Especialistas em bronquiolite: qual médico consultar?

A bronquiolite pode ser grave em alguns casos, especialmente em bebês pequenos, idosos ou pessoas com doenças crônicas.

Assim, na presença de dificuldade intensa para respirar, chiado forte no peito, coloração arroxeada nos lábios ou unhas, sonolência excessiva ou dificuldade para comer, é importante procurar atendimento imediato no hospital mais próximo.

Os médicos especialistas no diagnóstico e tratamento da bronquiolite, conforme a ordem de prioridade, são:

1. Pediatra

O pediatra é o médico responsável por diagnosticar e tratar a bronquiolite em bebês e crianças, que são os mais afetados por essa infecção respiratória.

Este especialista avalia os sintomas, solicita exames quando necessário e indica o tratamento adequado para controlar a inflamação nos bronquíolos.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Outras condições que também podem ser tratadas pelo pediatra estão:

  • Infecções respiratórias como resfriado e gripe;

  • Pneumonia;

  • Otite;

  • Amigdalite;

  • Alergias respiratórias;

  • Problemas de crescimento;

  • Alterações alimentares;

  • Febres de origem viral ou bacteriana.

O pediatra também acompanha o desenvolvimento infantil, faz orientações sobre vacinação e atua na prevenção de diversas doenças ao longo da infância.

Leia também: Pediatra: o que é, o que faz (e quando consultar) tuasaude.com/pediatra

2. Pneumologista

O pneumologista é o especialista em doenças que afetam os pulmões e as vias respiratórias. Este médico pode ser consultado em casos de bronquiolite mais graves ou quando há complicações, como dificuldade persistente para respirar, necessidade de oxigênio ou recorrência desta infecção.

Esse especialista avalia o funcionamento dos pulmões, prescreve medicamentos e acompanha a evolução da doença.

3. Pneumopediatra

O pneumopediatra é o médico que une as áreas de pediatria e pneumologia, sendo especializado em doenças respiratórias em crianças.

Este médico pode ser indicado quando a bronquiolite é de repetição, de difícil tratamento ou quando há necessidade de um acompanhamento mais próximo no desenvolvimento pulmonar da criança.

4. Infectologista

O infectologista pode ser indicado quando a bronquiolite apresenta risco aumentado de complicações devido a vírus ou bactérias, ou em pessoas com baixa imunidade.

Este especialista atua identificando o agente causador da bronquiolite e orientando medidas para prevenir a propagação da doença.

Quando marcar a consulta

É recomendado marcar a consulta com o especialista em bronquiolite sempre que surgirem sintomas como:

  • Dificuldade para respirar ou respiração muito rápida;

  • Chiado ou barulho no peito ao respirar;

  • Tosse persistente;

  • Dificuldade para se alimentar ou mamar;

  • Febre persistente ou alta;

  • Lábios ou unhas arroxeados.

O diagnóstico geralmente é feito com base na história clínica e no exame físico, onde o médico avalia os sons respiratórios com o estetoscópio. Em alguns casos, podem ser solicitados exames de imagem ou de sangue para descartar outras doenças.

O tratamento dessa condição varia conforme a gravidade, podendo incluir repouso, lavagem nasal com soro fisiológico, boa hidratação ou ainda o uso de remédios antitérmicos, em caso de febre, conforme a orientação do médico.

Já em casos mais graves, o tratamento pode precisar ser feito no hospital, sendo indicado o uso de oxigênio, alimentação por sonda e, em caso de suspeita de infecção bacteriana, antibióticos, por exemplo.

Leia também: Tratamento para bronquiolite (em casa e no hospital) tuasaude.com/tratamento-para-bronquiolite