O que você precisa saber?

Principais causas e tratamentos para Dor anal

​A dor anal, ou dor no ânus, pode ter diversas causas, como fissuras, hemorroidas ou fístulas e, por isso, é importante verificar em que situações a dor aparece e se é acompanhada de outros sintomas, como sangue nas fezes ou coceira, por exemplo.

Porém, a dor anal também pode ser provocada por doenças sexualmente transmissíveis, como a clamídia, gonorreia ou herpes, assim como infecções bacterianas, inflamações do intestino, abcessos ou câncer. Assim, é importante consultar um proctologista, pois pode ser necessário tomar apenas antibióticos ou fazer uma cirurgia, dependendo da causa de dor anal. Saiba mais sobre câncer anal.

Principais causas e tratamentos para Dor anal

Algumas causas comuns de dor anal, são:

Dor anal com coceira

Pode ser sinal de hemorroidas, que são caracterizadas por inchaço da região anal e que surgem devido à prisão de ventre, contato íntimo anal ou gravidez, podendo ser aliviadas com banhos de assento frios ou aplicação de pomadas para hemorroidas, como Proctosan, Proctyl ou Traumeel, por exemplo.

Dor anal ao evacuar com sangramento

Geralmente, é sintoma de fissura anal que pode agravar e provocar queimação durante a passagem das fezes pelo ânus, melhorando com a aplicação de uma pomada anestésica, como Lidocaína. Normalmente, a fissura passa sozinha sem necessitar de qualquer tipo de tratamento.

Dor anal ao limpar-se

Pode ser um forte indicador de trauma no ânus ou infecção por fungos e, por isso, deve-se evitar utilizar o papel higiênico de forma exagerada, dando preferência para a ducha higiênica.

Dor anal durante a menstruação

Pode ser causada por uma doença chamada endometriose intestinal, sendo que neste caso é recomendado fazer uma consulta no ginecologista o mais rápido possível. Saiba mais sobre endometriose intestinal.

Quando ir ao médico

É importante consultar um proctologista ou ir ao pronto-socorro quando a dor anal demorar mais de 48 horas para passar após utilizar pomadas anais ou remédios anestésicos, como o Paracetamol.

É importante o médico identificar a causa de dor no ânus recorrente ou que piora ao longo do tempo, uma vez que pode ser sinal de problemas graves, como fístula anal ou câncer, que podem necessitar de tratamento com cirurgia.

Leia uma opção de tratamento para dor anal: Tratamento para hemorroidas

Mais sobre este assunto:
Carregando
...