Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tudo sobre sêmen

O sêmen, também conhecido por esperma, é um líquido viscoso e esbranquiçado que resulta de secreções produzidas por diferentes estruturas do aparelho genital masculino, que se misturam no momento da ejaculação, em que o líquido é liberado através da uretra.

Este líquido tem a função de permitir o transporte dos espermatozoides até ao óvulo, fornecendo-lhes um meio que proporciona a sua movimentação e frutose que é uma fonte de energia.

Tudo sobre sêmen

Qual a composição

O sêmen é um líquido que tem na sua composição espermatozoides, líquido seminal, líquido prostático e uma pequena quantidade de muco que é produzido pelas glândulas bulbouretrais.

Pelos testículos são produzidos os espermatozoides, sendo liberados cerca de 200 a 600 milhões por cada ejaculação, que tem um volume aproximado de 1,5 a 5 mL.

O líquido seminal é produzido pela vesícula seminal e tem na sua composição aminoácidos, frutose, enzimas, flavinas, prostaglandinas, ferro e vitaminas B e C e a próstata libera um liquido prostático que tem na sua composição proteínas, fosfatase ácida, ácido cítrico, fibrinolisina, enzimas proteolíticas e zinco. Esclareça todas as dúvidas sobre líquido seminal.

Importância do volume do sêmen

A quantidade de cada ejaculação é de aproximadamente 1,5 a 5 mL, que pode variar de pessoa para pessoa e que pode ser influenciado por fatores como o tempo decorrido entre ejaculações ou a intensidade de estimulação sexual.

Se o volume de esperma for mais baixo, isso não significa que o homem seja menos fértil, já que os espermatozoides contribuem apenas com cerca de 5% da quantidade total de líquido. No entanto, volumes de sêmen abaixo de 0,5 mL, podem ser considerados patológicos e nestes casos, deve-se ir ao médico de forma a perceber o que está na origem desse problema.

Como saber se o sêmen é normal

Geralmente, o sêmen tem um aspeto esbranquiçado e viscoso, que se vai tornando mais líquido com o passar do tempo. Caso o homem esteja sem ejacular alguns dias, a cor do sêmen pode variar ligeiramente, podendo ficar mais amarelado.

Existem casos em que o homem pode perceber o aparecimento de sangue no sêmen, que se perdurar por mais de 3 dias, pode ser um sinal de algum problema de saúde como vesiculite, prostatite, doenças sexualmente transmissíveis, uso de alguns medicamentos, hiperplasia da próstata ou como resultado de alguma lesão, por exemplo. Nestes casos o melhor é ir a um urologista para fazer um diagnóstico e um tratamento adequado. Saiba quais as causas mais comuns.

Como produzir um sêmen saudável

Para produzir um sêmen saudável, o homem deve:

  • Manter um peso saudável e praticar exercício físico com regularidade;
  • Fazer uma alimentação equilibrada, rica em frutas e vegetais que contêm antioxidantes;
  • Evitar contrair doenças sexualmente transmissíveis, que podem causar infertilidade. Para isso deve-se usar camisinha durante as relações sexuais;
  • Reduzir o estresse, que pode alterar a produção de hormônios importantes para a produção de esperma;
  • Evitar o consumo de cigarro e álcool.

Saiba também quais as causas que podem estar na origem da infertilidade masculina.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem