Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Ecocardiograma: o que é, para que serve e como é feito

O ecocardiograma é um exame simples e que serve para avaliar, em tempo real, algumas características do coração, como tamanho, forma das válvulas, espessura do músculo e a capacidade de funcionamento do coração, além do fluxo sanguíneo. Esse exame também permite ver o estado as grandes vasos do coração, artéria pulmonar e aorta, no momento em que o exame está sendo realizado.

Esse exame também é chamado de ecocardiografia ou ultrassom do coração, e possui diversos tipos, como unidimensional, bidimensional e com doppler, que são solicitados pelo médico de acordo com o que se deseja avaliar.

Ecocardiograma: o que é, para que serve e como é feito

Como é feito o ecocardiograma

O ecocardiograma é um procedimento simples e que não necessita de preparo, com exceção do ecocardiograma transesofágico, em que é recomendado que a pessoa não coma cerca de 3 horas antes do exame. 

Esse exame é normalmente feito no consultório do cardiologista ou em uma clínica de exames de imagem, e dura de 15 a 20 minutos. Basta a pessoa deitar na maca de barriga para cima ou de sobre o lado esquerdo, e retirar ou subir a camisa. Em seguida, o médico aplica um pouco de gel sobre a região do peito em que está localizado o coração e desliza o equipamento de ultrassom que gera imagens para um computador, de vários ângulos diferentes. 

Durante o exame o médico pode pedir que a pessoa mude de posição ou que realize movimentos respiratórios específicos para que seja possível ter um resultado mais preciso. Após o ecocardiograma a pessoa pode voltar à sua rotina normalmente.

Tipos de ecocardiograma

De acordo com o objetivo da realização do exame, podem ser realizados diferentes ecocardiogramas, sendo os principais:

  • Ecocardiograma transtorácico: é o exame mais comumente realizado, em que o equipamento é colocado na região torácica.;
  • Ecocardiograma fetal: realizado durante a gravidez para avaliar o coração do bebê e identificar doenças;
  • Ecocardiograma com doppler: especialmente indicado para avaliar o fluxo de sangue pelo coração, especialmente útil nas valvulopatias;
  • Ecocardiograma transesofágico: é indicado para avaliar também a região do esôfago em busca de doenças.

Esse exame também pode ser realizado de forma unidimensional, ou bidimensional, que significa que as imagem geradas avaliam 2 ângulos diferentes ao mesmo tempo, e em forma tridimensional, que avalia 3 dimensões ao mesmo tempo, sendo mais moderno e credível.

Para que serve 

O ecocardiograma é um exame utilizado para avaliar o funcionamento do coração de pessoas com ou sem sintomas cardíacos, ou que apresentam doenças cardiovasculares crônicas, como hipertensão ou diabetes. As principais indicações para realização desse exame são:

  • Análise da função cardíaca;
  • Análise do tamanho e espessura das paredes cardíacas;
  • Avaliação das estrutura das válvulas, malformações nas válvulas e visualização de saída de sangue;
  • Cálculo do débito cardíaco, que é a quantidade de sangue bombeada por minuto;
  • Alterações na membrana que reveste o coração;
  • Investigar a causa de sintomas como falta de ar, cansaço excessivo;
  • Doenças como sopro cardíaco, trombos no coração, aneurisma, tromboembolismo pulmonar, doenças do esôfago;
  • Investigar massas e tumores no coração.

Não existe nenhuma contraindicação para a realização deste exame, que pode ser feito até mesmo em bebês e crianças, sendo também indicada a sua realização por atletas amadores e profissionais e pessoas que sedentárias que irão começar a praticar atividade física.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • NHS. Echocardiogram. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/echocardiogram/>. Acesso em 29 Jun 2021
  • AMERICAN HEART ASSOCIATION. Echocardiogram (Echo). Disponível em: <https://www.heart.org/en/health-topics/heart-attack/diagnosing-a-heart-attack/echocardiogram-echo>. Acesso em 29 Jun 2021
Mais sobre este assunto:

Carregando
...