Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dieta Atkins

O que é a dieta atkins:

A dieta Atkins ou dieta da proteína, é aquela dieta em que o indivíduo não pode comer carboidratos, aumentando o consumo diário de proteínas. Segundo o criador da dieta, o Dr. Atkins, ao não fornecer o carboidrato, o organismo passará a utilizar a gordura acumulada para seu bom funcionamento.

Alimentos permitidos na Atkins

Os alimentos permitidos na dieta Atkins são aqueles que não têm carboidratos ou que têm uma quantidade muito reduzida, como ovo, carne, peixe, qeijo, manteiga, óleo ou azeite, por exemplo.

Nesta dieta, o consumo diário de carboidratos não deve ultrapassar 20 gramas até que, aos poucos, essa quantidade vá aumentando. Os carboidratos estão presentes, especialmente, em alimentos como pão, massa, arroz, bolachas ou frutas, por exemplo. 

Fases da dieta Atkins

​As fases da dieta Atkins são quatro e começa pela exclusão dos carboidratos e termina na reintrodução deste nutriente na dieta.

  • Fase 1- Indução: exclusão dos carboidratos durante 2 semanas. Apenas estão liberados carnes, queijos e outros produtos ricos em gordura. Os vegetais estão limitados a 3 porções pequenas de vegetais com baixo teor de carboidratos, como brócolis, tomate e alface.
  • Fase 2 - Perda de Peso Contínua: pode-se aumentar a quantidade de legumes, mas o objetivo dessa fase é descobrir o quanto de carboidratos pode-se comer e ainda perder peso.
  • Fase 3 - Pré Manutenção: sãoadicionados na dieta 10 g de carboidrato por dia que corresponde a uma fatia fina de mamão ou 1 copo de leite, por exemplo. Esta fase pode ter a duração de 2 a 3 meses.
  • Fase 4 - Manutenção: pode-se comer cerca de 100 g de carboidrato por dia e nesta fase se deve manter os hábitos alimentares adquiridos nas fases anteriores.

As fases da dieta têm que ser seguidas por essa ordem e não podem ser trocadas para que a dieta funcione.

Cardápio da dieta Atkins

O cardápio da dieta Atkins tem, especialmente, alimentos com proteínas e gorduras, como carnes, óleos, manteiga e produtos lácteos. Segue-se o exemplo de um cardápio da dieta Atkins para um dia:

  • Café da manhã: 1 omelete com presunto
  • Colação: queijo branco ou fatias de peito de peru à vontade
  • Almoço: salada de alface americana, rúcula, tomate e pepino com filé de frango grelhado à vontade.
  • Lanche da tarde: 1 taça de gelatina diet
  • Jantar: salada de alface roxa, escarola e pepino com salmão grelhado à vontade.

Qualquer dieta deve ser acompanhada por um profissional de saúde, como o nutricionista, para não prejudicar a saúde.

Veja também: Dieta do carboidrato.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...