Qual médico trata dormência nas pernas?

Atualizado em abril 2023

Os médicos especialistas mais indicados para tratar a dormências nas pernas são:

1. Angiologista

O angiologista é o especialista que pode diagnosticar e tratar a dormência nas pernas quando é causada por alterações na circulação sanguínea. Esta é uma das causas mais comuns e é mais frequente em idosos. Acontece porque os vasos vão perdendo sua capacidade para fazer o sangue retornar ao coração, fazendo com que se acumule nas pernas e levando ao surgimento de dormência e sensação de peso nas pernas.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Dermatologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

No entanto, a dormência nas pernas também pode ser causada por alterações na coluna ou problemas nos nervos. Nesses, caso o médico angiologista pode encaminhar para um ortopedista ou neurologista.

2. Ortopedista

O ortopedista também pode avaliar e tratar a dormência nas pernas, especialmente quando existe suspeita de que o sintoma possa estar sendo causado por alterações na coluna, como hérnia de disco, artrite ou compressão de um nervo.

Além disso, se a dormência nas pernas surgir após um acidente de trânsito ou depois da prática de algum esporte ou esforço físico, também é aconselhado consultar um ortopedista.

3. Neurologista

Embora não seja o médico de primeira linha para o tratamento de dormência nas pernas, o neurologista também pode ajudar no tratamento, principalmente se a dormência não estiver sendo causada por algum problema na circulação ou alteração na coluna.

O médico neurologista avalia a resposta dos diferentes nervos do corpo e identifica se existe algum nervo que possa estar causando a dormência nas pernas.

Quando consultar um médico

A dormência nas pernas pode ser um alteração normal, especialmente se acontecer após estar sentado com as pernas cruzadas, por exemplo. Nesses casos, dura poucos segundos e pode ser aliviada quando a circulação sanguínea nas pernas é reposta.

No entanto, é recomendado consultar um médico se:

  • A dormência for muito intensa, frequente ou não melhorar;
  • Surgir fraqueza nas pernas;
  • Existir dificuldade para caminhar.

Se associado à dormência nas pernas surgirem outros sintomas generalizados como cansaço excessivo, dor no peito, fraqueza generalizada ou dificuldade para falar é importante ir ao hospital, já que podem indicar problemas mais sérios como infarto ou AVC, que devem ser identificados e tratados o mais rápido possível.