Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Fumar Narguilé faz mal?

Fumar Narguilé faz tanto mal como fumar cigarro, pois embora embora se pense que a fumaça do Narguilé faz menos mal por ser filtrada ao passar pela água, isso não é totalmente verdade, pois neste processo apenas uma pequena parte das substâncias nocivas da fumaça ficam na água. O narguilé, também conhecido como cachimbo árabe ou cachimbo de água, é geralmente usado em sessões que podem durar entre 20 minutos a 60 minutos, e durante esse tempo a fumaça engolida pelo fumante pode atingir os 50 litros, o equivalente à fumaça liberada por 100 cigarros.

Assim, quem fuma Narguilé consome Nicotina e outras toxinas provenientes da queima do fumo, como metais pesados e Monóxido de carbono, correndo os mesmos riscos que o fumante de cigarro, pois pode vir a sofrer das mesmas doenças como problemas nos pulmões e câncer no pulmão, esôfago, laringe e boca.

Uma sessão de 20 a 60 minutos fumando Narguilé pode ser equivalente a fumar 100 cigarros.Uma sessão de 20 a 60 minutos fumando Narguilé pode ser equivalente a fumar 100 cigarros.

Narguilé vicia como o cigarro

O Narguilé vicia como um cigarro, pois o tabaco utilizado neste cachimbo de água embora possa parecer inofensivo, uma vez que tem cheio, cores e sabores atraentes, contém Nicotina em sua composição, uma substância contida naturalmente no tabaco que é intensamente viciante para o organismo. Assim, o risco do fumador de Narguilé se tornar dependente é semelhante ao risco de se tornar dependente do cigarro.

Principais Riscos de Fumar Narguilé

O fumante de Narguilé corre riscos semelhantes ao fumante de cigarro, e os principais riscos para a saúde são:

  • 1 sessão de Narguilé, entre 20 e 60 minutos, pode ser o equivalente a fumar 100 cigarros;
  • Maior risco de ter diversos câncer como câncer no pulmão, esôfago, laringe, boca, pulmão, intestino, bexiga ou rins por exemplo;
  • Devido ao tempo das sessões os fumantes de Narguilé absorvem uma maior quantidade de toxinas do que os fumantes de cigarro;
  • Maior risco de ter problemas como trombose, impotência sexual e de doenças cardíacas;
  • Ao ser compartilhado por diversos utilizados, o fumar Narguilé aumenta as chances de pegar doenças oralmente transmissíveis como Herpes, Candidíase oral ou Boqueira, por exemplo.

O Narguilé pode ser pior para a saúde que o cigarro, pois além de ser igualmente viciante para o organismo, o seu fumo contém metais pesados, Monóxido de carbono e outros compostos cancerígenos prejudiciais para a saúde.

Além disso, os chamados fumantes passivos que engolem fumaça do Narguilé sem querer, também correm os mesmos riscos que os fumantes passivos do cigarro, sendo por isso importante que grávidas, bebês, crianças e pessoas com doenças pulmonares e respiratórias se mantenham bem afastadas destes ambientes que são um risco para a sua saúde.

Veja que sintomas surgem no corpo com a crise de abstinência após parar de fumar.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...