Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Dieta da lua: o que comer, o que evitar e cardápio

janeiro 2023

Para emagrecer com a dieta da lua deve-se apenas beber líquidos durante 24 horas em cada mudança de fase da lua, que ocorre uma vez por semana. Assim, a cada mudança da lua só é permitido consumir líquidos como sucos, sopas, água, chá, café ou leite, sempre sem açúcar.

Essa dieta é baseada na crença de que a lua influencia os líquidos no organismo humano, assim como influencia as marés. O mesmo ocorre com a crença de cortar o cabelo de acordo com a fase da lua, para estimular o crescimento e combater a queda. No entanto, é importante lembrar que essas crenças não têm comprovação científica.

Imagem ilustrativa número 1

Alimentos Permitidos

Os alimentos permitidos nos dias de mudança de lua são:

  • Sopas e caldos;
  • Café sem açúcar;
  • Sucos sem açúcar;
  • Leite;
  • Vitaminas de frutas sem adição de açúcar;
  • Iogurte;
  • Chás sem açúcar.

A água também é fundamental nessa dieta, devendo se consumir no mínimo 2 litros de água por dia.

Alimentos proibidos sempre

Os alimentos que devem ser evitados na dieta da lua são aqueles ricos em gorduras ruins, como frituras, salgados, fast food, e industrializados como salsicha, linguiça, bacon, salame, presunto, molhos prontos e comida pronta congelada.

Além disso, é preciso evitar açúcar e doces em geral, e alimentos ricos em farinha de trigo refinada, como pão branco, pizza, biscoitos e bolos. Saiba como emagrecer com reeducação alimentar.

Imagem ilustrativa número 2

Os alimentos proibidos durante as mudanças da lua

Durante os dias de dieta líquida, deve-se evitar principalmente os alimentos sólidos, mas também é importante ter o cuidado de evitar o consumo de líquidos ricos em açúcar ou sal, que irão causar retenção de líquidos e ganho de peso, além de prejudicar o intestino.

Assim, deve-se evitar os sucos industrializados, sorvetes, café ou chás com açúcar, refrigerantes, sopas em pó ou caldos que utilizem temperos em cubos.

Cardápio da dieta da lua

A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio de 3 dias da dieta da lua, incluindo 1 dia de alimentos líquidos e 2 dias com alimentos sólidos:

RefeiçãoDia 1Dia 2Dia 3
Café da manhã1 copo de vitamina de mamão sem açúcar1 xícara de café sem açúcar + 1 fatia de pão com ovo e queijo1 xícara de café com leite + 1 fruta + 2 ovos cozidos
Lanche da manhã1 xícara de chá verde sem açúcar1 banana + 1 col de sopa de aveia1 maçã + 5 castanhas de caju
Almoço/Jantarsopa de legumes batida3 col de sopa de arroz + 2 col de sopa de feijão + 100 g de carne cozida ou assada + salada verde com azeite3 rodelas de batata doce + salada crua com milho e azeite + 1 posta de peixe
Lanche da tarde1 iogurte naturalvitamina de banana: 200 ml de leite + 1 banana + 1 col de sopa de pasta de amendoim1 xícara de café + 3 torradas integrais com queijo e geleia diet

É importante lembrar que a alimentação deve ser orientada por um nutricionista e que a perda de peso é mais efetiva quando a dieta é aliada à prática regular de atividade física.

Veja a seguir o vídeo da nossa nutricionista ensinando a fazer uma sopa detox, que pode ser usada nos dias de mudança de fase da lua:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em janeiro de 2023.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • Sopa DETOX para Emagrecer

    02:26 | 1044226 visualizações