Entesófito é caracterizado pela formação de um novo osso, que surge no local onde um tendão, ligamento, fáscia ou cápsula articular se insere no osso, podendo causar sintomas como dor intensa, rigidez, inchaço ou vermelhidão no local.
A formação de um entesófito pode ser causada por condições como artrite, diabetes ou espondilite anquilosante, sendo, neste caso, conhecido como entesopatia. Mas também pode acontecer em qualquer pessoa, devido ao estresse repetitivo por esportes ou traumas.
Leia também: Entesopatia: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/entesopatiaO tratamento do entesófito, é feito pelo ortopedista, podendo ser indicado o uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor, fisioterapia e, nos casos mais graves, cirurgia.
Sintomas de entesófito
Os principais sintomas de entesófito são:
- Dor intensa na região afetada;
- Inchaço ou vermelhidão no local;
- Dificuldade para caminhar;
- Rigidez da articulação, especialmente pela manhã ou após sentar-se por um período prolongado;
- Diminuição da amplitude de movimento da região afetada.
Os sintomas de entesófito variam de acordo com o local afetado, porém é mais comum no calcanhar, sendo também conhecido como esporão de calcanhar. Entenda o que é esporão no calcanhar e principais causas.
No entanto, a entesite pode afetar qualquer outra região do corpo que tenha tendão, como coluna, ombro, cotovelo, punho, joelho ou quadril, por exemplo.
Os sintomas associados aos entesófitos não são causados pelo osso em si, mas sim pela irritação, compressão ou atrito que esse novo osso provoca nos tendões, ligamentos, nervos ou cápsulas articulares.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico do entesófito é feito pelo ortopedista, através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e do exame físico da pessoa.
Marque uma consulta com um ortopedista na região mais próxima de você:
Para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar exames de imagem como raio X, ultrassonografia e ressonância magnética.
Caso o entesófito tenha sido causado por uma inflamação, o médico pode solicitar outros exames, como hemograma completo, avaliação HLA-B27, fator reumatoide ou anticorpo antinuclear, por exemplo.
Possíveis causas
O entesófito é uma condição crônica que pode ser causado por condições como:
- Artrite reativa, psoriática ou reumatoide;
- Espondilartrite;
- Trauma local;
- Entesopatia degenerativa;
- Diabetes mellitus;
- Doença de deposição de pirofosfato de cálcio;
Em casos mais raros, os entesófitos também podem se formar como uma complicação de procedimentos cirúrgicos, devido à reação local.
Como é feito o tratamento
O tratamento do entesófito deve ser feito pelo ortopedista e geralmente consiste em repousar o membro afetado e tomar os remédios analgésicos e anti-inflamatórios, como ibuprofeno e naproxeno, por exemplo.
Em alguns casos, pode ser necessário administrar injeções locais de corticoides, para reduzir a inflamação. Além disso, o médico também pode indicar a realização de fisioterapia, que deve ser orientada por um fisioterapeuta.
Nos casos em que a lesão é muito grave e não alivia com os alongamentos, nem com administração de medicamentos, pode ser necessário realizar uma cirurgia para remover o entesófito.
Caso o entesófito seja causado por uma doença autoimune, o médico poderá encaminhar a pessoa para outra especialidade, como o reumatologista.
Confira, no vídeo a seguir, alguns exercícios para aliviar os sintomas do entesófito no calcanhar: