Nabo: benefícios, tipos e como fazer (com receitas)

O nabo é um legume que oferece muitos benefícios para a saúde, como manter o bom funcionamento do intestino, ajudar na perda de peso e manter a pele saudável, por ter ótimas quantidades de vitaminas, fibras e água.

Existem diferentes tipos desse vegetal crucífero, como o nabo redondo, que é arredondado, tem a cor branca e a parte superior externa roxa, e o nabo japonês, que tem um formato cilíndrico e a polpa e a casca brancas.

Leia também: Vegetais crucíferos: o que são, lista (e benefícios) tuasaude.com/vegetais-cruciferos

O nabo tem o sabor levemente picante, muito refrescante e ligeiramente adocicado, e a textura é macia e crocante. Esta hortaliça pode ser consumida na forma crua, em saladas, ou cozida em sopas e purés. As folhas do nabo também podem ser consumidas refogadas ou cozidas.

Imagem ilustrativa número 1

Benefícios do nabo

Alguns dos benefícios que o nabo tem para a saúde são:

1. Mantém o bom funcionamento do intestino

Por ter ótimas quantidades de fibras, o nabo ajuda a amolecer e dar volume às fezes, facilitando as evacuações e mantendo, assim, o bom funcionamento do intestino.

2. Ajuda na perda ou manutenção de peso

O nabo ajuda na perda ou manutenção do peso corporal, por ser pobre em calorias, ajudando a reduzir as calorias totais da dieta no dia a dia.

Além disso, as fibras presentes no nabo também ajudam a diminuir a velocidade de digestão, promovendo a sensação de saciedade e ajudando, assim, a diminuir a ingestão de alimentos

Leia também: 14 alimentos que ajudam a emagrecer (rápido e com saúde) tuasaude.com/alimentos-que-ajudam-a-emagrecer

3. Diminui o risco de doenças cardíacas

O consumo regular do nabo ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas, pois pode manter bons níveis de colesterol no sangue.

O nabo também promove a saúde do coração porque contém potássio, que é um mineral com ação vasodilatadora natural que ajuda a reduzir a pressão arterial.

4. Evita a anemia

Por ser uma boa fonte de vitamina C, o nabo é um legume que facilita a absorção do ferro não-heme, que é presente em alimentos de origem vegetal, ajudando a evitar a anemia.

5. Mantém a pele saudável

O consumo do nabo na alimentação ajuda a manter a pele saudável, pois esse legume tem boas quantidades de água, que ajuda a manter a hidratação do corpo.

Além disso, o nabo também possui ação antioxidante por fornecer vitamina C, isotiocianatos, polifenóis e flavonoides, que ajudam a proteger as células contra os danos causados pelos radicais livres.

6. Pode reduzir o risco de câncer

Os vegetais crucíferos, como o nabo, podem reduzir o risco de alguns tipos de câncer, como colorretal, de mama, de próstata, gástrico, de pulmão e de ovário.

Isso porque este legume contém glucosinolatos, compostos bioativos que se transformam em isotiocianatos, como sulforafano e indóis.

Em testes laboratoriais e animais, os isotiocianatos são capazes de proteger o DNA das células contra danos, inibir enzimas que ativam carcinógenos e estimular enzimas que os desativam, e retardar o crescimento celular.

Nabo é fruta?

O nabo não é uma fruta. Do ponto de vista da culinária e da botânica, o nabo é classificado como legume, hortaliça ou vegetal crucífero.

Leia também: Vegetais crucíferos: o que são, lista (e benefícios) tuasaude.com/vegetais-cruciferos

Tipos de nabo

Os tipos de nabo incluem o nabo redondo, que é arredondado, tem a cor da casca e da polpa branca e parte superior externa roxa.

Existe também o nabo japonês também conhecido como nabo branco, tem um formato cilíndrico e a polpa e a casca brancas.

Já o nabo forrageiro (Raphanus sativus L.) é uma planta da família das crucíferas muito usada na agricultura para adubação verde. Isso porque as suas raízes descompactam o solo, permitindo um preparo biológico do mesmo na rotação de culturas e na alimentação de animais.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 g de nabo cru e cozido:

Componentes Quantidade por 100 g de nabo cru Quantidade por 100 g de nabo cozido
Energia 28 calorias 22 calorias
Proteínas 0,9 g 0,71 g
Gorduras  0,1 g 0,08 g
Carboidratos 6,43 g 5,06 g
Fibras 1,8 g 2 g
Vitamina C 21 mg 11,6 mg
Potássio 191 mg 177 mg

Para se obter todos os benefícios do nabo, esse alimento deve fazer parte de uma dieta saudável e da prática regular de atividades físicas.

Como fazer o nabo

O nabo é um legume que pode ser consumido cru, em saladas, conservas ou vinagrete, ou ser feito na forma cozida ou assada, no preparo de sopas, purês ou junto de outros legumes, como cenoura e brócolis. Já as folhas podem ser usadas em preparações refogadas ou cozidas.

Para tirar um pouco o gosto amargo natural, pode-se cozinhar o nabo ou mergulhá-lo fatiado em em uma bacia com água com algumas gotas de limão ou vinagre.

Receitas com nabo

Algumas receitas saborosas com nabo são:

1. Salada de nabo e beterraba

Ingredientes:

  • 3 nabos lavados e ralados em ralo grosso;
  • 1 beterraba ralada em ralo grosso;
  • 8 folhas de alface higienizadas;
  • 2 colheres (sopa) de azeite;
  • 2 colheres (sopa) de vinagre branco;
  • 2 colheres (sopa) de água filtrada ou fervida;
  • ½ cebola picada em cubos;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

Misturar a água, o azeite e o vinagre com a cebola, o sal e a pimenta, e reservar.

Colocar as folhas de alface inteiras em volta de uma travessa. No centro, colocar a beterraba e, em volta da beterraba, adicionar o nabo ralado. Despejar o molho sobre a salada e servir.

2. Nabo em conserva

Ingredientes:

  • 1 kg de nabo redondo, lavado e descascado;
  • 1/2 litro de água filtrada ou fervida;
  • Grãos de pimenta-do-reino a gosto;
  • 1/2 litro de vinagre branco;
  • 2 colheres (de sopa) rasas de sal;
  • 1 colher (de chá) de açúcar;
  • 1 colher (de chá) de mostarda em grãos.

Modo de preparo:

Lavar bem e cortar o nabo em fatias de 0,5 cm. Adicionar ao nabo, 1 colher de sopa de sal e deixar descansar.

Numa panela, colocar o vinagre, a água, o restante do sal, o açúcar, a pimenta, a mostarda e levar ao fogo para ferver por 5 minutos. Acrescentar o nabo à panela e, quando começar a ferver, desligar o fogo.

Esperar a mistura esfriar um pouco e colocar o nabo em um pote de vidro lavado de boca larga e com tampa.

Jogar sobre o nabo a mistura do vinagre com as especiarias, tampar o pote e armazenar por 1 semana na geladeira antes de consumir.

Vídeos relacionados

Segredos para uma pele bonita e saudável | Tatiana Zanin

07:21 | 74.202 visualizações