Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dieta para celulite

A dieta para celulite consiste em melhorar a circulação sanguínea, diminuir a ingestão de gordura e açúcar e também eliminar as toxinas do corpo. Para atingir esses objetivos a alimentação deve ser rica em água, frutas, sementes, legumes e verduras porque estes alimentos facilitam a circulação sanguínea diminuindo a celulite e melhorando a aparência da pele.

Emagrecer, fazer massagens localizadas e exercícios físicos pelo menos de 3 a 4 vezes por semana, são estratégias que também ajudam a diminuir a aparência da celulite e por isso devem ser adotadas durante a dieta.

Princípios da dieta para celulite

Numa dieta para diminuir a celulite é importante:

  • Hidratar: Beber 1,5 a 2 litros de água ou de chá verde sem açúcar, por dia, mas evitar as bebidas alcoólicas pois provocam constrição dos vasos sanguíneos, prejudicando a circulação;
  • Melhorar o intestino: Ingerir cereais integrais, arroz integral, legumes e verduras porque têm fibras que vão evitar a prisão de ventre e ajudar a desintoxicar o organismo. Veja mais exemplos: Alimentos ricos em Fibras.
  • Desintoxicar: Consumir frutas ricas em água que ajudam a desintoxicar o organismo como abacaxi, melancia e frutas cítricas. Aumentar o consumo de antioxidantes que ajudam a proteger as células e melhorar a saúde da pele, incluindo assim na alimentação castanha-do-pará, tomate, cenoura, morango, goiaba, caju, amora, framboesa e mirtilo, por exemplo. Veja um bom suco em: Suco de couve para emagrecer.
  • Combater a inflamação: Quando há gordura acumulada no corpo há sempre sinais de inflamação, e por isso deve-se incluir alimentos ricos em ômega 3 como sementes e óleo de linhaça e peixe que têm uma ação anti-inflamatória e melhoram a saúde da pele. Veja outros exemplos em: Alimentos anti-inflamatórios.
  • Diminuir o sal: Diminuir a ingestão de sal pois ele aumenta a retenção de líquidos, levando ao inchaço.

Essa dieta deve ser seguida todos os dias, durante pelo menos 1 mês para poder avaliar os resultados. No entanto, um nutricionista poderá elaborar um cardápio específico, levando em consideração as necessidades apresentadas pelo indivíduo.

Cardápio para celulite

Segue uma sugestão de cardápio para celulite:

Café da manhãvitamina de banana com avelã: 200 ml de leite desnatado com uma banana pequena e mais duas colheres de sopa de aveia e uma colher de chá de mel. 200 ml de chá de cavalinha ou quebra-pedra.
Colação

suco de melancia com hortelã: 200 ml.

Almoço

suco de abacaxi com hortelã: 150 ml de água + 2 rodelas de abacaxi e hortelã. Salada fria ou quente com peito de frago com legumes: 100 g de peito de frango, 1 cenoura média, 1 xícara de brócolis ou espinafre + 1 xícara de couve-flor. Cozinhar em meio litro de água com cebola, tomate, salsa, temperos diversos e alho. Adicionar uma colher de sopa de molho de soja e uma colher de sopa de requeijão light. Pode ser servido quente ou gelado, polvilhado com gergelim torrado. Sobremesa: 100 g de gelatina diet ou light com 100 ml de iogurte natural desnatado.
Lanche 1salada de frutas: um pote de sobremesa.

Lanche 2
vitamina de iogurte: 1 pote de 200 ml de iogurte batido com fruta ou 200 ml de suco de soja light com uma fruta. Se praticar exercício físico incluir duas colheres de sopa de granola.

Jantar
suco de limão: 150 ml de água para 1 limão espremido. Saladas verdes cruas à vontade. Sopa de palmito com cebola e queijo light.
Ceiasuco de couve ou maçã ou melão.

Como a celulite é causada por diversos fatores não basta somente adequar a alimentação para eliminar a celulite. Seguir somente a dieta provavelmente só irá evitar o surgimento de novos nódulos de celulite, e por isso é importante seguir o tratamento completo, recorrendo ao uso de cremes, massagem e exercícios para fortalecer as pernas e glúteos.

Veja outras dicas para combater a celulite:

Alimentos que ajudam a combater a celulite

Certos alimentos ajudam a combater a celulite, os melhores são:

  • Castanha-do-Pará: É rica em selênio, atua como antioxidante e previne o envelhecimento das células;
  •  Arroz integral: Auxilia na digestão do açúcar, e facilita o funcionamento do intestino;
  •  Vegetais: Ajudam a desintoxicar todo o organismo, facilitando a digestão e proporcionando bem-estar;
  •  Algas: Atua à nível da tireóide evitando alterações hormonais, uma das causas da celulite;
  •  Azeite de oliva: É um anti-inflamatório natural, que diminui o inchaço provocado pela celulite e ao ser consumido melhora o seu aspecto;
  •  Chás (verde, menta e sálvia): Os chás de plantas medicinais são diuréticos e ajudam a eliminar as toxinas do corpo, sendo muito útil no combate à celulite.

Mais tratamentos para eliminar a celulite em:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...