Femina anticoncepcional: para que serve e como usar

fevereiro 2022

A Femina é uma pílula anticoncepcional que contém as substâncias ativas o estrogênio etinilestradiol e progestogênio desogestrel, sendo utilizada para evitar a gravidez e regular a menstruação. Para isso, é recomendado que seja tomado 1 comprimido diariamente durante 21 dias e depois que seja feita uma pausa de 7 dias.

Caso haja esquecimento, dependendo da semana de esquecimento, é importante que outro método contraceptivo seja utilizado para prevenir a gravidez, uma vez que há menor concentração de hormônio na circulação.

A Femina anticoncepcional pode ser encontrada em farmácias e drogarias e deve ser usada de acordo com a orientação do ginecologista, sendo importante relatar qualquer sintoma que tenha surgido devido ao uso desse medicamento.

Para que serve

O anticoncepcional Femina é indicado com o objetivo de regular o ciclo menstrual e prevenir a ocorrência de gravidez, já que como é constituído por estrogênio e progesterona, impede a ovulação, de forma que caso haja ejaculação dentro do canal vaginal, o espermatozoide não encontrará óvulo para ser fecundado. Entenda como funciona o anticoncepcional.

Como usar

O modo de uso da Femina deve ser orientado pelo ginecologista e consiste no uso de 1 comprimido por dia, no mesmo horário, sem interrupção durante 21 dias, seguindo-se uma pausa de 7 dias. O primeiro uso desse anticoncepcional deve ser feito no 1º dia de menstruação.

O que fazer se esquecer

Quando o esquecimento é inferior a 12 horas do horário habitual, tomar o comprimido esquecido e ingerir o próximo comprimido no horário correto. Neste caso, o efeito contraceptivo da pílula está mantido.

No entanto, quando o esquecimento é superior a 12 horas do horário habitual, deve-se consultar a seguinte tabela:

Semana de esquecimento

O que fazer?Usar outro método contraceptivo?Há risco de engravidar?
1ª semanaEsperar pelo horário habitual e tomar a pílula esquecida juntamente com a seguinteSim, nos 7 dias após o esquecimentoSim, caso tenha ocorrido relação sexual nos 7 dias anteriores ao esquecimento
2ª semanaEsperar pelo horário habitual e tomar a pílula esquecida juntamente com a seguinteSim, nos 7 dias após o esquecimentoNão há risco de gravidez
3ª semana

Escolher uma das seguintes opções:

  1. Tomar a pílula esquecida imediatamente e tomar as restantes no horário habitual. Iniciar a nova cartela assim que terminar a atual sem que haja pausa entre uma cartela e outra
  2. Deixar de tomar os comprimidos da cartela atual, fazer uma pausa de 7 dias, contando com o dia do esquecimento e iniciar uma nova cartela

Não é necessário utilizar outro método contraceptivoNão há risco de gravidez

Quando mais de 1 comprimido da mesma cartela é esquecido, deve-se consultar o médico. Quando ocorrem vômitos ou diarreia intensa 3 a 4 horas após a ingestão do comprimido, é recomendado utilizar outro método contraceptivo durante os próximos 7 dias.

Possíveis efeitos colaterais da Femina

Os principais efeitos colaterais da Femina podem ser sangramento fora da menstruação, infecções vaginais, infecções urinárias, tromboembolismo, sensibilidade nas mamas, náuseas, vômitos e aumento da pressão arterial.

Quando não é indicado

A Femina é contraindicada em pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula, gravidez, hipertensão grave, problemas de fígado, sangramento vaginal, presença de riscos de doenças cardiovasculares ou porfiria.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em fevereiro de 2022.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.