Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dor na nuca

​A dor na nuca, geralmente, é provocada por doenças na coluna, problemas musculares ou aumento repentino da pressão arterial, no entanto, também pode indicar problemas graves, como meningite ou aneurisma, mas, nestes casos, é acompanhada de enjoo, vômitos, febre e dor forte na nuca. Confira os sintomas de meningite.

Assim, as causas de dor na nuca mais frequentes incluem:

Dor na nuca

Dor na nuca e no pescoço: pode indicar a presença de problemas musculares, como contratura, distensão ou torcicolo, devido a excesso de exercício físico ou má postura e, por isso, pode ser tratada com colocação de compressas quentes no pescoço e ingestão de remédios analgésicos, como Paracetamol, ou relaxantes musculares, como Cloridrato de Ciclobenzaprina, por exemplo. Veja: 4 passos para acabar com a dor no pescoço.

Dor na nuca e tontura: pode ser sinal de labirintite ou vertigem paroxística benigna, que são problemas que afetam o ouvido e que podem provocar a sensação de desiquilíbrio e vertigem. Para tratar este tipo de dor pode-se beber chá de gengibre, pois melhora a circulação do sangue no cérebro, e deitar, fixando um ponto no teto até que os sintomas melhorem.

Dor na nuca e nos ombros: normalmente surge quando uma enxaqueca forte irradia para as costas e o seu tratamento deve ser feito com repouso num quarto escuro, confortável e sem barulho. No entanto, a dor na nuca e nos ombros também pode ser sinal de doenças na coluna e, nesses casos, é recomendado consultar um ortopedista.

Dor na nuca e nos olhos: normalmente, é um sintoma de problemas de visão e, por isso, é recomendado consultar um oftalmologista para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento com o uso de lentes ou óculos.

Além disso, um aumento repentino da pressão arterial também pode causar dor na nuca, especialmente, em casos de pacientes com pressão alta, sendo que nestes casos é recomendado manter a dieta pobre em sal, fazer exercício físico regular e consultar o clínico geral para adequar a medicação. Veja o que fazer para baixar a pressão em: Remédio caseiro para baixar a pressão.

Quando procurar um médico

É recomendado consultar um médico quando:

  • A dor na nuca é incapacitante;
  • A dor na nuca demora mais de 48 horas para passar;
  • A dor na nuca é acompanhada de vômitos ou febre acima de 38ºC;

Nestes casos, deve-se consultar um clínico ou um neurologista para que ele peça exames, indique a possível causa na dor na nuca e inicie o tratamento adequado. O médico poderá ainda orientar o paciente para um ortopedista quando dor é provocada por doenças na coluna ou problemas musculares, por exemplo.

Outros passos que podem ajudar a aliviar dor na nuca:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...