Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba Quando Golfar é Normal

É normal o bebê golfar (regurgitar) até por volta dos 7 meses de idade, pois o estômago do bebê fica facilmente cheio, o que gera um pequeno vômito, também conhecido como golfada. Isto é uma coisa que acontece mais facilmente em recém-nascidos ou bebês pequenos, pois apresentam um estômago menor, que facilmente fica cheio. 

A golfada acontece quando o estômago do bebê fica muito cheio, o que faz com que a válvula que fecha a passagem para o estômago se abra facilmente, o que o leva o bebê a regurgitar o leite. Além disso, a golfada também pode acontecer devido ao excesso de ar no estômago do bebê, o que acontece em bebê que engolem muito ar durante a mamada. Neste caso, o ar vai ocupar um grande volume no estômago, acabando por empurrar o leite para cima, provocando assim um pequeno vômito.

Saiba Quando Golfar é Normal

Como Evitar a Golfada

Para evitar a golfada no bebê, é importante evitar que o bebê engula muito ar durante a mamada ou que ingira grandes quantidades de leite, para que o seu estômago não fique demasiado cheio.

Além disso, outros cuidados a ter para evitar a golfada incluem colocar o bebê para arrotar depois de comer e assegurar que apenas o vai deitar passados 30 minutos, não sendo também recomendada a realização de movimentos bruscos após a mamada.Saiba mais em Dicas para diminuir o golfar do bebê.

Quando o Golfo pode ser um Problema

Para que seja normal, o golfo do bebê deve ter uma coloração esbranquiçada, podendo também existir vestígios de sangue, que indicam que os mamilos da mãe podem estar com fissuras, por exemplo.

Porém, em certas situações o golfo do bebê pode não ser normal, sendo recomendado consultar o pediatra quando o bebê: 

  • Dificuldade para ganhar peso ou perda de peso; 
  • Não quer comer;
  • Está constantemente irritado ou apresenta choro intenso, especialmente após as golfadas;
  • Tem soluços excessivos ou excesso de produção de saliva; 
  • Apresenta dificuldade para respirar após o golfo;
  • Tem golfo com coloração esverdeada; 
  • Fica desconfortável ou inquieto durante a mamada. 

Quando o golfo tem algumas destas características, isso pode indicar que o bebê está com problemas de refluxo ou com obstrução do intestino, por exemplo, e nestas situações é importante consultar o pediatra ou ir no hospital o mais rapidamente possível, para que a causa do problema possa ser identificar e tratada adequadamente. Um dos problemas das regurgitações, é que aumentam o risco de parada respiratória ou pneumonia, pois pode ocorrer a passagem do conteúdo do estômago para o pulmão do bebê. 

Entre os 8 meses e 1 ano de idade, as golfadas frequentes no bebê deixam de ser normais, uma vez que o bebê já consegue adotar uma postura ereta e os alimentos que ele come já são sólidos ou pastosos, sendo mais difíceis de regurgitar por serem mais espessos. 

Mais sobre este assunto:
Carregando
...