Os médicos especialistas em caxumba, conforme a ordem de prioridade são:
1. Infectologista
O infectologista é o principal especialista no tratamento de doenças virais, como a caxumba.
O infectologista é o especialista que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças causadas por vírus, bactérias, fungos ou protozoários, como:
- Dengue;
- COVID-19;
- Varíola dos macacos;
- Gripe H1N1;
- Sarampo;
- Toxoplasmose;
- Hepatite viral;
- HIV.
Além disso, o infectologista também tem uma importante função nas campanhas de vacinação e orientações sobre medidas para combate e controle de surtos de processos infecciosos, como endemias, epidemias e pandemias.
Leia também: Infectologista: o que é, que doenças trata e quando consultar tuasaude.com/infectologista2. Pediatra
Em casos de caxumba em crianças, o pediatra é o especialista mais indicado para realizar o diagnóstico e o tratamento desta condição.
O pediatra é o especialista no cuidado de crianças desde o nascimento até os 21 anos, atuando na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças nessa faixa etária, como resfriados, gastroenterite e asma.
3. Clínico geral
Quando a caxumba afeta adultos e idosos, o clínico geral é o especialista indicado para fazer o diagnóstico e recomendar o tratamento adequado.
O clínico geral faz uma avaliação completa e solicita os exames necessários, podendo também encaminhar a pessoa para outro especialista, caso julgue ser necessário.
4. Otorrinolaringologista
Quando a caxumba causa complicação nas glândulas salivares ou na estrutura do pescoço, o otorrinolaringologista é o especialista indicado para tratar essa condição.
Leia também: Otorrinolaringologista: o que é, o que faz e quando consultar tuasaude.com/otorrinolaringologistaQuando marcar consulta
É recomendado marcar a consulta com o especialista em caxumba, se surgirem sintomas como:
- Inchaço no rosto, entre a orelha e o queixo;
- Dor de cabeça;
- Febre;
- Dor ao abrir a boca;
- Mal estar;
- Perda de apetite;
- Dor ao engolir.
O diagnóstico da caxumba é feito pelo médico, por meio da avaliação dos sintomas, do histórico de contato com pessoas com caxumba, histórico vacinal e do exame físico.
Para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar um exame de sangue para verificar a presença de anticorpos contra o vírus Paramyxoviridae.
Leia também: Caxumba: sintomas, transmissão, tratamento e prevenção tuasaude.com/sintomas-de-caxumba