Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é enxaqueca crônica, principais sintomas e tratamento

A enxaqueca crônica é uma forte dor de cabeça, do tipo latejante, que acontece, geralmente, apenas em um lado e caracteriza-se por crises que duram de 3 a 72 horas, por um período de 15 dias seguidos e se repetem por mais de 3 meses.

Muitas vezes, as crises de enxaqueca aguda evoluem com piora da frequência e intensidade, gerando a enxaqueca crônica, sendo que, pode ser causada pelo uso excessivo de medicamentos analgésicos orais que a pessoa toma para passar a dor de cabeça. 

A enxaqueca crônica não tem cura, mas os sintomas podem ser amenizados com a realização do tratamento indicado por um neurologista, que pode recomendar medicamentos anti-inflamatórios e à base de triptamina, como o sumatriptano e zolmitriptano.

O que é enxaqueca crônica, principais sintomas e tratamento

Principais sintomas 

Os sintomas de enxaqueca crônica, além das dores de cabeça intensas que não passam há mais de 15 dias e que duram mais de 3 meses, incluem:

  • Sono de má qualidade;
  • Insônia;
  • Dores no corpo;
  • Irritabilidade;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Alterações do apetite e do humor;
  • Náuseas;
  • Vômitos.

Em alguns casos, pode surgir um tipo de reação do corpo, chamado de fotossensibilidade, que é quando os olhos ficam sensíveis ao entrar em contato com a luz das lâmpadas, do sol, ou até mesmo da tela do celular ou do computador, provocando piora da crise de enxaqueca crônica.

A prática de exercícios ou, simplesmente, a realização de movimentos como agachar, subir e descer escadas também podem piorar as dores de cabeça durante uma crise de enxaqueca crônica. Veja mais outros sintomas que podem indicar enxaqueca.

O que é enxaqueca crônica, principais sintomas e tratamento

Possíveis causas

As causas de enxaqueca crônica ainda não são bem definidas, entretanto, sabe-se que alguns fatores podem levar ao surgimento desta condição, como:

  • Auto-medicação relacionada com o uso excessivo de analgésicos;
  • Problemas reumatológicos ou ortopédicos;
  • Problemas psiquiátricos, como depressão ou ansiedade;
  • Consumo exagerado de cafeína e derivados.

A enxaqueca crônica também pode estar associada à apneia obstrutiva do sono e obesidade, sendo que é mais frequente em mulheres do que em homens. Entenda mais porque mulheres têm mais enxaqueca.

Opções de tratamento

O tratamento para enxaqueca crônica deve ser indicado pelo neurologista e é baseado no uso de remédios anti-inflamatórios, analgésicos, triptanos e até anticonvulsivantes, que promovem um relaxamento na região da cabeça, como o topiramato e ácido valproico.

Um remédio para enxaqueca crônica que também pode ser usado e que tem mostrado eficácia é a toxina botulínica tipo A, principalmente em caso de enxaqueca crônica refratária. No entanto, alguns remédios caseiros podem ser utilizados para auxiliar o tratamento da enxaqueca crônica, como sementes de girassol. Confira outras opções de remédios naturais para a enxaqueca

Além disso, para melhorar os benefícios do tratamento, reduzir os sintomas e evitar crises de enxaqueca crônica é importante fazer atividade física regular, comer alimentos saudáveis, manter peso ideal, controlar o estresse, fazer relaxamento, fisioterapia, acupuntura e psicoterapia.

Assista o vídeo seguinte e saiba o que fazer para prevenir a enxaqueca:

Como melhorar a enxaqueca

5.7 mil visualizações

Bibliografia >

  • MARTINS, Isabel P.; SOUSA, Lívia; MONTEIRO, J.M. Enxaqueca crónica, refratária e cefaleias por uso excessivo de medicamentos: Revisão clínica e terapêutica. SINAPSE. Vol.18, n.2. 66-76, 2018
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. A enxaqueca crônica no adulto sob olhar da psicologia do desenvolvimento humano e saúde. 2009. Disponível em: <https://cchla.ufrn.br/humanidades2009/Anais/GT12/12.1.pdf>. Acesso em 04 Dez 2019
  • SOCIEDADE PORTUGUESA DE NEUROLOGIA E SOCIEDADE PORTUGUESA DE CEFALEIAS. Recomendações terapeuticas para cefaleias. 2009. Disponível em: <https://ehf-org.org/wp-content/uploads/2013/12/Portugal.pdf>. Acesso em 04 Dez 2019
  • ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Tratamento de Enxaqueca Escolhas Racionais. 2010. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1318-tratamento-enxaqueca-escolhas-racionais-uso-racional-medicamentos-temas-selecionados-n-6-8&category_slug=assistencia-farmaceutica-958&Itemid=965>. Acesso em 04 Dez 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem