Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Chumbinho: como o veneno age no organismo (e o que fazer)

O chumbinho é uma substância granulada de cor cinza escuro, que contém aldicarb e outros inseticidas. O chumbinho não tem cheiro, nem sabor e, por isso, é frequentemente usado como veneno para matar ratos. Embora ele possa ser comprado de forma ilegal, seu uso é proibido no Brasil e em outros países, porque não é seguro como raticida e tem grandes possibilidades de envenenar pessoas.

Quando uma pessoa ingere chumbinho acidentalmente, a substância inibe uma enzima muito importante do sistema nervoso que é essencial para a vida e que é conhecida como "acetilcolinesterase". Por esse motivo, pessoas com intoxicação por chumbinho geralmente apresentam sintomas como tonturas, vômitos, excesso de suor, tremores e sangramentos. Se isto acontecer, deve-se chamar o SAMU, através do número 192, explicando onde se está e como está a pessoa que tocou ou ingeriu a substância.

Se a vítima não estiver respirando ou se o seu coração não estiver batendo, deve-se realizar a massagem cardíaca, para manter a oxigenação do sangue e do cérebro, a fim de salvar sua vida. É importante lembrar que a respiração boca-a-boca não deve ser feita, já que, se o envenenamento tiver acontecido por ingestão, existe risco de a pessoa que está prestando o auxílio ficar também intoxicada. Confira como fazer a massagem cardíaca corretamente.

Chumbinho: como o veneno age no organismo (e o que fazer)

Quando suspeitar de envenenamento

Os sinais e sintomas de envenenamento com chumbinho demoram cerca de 1 hora para se manifestar, mas é possível suspeitar do contato ou ingestão de chumbinho quando surgem sinais como:

  • Existência de resíduos de chumbinho nas mãos ou boca da pessoa;
  • Hálito diferente do habitual;
  • Vômito ou diarreia, que pode conter sangue;
  • Lábios pálidos ou arroxeados;
  • Ardência na boca, garganta ou estômago;
  • Sonolência;
  • Dor de cabeça;
  • Mal estar;
  • Aumento da salivação e do suor;
  • Dilatação da pupila;
  • Pele fria e pálida;
  • Confusão mental, que se manifesta por exemplo quando a pessoa não consegue dizer o que estava fazendo;
  • Alucinações e delírios, como ouvir vozes ou achar que está falando com alguém;
  • Dificuldade para respirar;
  • Aumento da vontade de urinar ou urina ausente;
  • Convulsões;
  • Sangue na urina ou nas fezes;
  • Paralisia de parte do corpo ou completa impossibilidade de se mover;
  • Coma.

Em caso de suspeita de envenenamento, deve-se levar a vítima para o hospital o mais rápido possível e ligar para o Disque-Intoxicação: 0800-722-600.

Chumbinho: como o veneno age no organismo (e o que fazer)

O que fazer em caso de intoxicação com chumbinho

Em caso de suspeita ou ingestão de chumbinho, é aconselhado ligar imediatamente para o SAMU, discando o número 192, para pedir socorro ou levar a vítima imediatamente para o hospital.

Se a pessoa não estiver respondendo nem respirando

Quando se observa que a pessoa não está respondendo nem respirando, é sinal de que está entrando em parada cardiorrespiratória, o que pode levar à morte em poucos minutos.

Nessas situações, o indicado é chamar a ajuda médica e iniciar a massagem cardíaca, que deve ser feita da seguinte forma:

  1. Deitar a pessoa de barriga para cima e sobre uma superfície dura, como o chão ou uma mesa;
  2. Posicionar as mãos sobre o peito da vítima, com as palmas viradas para baixo e dedos entrelaçados, no ponto médio da linha entre os mamilos, como mostra a imagem;
  3. Empurrar as mãos com força contra o peito (compressão), utilizando o peso do próprio corpo e mantendo os braços esticados, contando, no mínimo, 2 empurrões por segundo. A massagem deve ser mantida até a chegada do serviço da equipe médica e é importante deixar que o tórax volte à posição normal entre cada compressão.

A vítima pode não acordar mesmo quando recebe a massagem cardíaca corretamente, porém, não se deve desistir até à chegada da ambulância ou dos bombeiros para tentar salvar a vida da vítima.

No hospital, se for confirmada a intoxicação por chumbinho, a equipe médica poderá fazer uma lavagem gástrica, usar soro para eliminar o veneno do corpo mais rápido, e remédios contra hemorragia, convulsões e carvão ativado para evitar a absorção das substâncias tóxicas que ainda estão no estômago.

Assista o vídeo seguinte e entenda como fazer corretamente a massagem cardíaca:

O que não se deve fazer 

Em caso de suspeita de envenenamento com chumbinho, não é aconselhado oferecer água, suco ou qualquer líquido ou alimento para a pessoa ingerir. Além disso, também não se deve tentar provocar vômito colocando o dedo na garganta da vítima.

Para proteção própria, também se deve evitar fazer respiração boca-a-boca à vítima, já que isso pode causar intoxicação em quem está fazendo o salvamento.

Bibliografia >

  • PARANÁ. Orientações referentes a raticidas irregulares. 2018. Disponível em: <http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/NT092018raticidasirregulares.pdf>. Acesso em 25 Fev 2020
  • SILVA, Ana Carolina Sousa et. al.. Intoxicação exógena por “chumbinho” como forma de autoextermínio no Estado de Goiás, 2003 - 20071. Rev. Eletr. Enf. Vol.12. 4.ed; 686-691, 2010
  • CENTRO DE INFORMAÇÃO E ASSISTÊNCIA TOXICOLÓGICA DO HOSPITAL INSTITUTO DOUTOR JOSÉ FROTA/IJF- PREFEITURA DE FORTALEZA. Intoxicações agudas: guia prático para o tratamento. 2017. Disponível em: <https://saude.fortaleza.ce.gov.br/images/Manuais_saude/Guia_IJF_Intoxicacoes.pdf>. Acesso em 25 Fev 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem