A doença da arranhadura do gato é uma infecção pode ser transmitida para as pessoas pela mordida, arranhão ou contato com a saliva de um gato infectado pela bactéria Bartonella henselae.
Apesar de ser uma doença transmitida por gatos, nem todos os gatos são portadores da bactéria. No entanto, como não é possível saber se o gato possui ou não a bactéria, é importante que seja levado a consultas periódicas no veterinário para que sejam feitos exames e seja feita a desparasitação, prevenindo essa e outras doenças.
Leia também: 5 doenças transmitidas pelos gatos (e como evitar) tuasaude.com/doencas-transmitidas-pelos-gatosNa presença de sintomas indicativos da doença da arranhadura do gato, como bolhas vermelhas ao redor do arranhão, inflamação dos gânglios linfáticos, perda de apetite e de peso, é recomendado consultar o clínico geral ou infectologista para que seja confirmado o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado, que pode incluir analgésicos, anti-inflamatórios e, em alguns casos, antibióticos.
Principais sintomas
Os principais sintomas da doença da arranhadura do gato são:
- Bolha vermelha em torno do local do arranhão;
- Gânglios linfáticos inflamados, popularmente chamadas de ínguas;
- Febre alta que pode ser de 38 a 40ºC;
- Dor e rigidez no local lesionado;
- Falta de apetite e emagrecimento sem causa aparente;
- Problemas de visão como vista embaçada e ardência nos olhos;
- Irritabilidade.
Nos casos mais graves da doença da arranhadura do gato, pode haver alteração no fígado e no baço, assim como alterações neurológicas, como encefalopatia, mielite, radiculite ou neurorretinite.
Os sintomas costumam surgir entre 3 a 12 dias após o arranhão do gato infectado, sendo importante que o infectologista ou clínico geral seja consultado.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da doença da arranhadura do gato é feito pelo clínico geral ou infectologista a partir da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa, levando em consideração de a pessoa sofreu algum arranhão do gato e quando isso aconteceu.
Além disso, para confirmar o diagnóstico, é indicada a realização de exame de sangue para investigar a presença da bactéria Bartonella henselae, que é transmitida pelo gato no momento do arranhão e que leva ao aparecimento dos sinais e sintomas da doença.
Marque uma consulta com o infectologista mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para avaliar a possibilidade da doença da arranhadura do gato:
Causa da doença da arranhadura do gato
A doença da arranhadura do gato acontece devido à entrada da bactéria Bartonella henselae no organismo após arranhão de um gato infectado por essa bactéria. No entanto, nem todas as pessoas desenvolvem a doença, sendo mais fácil de acontecer em pessoas que possuem o sistema imunológico mais frágil devido à doenças crônicas, uso de medicamentos ou realização de transplantes, por exemplo.
Como prevenir
Para prevenir a doença da arranhadura do gato, é recomendado lavar imediatamente com água e sabão as áreas que foram lesionadas pelo gato, assim como levar o animal regularmente ao veterinário para garantir que ele não está infectado pela bactéria.
Como é o tratamento
O tratamento da doença da arranhadura do gato é feito com antibióticos como Amoxicilina, Ceftriaxona, Clindamicina, de acordo com a orientação do médico, para que a bactéria consiga ser eliminada de forma eficaz. Além disso, os gânglios linfáticos inchados e com líquido podem ser drenados com agulhas, para que a dor seja aliviada.
Nos casos mais graves, quando a febre permanece e quando surge um caroço num gânglio linfático próximo do local do arranhão, pode ser necessário fazer uma cirurgia para retirar o caroço que se forma, sendo realizada também uma biópsia para que seja detectada as alterações presentes. Após a cirurgia pode ser preciso colocar um dreno para eliminar as secreções que podem continuar saindo por mais alguns dias.
A maioria das pessoas que sofrem a doença da arranhadura do gato se recuperam em poucas semanas após o início do tratamento.