A doença de Marburg, também conhecida como febre hemorrágica de Marburg ou apenas vírus de Marburg, é uma doença bastante rara que causa febre muito alta, dores musculares e, em alguns casos, hemorragias em várias partes do corpo, como gengivas, olhos ou nariz.
Esta doença é mais comum em locais onde existem morcegos da espécie Rousettus e, por isso, é mais frequente em países da África e sul da Ásia. No entanto, a infecção pode passar facilmente de uma pessoa para a outra através do contato com secreções da pessoa doente, como sangue, saliva e outros fluídos corporais.
Por fazer parte da família dos filovírus, ter alta mortalidade e ter as mesma formas de transmissão, o vírus de Marburg é muitas vezes comparado com o vírus do Ebola.

Principais sinais e sintomas
Os sintomas da febre Marburg normalmente surgem de forma repentina e incluem:
- Febre alta, acima de 38º C;
- Dor de cabeça intensa;
- Dores musculares e mal-estar geral;
- Diarreia persistente;
- Dor abdominal;
- Cãibras frequentes;
- Náuseas e vômitos;
- Confusão, agressividade e irritabilidade fácil;
- Cansaço extremo.
Muitas pessoas infectadas pelo vírus Marburg também podem apresentar hemorragias em várias partes do corpo, 5 a 7 dias após início dos sintomas. Os locais mais comuns para sangramento são os olhos, gengiva e nariz, mas também pode acontecer de apresentar manchas vermelhas ou raxas na pele, assim como sangue nas fezes ou no vômito.
Como confirmar o diagnóstico
Os sintomas provocados pela febre de Marburg são semelhantes a outras doenças virais. Por isso, a melhor forma de confirmar o diagnóstico é fazer exames de sangue para identificar anticorpos específicos, além de analisar algumas secreções em laboratório.
Como acontece a transmissão
Originalmente, o vírus Marburg passa para os humanos através da exposição a locais habitados por morcegos da espécie Rousettus. No entanto, após contaminação, o vírus pode passar de uma pessoa para a outra através do contato com fluidos corporais, como sangue ou saliva.
Assim, é muito importante que a pessoa infectada se mantenha isolada, evitando ir para locais públicos, onde pode contaminar outras. Além disso, deve-se utilizar máscara de proteção e lavar as mãos frequentemente, para evitar passar o vírus para superfícies.
A transmissão pode se manter até que o vírus tenha sido completamente eliminado do sangue, ou seja, é preciso ter cuidados até que o tratamento termine e o médico confirme que o resultado do exame já não mostra indícios da infecção.
Como é feito o tratamento
Não existe um tratamento específico para a doença de Marburg, sendo que deve ser adaptado a cada pessoa, de forma a aliviar os sintomas apresentados. No entanto, quase todos os casos necessitam de fazer re-hidratação, podendo ser necessário ficar internado no hospital para receber soro diretamente na veia, além de medicamentos para diminuir o desconforto.
Em alguns casos, pode até ser necessário fazer transfusões de sangue, para facilitar o processo de coagulação, evitando os sangramentos provocados pela doença.