Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dieta para Anemia

A dieta para anemia deve consistir no aumento do consumo de alimentos ricos em ferro, vitamina C e vitamina B12 que facilitam a absorção do ferro pelo organismo. 

O ferro das carnes é melhor absorvido do que o ferro existente nos vegetais, mas ambos devem estar presente nas refeições para aumentar a oferta de ferro para o paciente anêmico.

Uma boa dica para a dieta da anemia funcionar é evitar comer alimentos ricos em cálcio como queijo e leite nas refeições  principais que são as mais ricas em ferro pois assim a dieta para anemia é mais eficiente. Comer uma fruta rica em vitamina C de sobremesa como o morango ou mesmo o tomate fresco à refeição faz com que o Ferro do feijão ou presente na casca da abobrinha refogada por exemplo sejam melhor absorvido. 

Confira no vídeo a seguir o que comer para curar a anemia mais rápido:

Cardápio para anemia

No cardápio para anemia as melhores fontes de ferro estão no almoço e no jantar por isso não se deve esquecer de:

  • Incluir alimentos como vísceras (fígado, coração, rim) que são ricos em ferro e não apenas as carnes;
  • Acompanhar as refeições com vegetais crus e cozidos; 
  • Usar como acompanhamento ou sobremesa alimentos cítricos como laranja, kiwi ou morangos pois são boas fontes de vitamina C;
  • Evitar acompanhar a refeição com leite ou iogurte como sobremesa.

Algumas vezes, quando a anemia é muito grave apenas a dieta não é suficiente para curar ou reverter a dieta para anemia, e nesses casos os suplementos de ferro em cápsulas ou gotas são necessários.

A dieta rica em Ferro é muito importante especialmente para evitar que a anemia retorne. É comum que as meninas desenvolvam uma leve anemia quando menstruam pela primeira vez ou mesmo que as grávidas apresentem uma ligeira falta de ferro no sangue e o médico deve sempre avaliar para decidir se é necessário tomar suplementos ou apenas alterar hábitos alimentares. 

Alimentos para anemiaAlimentos para anemia
Outros alimentos para anemiaOutros alimentos para anemia

Ferro pode causar prisão de ventre?

Os suplementos de ferro podem causar prisão de ventre em algumas pessoas, e neste caso a melhor solução será aumentar a quantidade de fibras da alimentação com frutas e cereais e fazer alguma atividade física com regularidade como por exemplo caminhadas. Uma massagem abdominal pode ser outra boa alternativa para quem sofre com o intestino preso.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...