Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é a enxaqueca crônica e como deve ser o tratamento

A enxaqueca crônica é uma forte dor de cabeça, do tipo latejante, que acontece geralmente apenas em um lado e caracteriza-se por crises que duram de 3 a 72 horas, com ou sem aura, por um período de 15 dias seguidos e se repetem por mais de 3 meses.

Muitas vezes, as crises de enxaqueca aguda evoluem com piora da frequência e intensidade, gerando a enxaqueca crônica, sendo que, pode ser causada pelo uso excessivo de medicamentos analgésicos orais que a pessoa toma para passar a dor de cabeça. 

A enxaqueca crônica não tem cura, mas os sintomas podem ser amenizados com a realização do tratamento indicado por um neurologista, que pode recomendar medicamentos anti-inflamatórios e à base de triptamina, como o sumatriptano e zolmitriptano.

O que é a enxaqueca crônica e como deve ser o tratamento

Principais sintomas 

Os sintomas de enxaqueca crônica, além das dores de cabeça intensas que não passam há mais de 15 dias e que duram mais de 3 meses, incluem:

  • Sono de má qualidade;
  • Insônia;
  • Dores no corpo;
  • Irritabilidade;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Alterações do apetite e do humor;
  • Náuseas;
  • Vômitos.

Em alguns casos, pode surgir um tipo de reação do corpo, chamado de fotossensibilidade, que é quando os olhos ficam sensíveis ao entrar em contato com a luz das lâmpadas, do sol, ou até mesmo da tela do celular ou do computador, provocando piora da crise de enxaqueca crônica. Isso também pode acontecer com sons, chamado de fonossensibilidade.

A prática de exercícios ou, simplesmente, a realização de movimentos como agachar, subir e descer escadas também pioraram as dores de cabeça durante uma crise de enxaqueca crônica. Veja mais outros sintomas que podem indicar enxaqueca.

O que é a enxaqueca crônica e como deve ser o tratamento

Possíveis causas

As causas de enxaqueca crônica ainda não são bem definidas, entretanto, sabe-se que alguns fatores podem levar ao surgimento desta condição, como:

  • Auto-medicação relacionada com o uso excessivo de analgésicos;
  • Problemas reumatológicos ou ortopédicos;
  • Problemas psiquiátricos, como depressão ou ansiedade;
  • Consumo exagerado de cafeína e derivados.

A enxaqueca crônica também pode estar associada à apneia obstrutiva do sono e obesidade, sendo que é mais frequente em mulheres do que em homens. Entenda mais porque mulheres têm mais enxaqueca.

Opções de tratamento

O tratamento para enxaqueca crônica deve ser indicado pelo neurologista e é baseado no uso de remédios anti-inflamatórios, analgésicos, triptanos e até anticonvulsivantes, que promovem um relaxamento na região da cabeça, como o topiramato e ácido valproico.

Um remédio para enxaqueca crônica que também pode ser usado e que tem mostrado eficácia é a toxina botulínica tipo A, principalmente em caso de enxaqueca crônica refratária. No entanto, alguns remédios caseiros podem ser utilizados para auxiliar o tratamento da enxaqueca crônica, como sementes de girassol. Confira outras opções de remédios naturais para a enxaqueca

Além disso, para melhorar os benefícios do tratamento, reduzir os sintomas e evitar crises de enxaqueca crônica é importante fazer atividade física regular, comer alimentos saudáveis, manter peso ideal, controlar o estresse, fazer relaxamento, fisioterapia, acupuntura e psicoterapia.

Assista o vídeo seguinte e saiba o que fazer para prevenir a enxaqueca:

Bibliografia >

  • MARTINS, Isabel P.; SOUSA, Lívia; MONTEIRO, J.M. Enxaqueca crónica, refratária e cefaleias por uso excessivo de medicamentos: Revisão clínica e terapêutica. SINAPSE. Vol.18, n.2. 66-76, 2018
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. A enxaqueca crônica no adulto sob olhar da psicologia do desenvolvimento humano e saúde. 2009. Disponível em: <https://cchla.ufrn.br/humanidades2009/Anais/GT12/12.1.pdf>. Acesso em 04 Dez 2019
  • SOCIEDADE PORTUGUESA DE NEUROLOGIA E SOCIEDADE PORTUGUESA DE CEFALEIAS. Recomendações terapeuticas para cefaleias. 2009. Disponível em: <https://ehf-org.org/wp-content/uploads/2013/12/Portugal.pdf>. Acesso em 04 Dez 2019
  • ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Tratamento de Enxaqueca Escolhas Racionais. 2010. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1318-tratamento-enxaqueca-escolhas-racionais-uso-racional-medicamentos-temas-selecionados-n-6-8&category_slug=assistencia-farmaceutica-958&Itemid=965>. Acesso em 04 Dez 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem