Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Fisioterapia após prótese de quadril

A fisioterapia após prótese de quadril deve começar no primeiro dia após a cirurgia e continuar em casa, depois do paciente ter alta, para restaurar o movimento normal do quadril, manter a força e a amplitude dos movimentos, diminuir a dor, prevenir o aparecimento de complicações como deslocação da prótese ou formação de coágulos e preparar o retorno às atividades diárias.

Os exercícios devem ser orientados pelo fisioterapeuta e devem ser feitos durante 20 a 30 minutos, 2 a 3 vezes por dia, para acelerar a recuperação. Em caso de dor, o fisioterapeuta pode usar compressas quentes ou frias para aliviá-la e poder fazer os exercícios.

É muito importante avisar que tem prótese no quadril se tiver que fazer fisioterapia por outro motivo, para o fisioterapeuta tomar os devidos cuidados.

Exercícios após prótese de quadril

Os exercícios após prótese de quadril devem ser orientados pelo fisioterapeuta e incluem:

Logo após a cirurgia

Logo após a cirurgia, é importante fazer alguns exercícios para fortalecer os músculos, melhorar o movimento do quadril, melhorar a respiração e aumentar a circulação sanguínea nas pernas e pés, evitando a formação de coágulos. Alguns exemplos de exercícios que o fisioterapeuta pode indicar podem ser:

Exercício 1Exercício 1
Exercício 2Exercício 2
Exercício 3Exercício 3
  • Exercício 1: Deitado, puxar os pés para cima, mantendo as pernas esticadas, por cerca de 5 a 10 segundos. Repetir 10 vezes;
  • Exercício 2: Deslizar o calcanhar da perna operada na direção do bumbum, dobrando o joelho, não mais de 90º, mantendo o calcanhar em cima da cama. Repetir 10 vezes e depois fazer na outra perna;
  • Exercício 3: Deslizar a perna operada para o lado, voltando de novo para o centro, 10 vezes. Repetir na outra perna;
Exercício 4Exercício 4
Exercício 5Exercício 5
Exercício 6Exercício 6
  • Exercício 4: Apertar os músculos do bumbum durante 5 segundos. Fazer 10 repetições;
  • Exercício 5: Apertar os músculos da coxa, mantendo os joelhos esticados durante cerca de 5 a 10 segundos. Repetir 10 vezes.
  • Exercício 6: Elevar a perna com a prótese, mantendo-a esticada, 10 vezes. Repetir também 10 vezes para a outra perna.

É também importante fazer exercícios respiratórios para respirar melhor, acelerar a recuperação e evitar problemas respiratórios como pneumonia, por exemplo. Veja como fazer estes exercícios em: 5 exercícios para respirar melhor depois da cirurgia.

Em casa

Após a alta, quando se regressa a casa, é importante continuar fazendo os exercícios referidos acima, que fazia no hospital. Além desses exercícios, o fisioterapeuta pode orientar outros exercícios como:

Exercício 1Exercício 1
Exercício 2Exercício 2
  • Exercício 1: Sentado em uma cadeira, esticar o joelho da perna operada, não ultrapassando a altura do quadril, durante 10 segundos. Repetir 10 vezes;
  • Exercício 2: Em pé, apoiado em uma cadeira, levantar a perna com a prótese, não ultrapassando a altura do quadril. Repetir o movimento 20 vezes;
Exercício 3Exercício 3
Exercício 4Exercício 4
  • Exercício 3: Em pé, apoiado em uma cadeira, abrir a perna operada para o lado, mantendo-a esticada, sem mexer o quadril e sem girar o pé para dentro ou para fora, para que a prótese não saia do lugar. Repetir 20 vezes;
  • Exercício 4: Em pé, apoiado em uma cadeira, levantar a perna com a prótese para trás e voltar à posição inicial, sem mexer o quadril. Repetir o movimento 20 vezes.

Estes exercícios ajudam a manter a força e a amplitude dos movimentos, a fortalecer os músculos, a acelerar a recuperação e a preparar o retorno às atividades diárias.

Veja também:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...