Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Frutas ricas em ferro

O ferro é um nutriente essencial para o funcionamento do corpo, pois está envolvido no processo de transporte de oxigênio, atividade dos músculos e do sistema nervoso. Esse mineral pode ser obtido através da alimentação, com frutas como coco, morango e frutos secos, como pistacho, nozes ou amendoim.

A vantagem de utilizar frutas ricas em ferro é que muitas delas são, em geral, também ricas em vitamina C, que é uma vitamina que promove a absorção do ferro de origem vegetal pelo organismo, contribuindo para a prevenção e tratamento da anemia.

Saber quais são as frutas ricas em ferro é importante especialmente para os vegetarianos, porque não consomem carne, que é uma excelente fonte de ferro. Por isso, é importante que busquem alternativas para a fonte de ferro, para evitar doenças por carência desse mineral, como a anemia. Saiba o que o vegetariano deve comer para evitar a anemia. 

Frutas ricas em ferro

Benefícios do ferro para a saúde

O ferro desempenha diversas funções no organismo. As principais funções do ferro na hemoglobina são combinar-se com o oxigênio, permitindo que seja transportado e cedido aos tecidos e participar em reações de oxidação, importante na produção de energia a partir dos alimentos. Além disso, o ferro também é importante para o bom funcionamento do sistema imunológico e na participação de diversas reações do organismo.

Quando há uma deficiência em ferro, a atividade de muitas enzimas envolvidas nestas reações bioquímicas é diminuída, comprometendo o bom funcionamento do organismo.

Frutas ricas em ferro

As frutas ricas em ferro são uma ótima alternativa para enriquecer a dieta em ferro e servem também como alternativa complementar na prevenção e tratamento da anemia de crianças, adultos ou gestantes. Alguns exemplos de frutas que contém ferro são: 

FrutasQuantidade de ferro por 100 g
Pistacho6,8 mg
Damasco seco5,8 mg
Uva passa4,8 mg
Coco seco3,6 mg
Noz2,6 mg
Amendoim2,2 mg
Morango0,8 mg
Amora preta0,6 mg
Banana0,4 mg
Abacate0,3 mg
Cereja0,3 mg

Para potencializar a absorção do ferro presente nessas frutas, deve-se evitar o consumo de alimentos com cálcio na mesma refeição, porque o cálcio diminui a absorção do ferro.

Conheça outros alimentos ricos em ferro, as quantidades adequadas para cada pessoa e as dicas que deve seguir, para melhorar a sua absorção.

Assista ainda o vídeo seguinte, e saiba o que fazer para prevenir a anemia:

Bibliografia >

  • Germano, R.M.A. et. al. . Importância do ferro em nutrição humana. J. Brazilian Soc. Food Nutr. Vol. 24. 85-104, 2002
  • COZZOLINO Silvia. Biodisponibilidade de nutrientes. 4º. Brasil: Manole Ltda, 2012. 645-669.
  • PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR. Composição de Alimentos. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/search>. Acesso em 21 Mar 2019
  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP . Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. 2011. Disponível em: <http://www.nepa.unicamp.br/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf>. Acesso em 21 Mar 2019
  • BORTOLINI, Gisele A.; FISBERG, Mauro. Orientação nutricional do paciente com deficiência de ferro. Rev. Bras. Hematol. Hemoter. vol.32(2) . 105-113,
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem