Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como funciona a dutasterida e efeitos colaterais

Dutasterida é um medicamento eficaz para diminuir o volume da próstata e aliviar sintomas causados pelo seu aumento, como retenção urinária. Entretanto, este medicamento também tem sido utilizado para tratamento da calvície pois é eficaz para promover o crescimento de novos fios de cabelo no couro cabeludo de homens.

Esse medicamento deve ser consumido com a devida indicação médica, geralmente, utilizado pela via oral, em comprimido, na dose de 0,5 mg. Ele pode ser encontrado em farmácias na forma genérica, ou com os nomes comerciais Avodart, da GSK, ou Dastene, da Aché, por exemplo.

Como funciona a dutasterida e efeitos colaterais

Para que serve

A Dutasterida age diminuindo a produção do hormônio di-hidrotestosterona (DHT), através da inibição das enzimas 5-αlfa redutase tipo 1 e 2, responsáveis pela conversão de testosterona para di-idrotestosterona (DHT).

Com a diminuição os níveis deste hormônio, chamado de androgênio pois é mais prevalente no homem, este medicamento é útil para o tratamento de:

1. Hiperplasia da próstata

A Dutasterida é capaz de reduzir o volume da próstata e prevenir o seu aumento, causado pela hiperplasia prostática benigna, sendo capaz de:

  • Melhorar o fluxo urinário;
  • Diminuir o risco de retenção urinária;
  • Prevenir a necessidade de uma cirurgia de próstata.

Geralmente, este medicamento é utilizado com a associação da Tansulosina, um medicamento que pertence ao grupo dos bloqueadores alfa, que promove o relaxamento dos músculos da próstata, facilitando a passagem de urina e melhorando mais rapidamente os sintomas desta doença. 

2. Calvície

A Dutasterida é utilizada para tratamento da chamada de alopécia androgênica, a queda de cabelo que acontece pela ação da di-hidrotestosterona no folículo piloso, principalmente em homens.

Assim, o uso contínuo deste remédio é capaz de reverter a ação deste hormônio, o que faz com que os fios de cabelo voltem a crescer pelos folículos pilosos do couro cabeludo, sendo capaz de:

  • Aumentar a contagem de cabelos no couro cabeludo;
  • Reduzir a perda de cabelo;
  • Melhorar a cobertura do couro cabeludo.

A alopécia androgênica também pode acontecer em mulheres geneticamente predispostas, por isso, caso a mulher tenha uma calvície causada por este motivo, este medicamento pode ser utilizado, em casos muito específicos, com a devida orientação médica.

Preço 

A caixa com 30 cápsulas de Dutasterida pode custar, em média, entre 60 e 115 reais, a depender da marca e da farmácia que vende o produto.

Modo de Uso da Dutasterida

Uso Oral

Homens adultos

  •  Administrar 0,5 mg de Dutasterida, uma vez por dia. O medicamento pode ser ingerido com ou sem alimento.

A dose do medicamento pode variar, conforme orientação médica.

Principais efeitos colaterais 

Devido a diminuição da quantidade hormônios masculinos, alguns efeitos colaterais da Dutasterida incluem:

  • Impotência;
  • Diminuição do desejo sexual;
  • Problemas de ejaculação;
  • Ginecomastia, que é o aumento das mamas.

Esses efeitos são mais comuns quando são necessárias doses mais altas do medicamento, principalmente em casos de hiperplasia prostática benigna.

Quem não pode usar

Este medicamento está contra-indicado para crianças, mulheres e pessoas com insuficiência hepática grave.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...