Para recuperar o menisco é importante fazer fisioterapia que deve ser feita através de exercícios e uso de equipamentos que ajudam no alívio da dor e diminuição do inchaço, além da realização de técnicas fisioterápicas específicas que aumentam a mobilidade do joelho e garantem um maior arco de movimento dessa articulação.
Após cerca de 2 meses de tratamento, é feita uma avaliação pelo fisioterapeuta ou pelo ortopedista com o objetivo de verificar se a pessoa ainda sente dor ou se há limitação de movimentos. Caso exista, podem ser indicados outros exercícios de fisioterapia ou outras técnicas de tratamento para favorecer a recuperação da lesão.

Algumas opções de exercícios fisioterapêuticos que podem ser indicados para recuperação do menisco são:
- Dobrar e esticar a perna, enquanto está deitado de barriga para cima: 3 séries de 60 vezes;
- Sustentar o peso do próprio corpo, apoiando suavemente o peso do corpo na perna afetada, com auxílio de muletas ou usando as costas de uma cedeira;
- Movimentar suavemente a patela de um lado para o outro e de cima para baixo;
- Cerca de 5 minutos de massagem na coxa por dia;
- Contrair o músculo da coxa com a perna esticada, 20 vezes seguidas;
- Exercícios na piscina como andar dentro da água durante 5 a 10 minutos;
- Exercícios de equilíbrio inicialmente sem nada e depois com um pé sobre uma bola meio vazia, por exemplo;
- Exercícios para pernas com faixas elásticas e depois com pesos, em 3 séries de 20 repetições;
- 15 minutos de bicicleta ergométrica;
- Mini agachamentos até o limite de dor, em 3 séries de 20 repetições;
- Alongamentos para pernas para aumentar a flexibilidade.
Quando a pessoa já não sente dores, mas não consegue dobrar completamente o joelho os exercícios deverão ter este objetivo. Assim, um bom exercício é um fazer agachamentos, aumentando o grau de flexão do joelho, o objetivo pode ser tentar agachar ao máximo, até ser possível sentar nos calcanhares.
Ao fim de cada sessão pode ser útil colocar um bolsa de gelo durante 15 minutos no joelho para desinchar a região ou evitar que inche. Os exercícios proprioceptivos também são indicados, na parte final do tratamento, quando a pessoa encontra-se mais perto da cura.
Confira no vídeo a seguir alguns exercícios que também podem ser realizados para fortalecer as coxas e as pernas e promover a recuperação do menisco:
Tempo de recuperação
O tempo de tratamento varia de uma pessoa para outra e do seu estado de saúde geral e se consegue realizar fisioterapia diariamente ou não, no entanto é esperado uma boa recuperação em cerca de 4 a 5 meses, mas muitas pessoas precisam de cerca de 6 meses para se recuperar completamente.
Quando o tratamento com a fisioterapia não é suficiente para eliminar a dor, e a pessoa conseguir realizar suas atividades diárias normalmente, pode ser indicado fazer a cirurgia para retirada do menisco, por exemplo. Entenda como é feita a cirurgia do menisco.
Outros tratamentos da fisioterapia
Os aparelhos de eletroterapia também podem ser indicados para alívio da dor e facilitar a cicatrização, ficando à critério do fisioterapeuta a escolha mais acertada. Podem ser usados tens, ultra-som, laser ou microcorrentes, por exemplo. Normalmente as sessão são divididas para que haja tempo para mobilização passiva do joelho, outras técnicas de terapia manual, e os exercícios.
Exercícios também podem ser realizados dentro de uma piscina com água morna, conhecidos como hidrocinesioterapia. Estes são especialmente indicados quando a pessoa possui sobrepeso, porque na água é mais fácil realizar os exercícios de forma adequada, sem dores.