Ezetimiba: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

A ezetimiba é um remédio que age reduzindo a absorção de gorduras pelo intestino, sendo indicado para diminuir a quantidade de colesterol total, do colesterol ruim (LDL) e dos triglicerídeos, que quando têm os níveis altos podem se depositar na parede dos vasos sanguíneos, levando ao estreitamento ou entupimento desses vasos, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, como infarto ou derrame cerebral, por exemplo.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de comprimidos de 10 mg, com o nome comercial Ezetrol, na forma de genérico como Ezetimiba, ou com os nomes similares Coratez, Emibazet, Ezet ou Posicor, por exemplo, e deve sempre ser usado com indicação médica.

A ezetimiba também pode ser encontrada em associação com a sinvastatina, ou tomado junto com o fenofibrato, por exemplo, que são remédios que ajudam a melhorar o efeito de redução do colesterol e triglicerídeos altos. 

Ezetimiba: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Para que serve

A ezetimiba é indicada para para diminuir os níveis sanguíneos de colesterol total, colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos, além de aumentar o colesterol bom (HDL), pois age diminuindo a absorção de gorduras pelo intestino e diminuindo a quantidade de gordura intestinal para o fígado. 

Além disso, a ezetimiba pode ser indicada pelo médico para o tratamento da sitosterolemia familiar, que é uma doença rara em que as gorduras de óleos vegetais, nozes ou outros alimentos de origem vegetal, se acumulam nos sangue e nos tecidos. 

Como tomar

A dose normalmente recomendada de ezetimiba para adultos ou crianças com mais de 6 anos, é de 1 comprimido de 10 mg por dia, por via oral, com um copo de água, antes ou após uma refeição, e sempre no mesmo horário.

Caso a pessoa se esqueça de tomar a dose na hora certa, deve tomar assim que lembrar mas se estiver perto do horário da próxima dose, deve-se pular a dose esquecida e aguardar o próximo horário de tomar. Em nenhum caso se deve dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com ezetimiba são diarréia, dor abdominal, excesso de gases intestinais, sensação de cansaço, dor muscular, nas costas, no pescoço ou nas articulações, sensação de calor ou fogachos, ou pressão arterial alta.

Além disso, embora seja mais raro, a ezetimiba pode causar uma condição que resulta na degradação do tecido muscular que pode levar à insuficiência renal, que pode ser percebida através do surgimento de sintomas como dor ou sensibilidade muscular inexplicável, fraqueza, cansaço excessivo, febre ou urina de cor escura. 

É aconselhado procurar ajuda médica imediatamente ou o pronto-socorro mais próximo se surgirem sintomas de alergia à ezetimiba como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Saiba como identificar os sintomas de reação alérgica grave.

Quem não deve usar

A ezetimiba não deve ser usada por crianças com menos de 6 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, por pessoas que tenham doenças no fígado moderada a grave, ou por pessoas que tenham alergia à ezetimiba ou qualquer outro componente da fórmula.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • BACH, R. G.; et al. Effect of Simvastatin-Ezetimibe Compared With Simvastatin Monotherapy After Acute Coronary Syndrome Among Patients 75 Years or Older: A Secondary Analysis of a Randomized Clinical Trial. JAMA Cardiol. 4. 9; 846-854, 2019
  • SAVARESE, G.; et al. Safety and efficacy of ezetimibe: A meta-analysis. Int J Cardiol. 201. 247-52, 2015
  • STRILCHUK, L.; et al. An overview of rosuvastatin/ezetimibe association for the treatment of hypercholesterolemia and mixed dyslipidemia. Expert Opin Pharmacother. 21. 5; 531-539, 2020
  • ZHAN, S.; et al. Ezetimibe for the prevention of cardiovascular disease and all-cause mortality events. Cochrane Database Syst Rev. 11. 11; CD012502, 2018
  • VAVLUKIS, M.; VAVLUKIS, A. Adding ezetimibe to statin therapy: latest evidence and clinical implications. Drugs Context. 7. 212534, 2018
  • DRUGS AND LACTATION DATABASE (LACTMED) [INTERNET]. BETHESDA (MD): NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE (US). Ezetimibe. 2020. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK501635/>. Acesso em 13 Set 2021
  • LIVERTOX: CLINICAL AND RESEARCH INFORMATION ON DRUG-INDUCED LIVER INJURY [INTERNET]. BETHESDA (MD): NATIONAL INSTITUTE OF DIABETES AND DIGESTIVE AND KIDNEY DISEASES. Ezetimibe. 2018. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK548095/>. Acesso em 13 Set 2021
  • DRUGS.COM. Ezetimibe. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/ezetimibe.html>. Acesso em 13 Set 2021
Mais sobre este assunto: