Dupilumabe: para que serve, como aplicar e efeitos colaterais

O dupilumabe é um medicamento biológico indicado para tratar doenças inflamatórias crônicas, como dermatite atópica, asma moderada a grave e esofagite eosinofílica, por exemplo.

Este remédio atua controlando a inflamação na pele, vias respiratórias e outras partes do corpo, ajudando a aliviar sintomas como coceira, lesões de pele e sintomas respiratórios e outros incômodos.

O dupilumabe está disponível na forma de solução injetável em seringa ou caneta preenchida, em doses de 100 mg, 200 mg e 300 mg, com nome comercial Dupixent. No entanto, este medicamento deve ser usado somente com indicação médica.

Leia também: Dupixent: para que serve, como usar, posologia e efeitos colaterais tuasaude.com/dupixent
Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O dupilumabe é indicado para:

  • Dermatite atópica moderada a grave;
  • Asma moderada a grave;
  • Rinossinusite crônica com pólipos nasais;
  • Esofagite eosinofílica;
  • Prurigo nodular;
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
  • Urticária crônica espontânea.

O dupilumabe é um anticorpo monoclonal humano que age bloqueando a ação das interleucinas 4 e 13, proteínas que aumentam a inflamação nas doenças alérgicas.

Assim, ao bloquear essas proteínas, esse remédio diminui a resposta do sistema imunológico exagerada e alivia sintomas como coceira, vermelhidão, inchaço, falta de ar e formação de pólipos.

Para entender melhor como o Dupilumabe funciona, fale com um profissional Rede D'Or especializado no uso de imunobiológicos.

Leia também: Anticorpos monoclonais: o que são, tipos e para que servem tuasaude.com/anticorpos-monoclonais

O dupilumabe é fornecido pelo SUS?

O dupilumabe é fornecido pelo SUS no Brasil para crianças com dermatite atópica grave conforme critérios do Ministério da Saúde.

Esse remédio também está disponível no SUS para o tratamento da asma grave com fenótipo T2 alto alérgica, não controlada com o uso de corticosteroide inalatório associado a b2 agonista de longa duração, conforme Protocolo Clínico do Ministério da Saúde

Como aplicar

O dupilumabe deve ser aplicado por injeção subcutânea, ou seja, sob a pele, geralmente na coxa, abdômen (nos 5 cm ao redor do umbigo). Se outra pessoa aplicar a injeção, pode-se também aplicar na parte superior do braço.

Recomenda-se também que o local da aplicação do dupilumabe seja rotativo para cada injeção. Além disso, esse remédio não deve ser aplicado em áreas sensíveis, com feridas, hematomas ou cicatrizes.

As injeções podem ser aplicadas em casa, após orientação de um enfermeiro ou outro profissional de saúde. Em crianças entre 6 meses e 12 anos de idade, o dupilumabe deve ser sempre administrado por um cuidador.

O que fazer em casos de esquecimento

Em casos de esquecimento é aconselhado:

  • Se uma dose semanal for esquecida, deve-se administrá-la o mais rápido possível e comece um novo esquema a partir dessa data;
  • Se uma dose a cada duas semanas for esquecida, administrar a injeção em até 7 dias a partir da dose esquecida e retomar o esquema original;
  • Se a dose esquecida não for aplicada em 7 dias, deve-se esperar pela próxima dose programada;
  • Se uma dose a cada 3 ou 4 semanas for esquecida, aplicar a injeção em até 7 dias a partir da dose esquecida e, em seguida, retomar o esquema original.

Se a dose esquecida não for administrada em 7 dias, deve-se aplicar a dose e começar um novo esquema a partir dessa data.

Posologia

A posologia do dupilumabe varia conforme a idade e o peso corporal, e a condição a ser tratada, incluindo:

1. Dermatite atópica

A recomendação para adultos do dupilumabe é de uma dose inicial de 600 mg (duas injeções de 300 mg), seguida de 300 mg, uma vez a cada 14 dias.

Já no caso das crianças e adolescentes, a dosagem varia conforme a idade e o peso corporal, como a seguir:

Idade Peso corporal Dose inicial Doses seguintes
6 a 17 anos
  • 15 até menos de 30 Kg;
  • 30 até menos de 60 Kg;
  • 60 Kg ou mais.
  • 600 mg (2 injeções de 300 mg);
  • 400 mg (2 injeções de 200 mg);
  • 600 mg (2 injeções de 300 mg).
  • 300 mg a cada 4 semanas;
  • 200 mg a cada 2 semana;
  • 300 mg a cada 2 semanas.
6 meses a 5 anos
  • 5 até menos de 15 Kg;
  • 15 até menos de 30 Kg.
  • 200 mg (1 injeção de 200 mg);
  • 300 mg (1 injeção de 300 mg).
  • 200 mg a cada 4 semanas;
  • 300 mg a cada 4 semanas.

O dupilumabe pode ser usado conforme a recomendação do médico, em pessoas cuja doença não é controlada com tratamento tópico ou quando este não é indicado.

2. Asma

Para adultos e adolescentes com mais de 12 anos que estejam usando corticosteroides orais ou com asma grave e dermatite atópica de moderada a grave simultaneamente ou adultos com rinossinusite crônica grave com pólipo nasal simultaneamente, é recomendada uma dose inicial de 600 mg (duas injeções de 300 mg), seguida de uma dose de 300 mg a cada duas semanas.

Já para crianças de 6 a 11 anos, as doses variam conforme o peso corporal, como a seguir:

  • 15 a menos de 30 kg: 300 mg a cada 4 semanas;
  • 30 kg ou mais: 200 mg a cada 2 semanas.

Para todas as outras pessoas, é recomendada uma dose inicial de 400 mg (duas injeções de 200 mg), seguida de uma dose de 200 mg administrada a cada duas semanas.

3. Rinossinusite crônica com pólipos nasais

A dose recomendada de dupilumabe para adultos e adolescentes a partir de 12 anos de idade é de uma dose inicial de 300 mg, seguida de 300 mg administrado a cada 14 dias.

O dupilumabe é usado, com outros medicamentos, para tratar a rinossinusite crônica com pólipo nasal, quando a doença não é controlada com os medicamentos atuais.

4. Esofagite eosinofílica

A dose indicada de dupilumabe para adultos e crianças a partir de 1 ano varia de acordo com o peso corporal.

  • 15 até menos de 30 kg: 200 mg a cada 2 semanas;
  • 30 até menos de 40 kg: 300 mg a cada 2 semanas.

Já para pessoas com 40 kg ou mais, é recomendado aplicar 300 mg a cada semana.

5. Doença pulmonar obstrutiva crônica

A dose recomendada de dupilumabe para adultos com doença pulmonar obstrutiva crônica é uma dose de 300 mg, que deve ser aplicada a cada duas semanas.

Este remédio pode ser recomendado pelo médico para pessoas com DPOC não controlada, associada à inflamação do tipo 2, como um tratamento de manutenção junto ao tratamento padrão de antimuscarínico de longa ação + β2-agonista de longa ação + corticoides inalatórios.

6. Urticária crônica espontânea

A dose recomendada de dupilumabe para adultos com urticária crônica é de uma dose inicial de 600 mg (duas injeções de 300 mg), seguida por 300 mg aplicada a cada duas semanas.

Para crianças de 12 a 17 anos, a dosagem varia conforme o peso. Crianças entre 30 Kg e 60 kg devem administrar 400 mg (2 injeções de 200 mg) iniciais, seguidas de 200 mg a cada 2 semanas.

Já crianças com 60 kg ou mais devem aplicar uma dose inicial de 600 mg (2 injeções de 300 mg), seguida de 300 mg a cada 2 semanas.

7. Prurigo nodular

A dose recomendada de dupilumabe para adultos é de uma dose inicial de 600 mg (duas injeções de 300 mg), seguida de 300 mg aplicada a cada duas semanas.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns com o uso do dupilumabe são reações no local da aplicação, como vermelhidão, inchaço e coceira, conjuntivite, dor nas articulações, herpes oral e aumento dos glóbulos brancos.

Menos frequentemente, este remédio também pode causar ceratite, coceira e/ou ardência no olho, blefarite e olho seco.

Mais raramente, o dupilumabe pode causar efeitos colaterais graves, como reações alérgicas, reação anafilática, reações semelhantes à doença do soro e angioedema. Nestes casos, deve-se parar de usar este remédio e procurar um atendimento médico imediatamente.

Quando não é indicado

O dupilumabe não deve ser usado por pessoas com alergia ao princípio ativo ou a qualquer componente da fórmula.

Este medicamento não deve ser usado para tratar crises de asma ou de DPOC.

Além disso, mulheres grávidas ou que estejam amamentando só podem usar o dupilumabe sob a indicação e orientação do médico.

Pessoas que estejam usando ou usaram recentemente outros medicamentos, ou que foram recentemente vacinadas ou serão em breve, devem sempre conversar com o médico antes de usar o Dupixent.

Vídeos relacionados

6 causas de COCEIRA e como tratar

08:27 | 818.303 visualizações

5 EXERCÍCIOS PARA FORTALECER O PULMÃO | com @mircafisio

06:03 | 960.127 visualizações