Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 formas de aliviar a Dor nas Costas

Para tratar a dor nas costas causada por dor muscular ou ​​problemas de coluna como 'bico de papagaio' ou hérnia de disco pode ser necessário usar uma bolsa de água quente, tomar remédios, fazer fisioterapia e em último caso, recorrer à cirurgia.

Por isso, em caso de dor nas costas com dificuldade para se movimentar, sensação de queimação e ardência, é importante realizar exames como raio-x, tomografia ou ressonância magnética para identificar a causa da dor nas costas e então iniciar o tratamento mais indicado. Veja as principais causas e como aliviar a dor nas costas.

7 formas de aliviar a Dor nas Costas

O que se pode fazer para tratar a dor nas costas consiste em:

1. Tomar remédios para dor nas costas

O médico poderá receitar remédios para aliviar a dor nas costas, como por exemplo, analgésicos e anti-inflamatórios que devem ser tomados juntamente com um protetor gástrico para prevenir a gastrite causada por medicamentos, e em alguns casos pode recomendar o uso de uma pomada anti-inflamatória para ser aplicada no local da dor, com uma suave massagem até que ela seja totalmente absorvida pela pele.

Os remédios que o médico pode indicar contra dor nas costas podem ser:

  • Analgésicos, como o Paracetamol, 3 vezes por dia ou conforme indicação médica;
  • Anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Nimesulida, ingeridos 3 vezes por dia após as refeições, especialmente nos caso de artrite;
  • Relaxantes musculares, como miosan, 3 a 4 vezes por dia ou de acordo com as orientações do ortopedista;
  • Injeções de Diclofenaco e Tiocolquicósido, feitas no hospital ou posto de saúde, conforme a prescrição do médico.

Os remédios diminuem a dor e a inflamação, trazendo alívio da dor, mas para evitar que a dor volte é aconselhado fazer também sessões de fisioterapia que são úteis para fortalecer os músculos enfraquecidos, melhorar a postura e o posicionamento de todas as estruturas. Veja outros exemplos de Remédios para dor na coluna.

2. Fazer fisioterapia 

O fisioterapeuta deverá realizar uma avaliação observando os resultados dos exames, ouvindo a história do paciente e fazendo testes específicos para verificar quais estruturas precisam ser tratadas.

O tratamento fisioterapêutico pode variar de pessoa para pessoa mas pode incluir recursos de termo-eletro-fototerapia para aliviar a dor e a inflamação, contribuindo para um melhor efeito dos medicamentos, e numa fase mais avançada geralmente é necessário fazer exercícios de cinesioterapia adequados à realidade e necessidade do paciente.

Além disso, os exercícios de alongamento também devem ser realizados diariamente para manter as estruturas bem posicionadas e os músculos com a flexibilidade ideal para realizar todas as atividades diárias sem dor. Na consulta o fisioterapeuta poderá indicar os alongamentos que poderá ser realizado em casa, para complementar o tratamento na clínica.

3. Praticar exercícios 

Após o alívio dos sintomas de dor nas costas é muito importante que o paciente faça exercícios regularmente para prevenir o retorno da dor. O profissional de educação física poderá indicar qual a melhor modalidade, respeitando seus gostos e possibilidades, mas boas opções são a caminhada e o Pilates Clínico, feito com o fisioterapeuta com exercícios que fortalecem o abdômen e a coluna lombar, por exemplo.

Veja alguns exercícios para melhorar a postura que são úteis para eliminar a dor nas costas.

4. Usar uma compressa quente em casa

Para ajudar no tratamento, em casa o paciente pode colocar uma compressa quente no local da dor, deixando atuar cerca de 15 minutos. Este tratamento caseiro melhora a circulação sanguínea e relaxa os músculos, trazendo alívio da dor em poucos minutos. Para fazer a compressa quente:

Você vai precisar de:

  • 2 toalhinhas de mão
  • um pouco de água quente
  • 1 bolsa plástica

Como fazer:

Molhe a toalhinha na água quente e torça para retirar o excesso de água. A seguir, coloque a toalhinha dobrada dentro da bolsa plástica, deixe-a aberta, e leve ao micro-ondas na potência média, por cerca de 3 minutos ou até ela aquecer.

Para utilizar a compressa, feche a embalagem para conservar melhor o calor e enrole-a numa outra toalhinha seca. Aplique a compressa na região dolorida e observe de tempos em tempos a região, para não correr o risco de se queimar. Se sentir a pele queimando ou se estiver muito avermelhada, retire a compressa e espere esfriar um pouco.

As bolsas térmicas que servem para este efeito podem ser compradas em farmácias e lojas de produtos médico-hospitalares, e geralmente duram muitos anos, sendo algo de fácil acesso e que pode ser utilizada muitas vezes.

Veja outra forma de fazer uma compressa quente em casa no vídeo:

5. Tratamento natural 

O tratamento natural para dor nas costas deve ser utilizado enquanto se espera pela consulta no médico e inclui:

  • Compressas: coloque uma compressa morna com 3 gotas de óleo essencial de manjericão ou eucalipto sobre a região afetada, durante 15 minutos 3 a 4 vezes por dia;
  • Massagem: receber uma massagem com óleo de lavanda 2 a 3 vezes por dia, mas sem forçar demasiado os músculos;
  • Homeopatia: tomar remédios homeopáticos, como o Homeoflan ou o Prépós da Almeida Prado, de 8 em 8 horas ou sob orientação do homeopata.

Durante o tratamento, é importante evitar fazer qualquer tipo de esforço físico, como pegar uma criança ao colo, transportar sacolas pesadas, andar de bicicleta ou fazer jardinagem, por exemplo.

O tratamento natural para dor nas costas ajuda, especialmente, a reduzir a dor de origem muscular que dura até 4 dias, sendo que após esse tempo é recomendado consultar um ortopedista para iniciar o tratamento mais adequado.

6. Tratamento alternativo 

Outros tratamentos que podem ajudar a combater a dor nas costas são a acupuntura e a osteopatia que devem ser realizados por profissionais qualificados para que tenham o efeito esperado. Entretanto não é incomum que o tratamento para dor nas costas envolva todas as terapias aqui citadas

7. Cirurgia para coluna

Nos casos mais graves ou quando já foram tentadas todas as terapias para aliviar a dor nas costas sem sucesso, pode ser necessário realizar uma cirurgia na coluna. A cirurgia na coluna é delicada e pode ter complicações mas em alguns casos é muito necessária para combater a causa da dor nas costas e assim eliminar a dor.

No entanto, após a cirurgia na coluna, normalmente, o paciente ainda precisa fazer algumas sessões de fisioterapia para se recuperar e aprender a manter a boa postura. Veja os cuidados que deve ter após uma cirurgia na coluna.

Quando ir ao médico

Deve-se ir ao médico quando a dor nas costas demora para passar ou é muito intensa, dificultando as tarefas do dia-a-dia, também é recomendado buscar auxílio médico se houver sintomas como dor que irradia para as pernas, sensação de formigamento ou de queimação nas costas, nádegas ou pernas. Normalmente o médico faz uma avaliação na consulta e solicita alguns exames de imagem, como raio-X ou ressonância magnética para avaliar a coluna, os discos intervertebrais e os processos espinhosos, por exemplo, e verificar a necessidade de uso de remédios, fisioterapia ou, nos casos mais graves e crônicos, cirurgia.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar