Diprogenta pomada: para que serve e como usar

Atualizado em dezembro 2023

A Diprogenta pomada ou creme é um remédio que associa duas substâncias na sua composição, o dipropionato de betametasona, um tipo de corticóide com ação anti-inflamatória potente, e o sulfato de gentamicina, um antibiótico que age eliminando bactérias que causam infecção na pele.

Este remédio pode ser usado para o tratamento de inflamações na pele, agravadas por infecções causadas por bactérias, que incluem doenças como psoríase, disidrose, eczema ou dermatites, aliviando também a coceira e a vermelhidão.

A Diprogenta pomada ou creme pode ser encontrada em farmácias ou drogarias e deve ser sempre usada com indicação médica.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A Diprogenta pomada ou creme é indicada para o alívio inflamações da pele causada por infecções bacterianas que incluem:

  • Dermatite atópica;
  • Dermatite solar;
  • Dermatite seborreica;
  • Eczema;
  • Desidrose;
  • Líquen plano;
  • Líquen simples;
  • Psoríase;
  • Coceira anogenital

Além disso, a Diprogenta pomada ou creme é indicada para o tratamento do intertrigo eritematoso, um tipo de infecção na pele que pode aparecer na parte interna das coxas, entre os dedos ou nas dobras da pele, como axilas, abaixo dos seios e virilha, por exemplo.

Como usar

A pomada ou o creme devem ser aplicados em camada fina sobre a área afetada, de modo que a lesão fique completamente coberta com o medicamento.

Esse procedimento deve ser repetido 2 vezes ao dia, de manhã e à noite, em intervalos de 12 horas. Dependendo da gravidade da lesão pode ocorrer a melhora dos sintomas com aplicações menos frequentes. De qualquer forma, a frequência da aplicação e a duração do tratamento devem ser estabelecidos pelo médico.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Diprogenta pomada ou creme são vermelhidão, coceira ou irritação na pele, atrofia cutânea, infecção ou inflamação da pele, ardor, hematomas, inflamação na base dos pêlos ou aparecimento de vasinhos.

Quem não deve usar

A Diprogenta pomada ou creme não deve ser usada por crianças com menos de 2 anos de idade, mulheres grávidas ou em amamentação ou por pessoas que tenham alergia à betametasona ou a gentamicina.

Além disso, esse remédio não deve ser usado nos olhos ou para tratamento de infecções da pele causadas por fungos ou vírus, ou tuberculose de pele.