Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

6 benefícios da água do mar para a saúde

A água do mar possui diversas propriedades que a tornam benéficas para a saúde, principalmente no que diz respeito à melhora da aparência da pele, tratamento de doenças inflamatórias, diminuição do estresse e aumento da sensação de bem estar.

Esses benefícios são possíveis devido ao fato da água do mar ser rica em minerais, como magnésio, cálcio, potássio, crômio, selênio, zinco e vanádio, que também possuem papéis importantes no corpo humanos. Além disso, os benefícios da água do mar estão relacionados com o fato de que as células do corpo estão mergulhadas em um líquido que possui composição muito parecida com a da água do mar e que favorece as atividades celulares relacionadas com o metabolismo.

Dessa forma, a água do mar tem uma grande compatibilidade com estes fluídos, tendo inúmeros benefícios para a saúde, já que o ser humano precisa de todos os minerais que estão presentes na água do mar. Por isso, basta um banho de água salgada, para que haja absorção pela pele desses minerais e se tenham benefícios.

6 benefícios da água do mar para a saúde

1. Contribui para a saúde da pele

Minerais como o sódio, potássio, iodo, zinco, silício e magnésio, são muito importantes para a regeneração celular e a hidratação da pele e ajudam a reduzir a perda de água pela pele. Além disso, a água do mar tem também uma ação desinfetante e antisséptica, sendo por isso muito eficaz no alívio dos sintomas da psoríase e do eczema, e na melhoria da acne.

A água do mar funciona também como um esfoliante natural, devido à presença de sal e as algas presentes no mar, ricas em proteínas, vitaminas e minerais, contribuem também uma pele saudável.

2. Limpa as vias respiratórias

Como a água do mar é uma água concentrada em minerais que ajudam a hidratar e fluidificar as mucosas, é muito usado para aplicação nasal em situações de alergia, resfriados, gripes ou congestão nasal, por exemplo.

Já existem dispositivos em spray que têm água do mar na sua composição, para que a aplicação seja mais fácil e eficaz, que podem ser comprados em farmácias.

Além disso, há estudos que indicam que a água do mar possui efeitos positivos no tratamento da fibrose cística, uma vez que é capaz de eliminar o excesso de muco acumulado nos pulmões de pessoas com essa doença.

3. Alivia as pernas pesadas

As ondas do mar frio nas pernas, promovem a vasoconstrição e o aumento da oxigenação de tecidos, o que melhora a circulação sanguínea, reduzindo o inchaço característico das pernas pesadas.

4. Melhora as doenças reumáticas

Devido à composição em minerais como cálcio, magnésio e outros oligoelementos, a água do mar melhora os sintomas de todas as doenças articulares, já que é capaz de reduzir a inflamação. Além disso, o fato de a pessoa se movimentar no mar, também contribui para a saúde muscular e das articulações.

5. Reduz o estresse e a ansiedade

Devido à sua composição em magnésio, que tem uma ação relaxante, a água do mar ajuda a aliviar a tensão muscular, o estresse e a ansiedade. Assim, uma forma de diminuir o estresse e promover a sensação de bem estar é através da prática de exercícios ou de atividades no mar, como o nado, por exemplo.

Isso porque a prática de atividades físicas promove a liberação de cortisol, o que ajuda a aliviar os sintomas de ansiedade e estresse. Além disso, a prática de atividades promove a alteração nos padrões respiratórios, o que também ajuda a relaxar.

Veja outras formas de combater o estresse e a ansiedade.

6. Melhora o sistema imune

Devido ao fato da água do mar ser rica em minerais, é possível que tenha efeito positivo sobre as células do organismo, estimulando a sua função e promovendo o fortalecimento do sistema imunológico.

Confira mais dicas para fortalecer o sistema imune:

Bibliografia >

  • HODAK, Emmilia et al. Climatotherapy at the Dead Sea is a remittive therapy for psoriasis: combined effects on epidermal and immunologic activation. Journal of the American Academy of Dermatology. Vol 49. 3 ed; 451–457, 2003
  • MITCHELL, Richard. Is physical activity in natural environments better for mental health than physical activity in other environments?. Social Science & Medicine. Vol 91. 130-134, 2013
  • NANI, Samihah Z. M. et al. Potential Health Benefits of Deep Sea Water: A Review. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. 2016
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem