Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve o Fentizol e Como usar

O Fentizol é um medicamento que tem como princípio ativo o Fenticonazol, uma substância antifúngica que combate o crescimento excessivo de fungos. Dessa forma, este medicamento pode ser usado para tratar infecções vaginais por fungos, fungos nas unhas ou infecções na pele, por exemplo.

Dependendo do local de aplicação, o Fentizol pode ser comprado sob a forma de spray, creme, pomada vaginal ou óvulos. Para saber qual a melhor opção, deve-se consultar um clínico geral para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Para que serve o Fentizol e Como usar

Para que serve

O fentizol é um remédio indicado para tratar infecções por fungos, como:

  • Dermatofitose;
  • Pé de atleta;
  • Onicomicose;
  • Intertrigo;
  • Assadura da fralda;
  • Inflamação do pênis;
  • Candidíase;
  • Pitiríase versicolor.

Dependendo do local afetado, a forma de apresentação do medicamento pode variar, assim como a forma de aplicação e o tempo de tratamento. Por isso, este remédio só deve ser utilizado com indicação do médico.

Como usar o Fentizol

O modo de uso do fentizol varia de acordo com a forma de apresentação do produto:

1. Pomada vaginal

A pomada deve ser inserida no interior da vagina com a ajuda de um aplicador cheio, vendido com o produto. Cada aplicador só deve ser usado apenas uma vez e o tratamento normalmente dura cerca de 7 dias.

2. Óvulo vaginal

Assim como o creme vaginal, o óvulo vaginal deve ser introduzido profundamente na vagina utilizando-se o aplicador que vem na embalagem, seguindo-se as orientações da embalagem.

Este óvulo é utilizado apenas uma vez e serve para tratar infecções vaginais, especialmente candidíase.

3. Creme para a pele

O creme para a pele deve ser aplicado 1 a 2 vezes por dia após lavar e secar a região afetada, e é recomendado esfregar ligeiramente a pomada no local. O tempo de tratamento varia de acordo com as orientações do dermatologista.

Este creme geralmente é usada em infecções secas da pele, como Pitiríase versicolor ou onicomicose, por exemplo.

4. Spray

O fentizol spray está indicado para infecções fúngicas na pele que são difíceis de alcançar, como nos pés. Deve ser aplicado 1 a 2 vezes por dia depois de lavar e secar a região afetada, até que os sintomas desapareçam ou durante o tempo indicado pelo médico.

Possíveis efeitos colaterais

O principal efeito colateral do fentizol é a sensação de queimação e a vermelhidão que podem surgir pouco tempo após a aplicação do produto.

Quem não deve usar

O fentizol não deve ser usado por pessoas com hipersensibilidade a algum dos componentes da fórmula. Além disso, as apresentações para uso vaginal não devem ser usadas em crianças, nem em homens.


Bibliografia

  • ACHÉ. Fentizol: Bula para profissional de saúde. 2009. Link: <www.anvisa.gov.br>. Acesso em 22 Mar 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem