardiovascular Disease Risk: A Scientific Statement From the American Heart Association. 2019. Disponível em: <https://www.ahajournals.org/doi/10.1161/CIR.0000000000000671>. Acesso em 22 Jul 2020
  • CDC. Hookahs. Disponível em: <https://www.cdc.gov/tobacco/data_statistics/fact_sheets/tobacco_industry/hookahs/index.htm#references>. Acesso em 22 Jul 2020
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Enviar Mensagem