Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Frutas ricas em ferro

O ferro é um nutriente essencial para o funcionamento do corpo, pois está envolvido no processo de transporte de oxigênio, atividade dos músculos e do sistema nervoso. Esse nutriente é obtido de forma natural através da alimentação, sendo as frutas uma ótima fonte de ferro.

A vantagem de utilizar frutas ricas em ferro é que estas são, em geral, também ricas em vitamina C, elemento indispensável para a absorção do ferro de origem vegetal pelo organismo, e ajudam a prevenir ou tratar a anemia, por exemplo. Veja outros alimentos ricos em ferro. 

Saber quais são as frutas ricas em ferro é importante para os vegetarianos, por exemplo, pois passam a não consumir carne, que é uma excelente fonte de ferro. Por isso, é importante que busquem alternativas para a fonte de ferro para evitar doenças carenciais, como a anemia. Saiba o que o vegetariano deve comer para evitar a anemia. 

Frutas ricas em ferro

Importância do ferro

A principal fonte de ferro é o alimento, sendo indicado o consumo de 10mg de ferro para homens e mulheres na menopausa, e 15mg para mulheres em período fértil. Através do consumo adequado de ferro, o organismo consegue manter seu bom funcionamento.

O ferro é um dos constituintes da hemoglobina, que é uma estrutura presente nas hemácias responsável por transportar oxigênio, assim, está diretamente associado ao transporte de oxigênio para o corpo, permitindo o seu funcionamento. Na falta de ferro, a hemoglobina não consegue transportar oxigênio, comprometendo todas as funções do organismo. Assim, a falta de ferro pode estar associada à falta de ar, cansaço, aumento da frequência cardíaca e maior susceptibilidade a infecções, pois o ferro também está envolvido com o funcionamento do sistema imune.

A falta de ferro está muito associada à ocorrência da anemia, que tem como sintomas fraqueza, sonolência e falta de apetite. Veja como identificar a anemia.

Frutas ricas em ferro

As frutas ricas em ferro são uma ótima alternativa para enriquecer a dieta em ferro e servem também como alternativa complementar na prevenção e tratamento da anemia de crianças, adultos ou gestantes. Alguns exemplos de frutas que contém ferro são: 

FrutasPesoQuantidade de ferro
Morango152 g0,6 mg
Abacate100 g1 mg
Damasco seco14 g0,66 mg
Coco 33 g 0,79 mg
Cereja145 g0,57 mg
Uva rosa ou vermelha160 g0,42 mg
Uvas passa36 g 1,75 mg
Amora preta72 g0,41 mg

Para potencializar a absorção do ferro presente nessas frutas deve-se evitar o consumo de alimentos com cálcio na mesma refeição, porque o cálcio diminui a absorção do ferro.

Nozes e amendoins são outros alimentos de origem vegetal com um alto teor de ferro e, por isso, são uma excelente alternativa para enriquecer o lanche da tarde, por exemplo.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem