Como tirar estrias vermelhas

Abril 2021

As estrias vermelhas são fáceis de ser eliminadas através da hidratação e de hábitos saudáveis, uma vez que ainda não passaram pelo processo de cicatrização e fibrose. No entanto, algumas pessoas podem também optar pela realização de tratamentos estéticos indicados pelo dermatologista para acelerar a eliminação da estria.

As estrias vermelhas são as mais recentes e que normalmente surgem quando a pele estica demais, sendo comum de acontecer devido à gravidez, ganho de peso ou ganho de massa muscular, por exemplo, podendo ser notadas com mais frequência na barriga, costas, coxas e bumbum.

Como tirar estrias vermelhas

1. Hidratação

É importante manter a pele muito bem hidratada, pois assim é possível garantir a firmeza da pele, o que ajuda no combate às estrias vermelhas. Assim, é importante passar um creme hidratante no local das estrias que deve ser recomendado pelo dermatologista, podendo ser indicado creme hidratantes contendo ácido retinoico ou ácido glicólico, por exemplo.

Além disso, é importante garantir a hidratação do corpo por meio do consumo de água durante o dia, bem como através de uma alimentação saudável e equilibrada, dessa forma é possível evitar a perda da elasticidade e firmeza da pele, o que poderia causar o aparecimento das estrias vermelhas.

2. Procedimentos estéticos

Os tratamentos estéticos para remover as estrias vermelhas deve ser indicado pelo dermatologista de acordo com a quantidade de estrias, local em que estão presentes e sensibilidade da pela da pessoa.

Assim, alguns dos procedimentos que podem ser indicados são o tratamento a laser, peeling ou indução percutânea de colágeno por agulhas, que tem como objetivo aumentar a quantidade de colágeno da região para não só combater as estrias vermelhas presentes, mas também evitar a fibrose e a formação de outras estrias. Conheça outros tratamentos para estrias.

3. Tratamento caseiro

O tratamento caseiro tem como objetivo promover a renovação celular e hidratação do local e ajudar no desaparecimento das estrias vermelhas. Algumas opções de tratamento caseiro para estrias vermelhas são:

1. Esfoliação com borra de café

A esfoliação caseira pode ser feita com borra de café e um pouquinho de sabonete líquido para que a borra de café deslize na pele com facilidade, mas sem perder o poder de fricção.

Ingredientes:

  • 1 punhado de borra de café;
  • 3 colheres de sabonete líquido.

Como usar:

Basta misturar os ingredientes e friccionar a mistura nas regiões afetadas pelas estrias, por alguns minutos, até que a pele fique avermelhada, e depois lavar a área com água morna, para ajudar a abrir o poros e facilitar a atuação do hidratante.

Em seguida deve-se aplicar um creme hidratante, que pode ser um creme caseiro ou o indicado pelo dermatologista. Em alguns casos, o médico pode indicar o uso do creme cicatricure, que deve ser aplicado no local 2 a 4 vezes ao dia, por cerca de 8 semanas. Conheça mais sobre o cicatricure.

2. Hidratação caseira

O uso de hidratante é importante no tratamento das estrias caseiras, principalmente após a esfoliação. Uma opção de hidratante caseiro é o seguinte:

Ingredientes:

  • 1 embalagem de hipoglós;
  • 1 embalagem de creme hidratante gordo;
  • 1 ampola de vitamina A;
  • 100 ml de óleo de amêndoas doces.

Modo de preparo:

Basta misturar todos os ingredientes e manter o creme guardado na geladeira num recipiente de vidro. Aplicar o creme nas estrias, realizando movimentos circulares, insistindo com o polegar até que seja totalmente absorvido pela pele. Confira outras opções de tratamento caseiro para estrias.

Como tirar estrias vermelhas

Recomendações importantes

As estrias vermelhas são mais fáceis de tirar do que as estrias brancas, mas sem o devido tratamento, elas não somem sozinhas. Por isso, assim que notar que surgiu alguma estria nova deve iniciar esse tratamento caseiro, tendo os seguintes cuidados:

  • Só realizar a esfoliação 3 vezes por semana;
  • Aplicar o creme diariamente;
  • Evitar o efeito sanfona, pois favorece a formação de novas estrias;
  • Beber bastante água para ajudar na hidratação da pele;
  • Evitar tomar corticoides, pois favorecem o aumento do peso;
  • Evitar o uso de sabonete em barra, dando preferência aos líquidos, pois hidratam mais a pele;
  • Evitar banhos muito quentes, pois ressecam a pele e podem agravar as estrias.

Ao adotar esses cuidados é possível eliminar completamente as estrias. No entanto, quando elas são muito grandes, largas e aparecem em grande quantidade, isso também demostra a flacidez e a fragilidade da pele, e por isso é recomendado consultar o dermatologista para que seja feita uma avaliação e seja indicado o tratamento mais adequado.

Veja no vídeo a seguir algumas dicas que ajudam a eliminar as estrias:

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: