Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Entenda o significado dos Desejos na Gravidez

Os desejos de grávida são vontades, quase incontroláveis, de comer algum alimento específico em grande quantidade, ou até mesmo de comer alguma coisa que não é comestível, como um pedaço da parede, por exemplo. 

Essa vontade estranha, é na verdade uma síndrome chamada Pica, que se manifesta geralmente na gravidez, mas que pode afetar qualquer pessoa em qualquer fase da vida. Esse desejo de comer coisas estranhar geralmente refletem algum estado de carência nutricional, como anemia, por exemplo, mas também estão relacionados com as alterações hormonais próprias da gravidez.

Entenda o significado dos Desejos na Gravidez

Quando surgem

Os desejos de grávida podem se manifestar em qualquer semana da gravidez, dependendo da sensibilidade e da falta de nutrientes do corpo da gestante. Assim, uma mulher grávida que sofre de anemia, por exemplo, pode começar a sentir desejos de comer mais carne, ou muito chocolate, desde o início da gravidez, pois é uma forma de seu corpo repor o ferro que falta. Veja alguns exemplos de Alimentos ricos em ferro que a mulher deverá ingerir para não precisar ceder a este desejo o tempo todo.

Os desejos de grávida estranhos, como comer terra ou sabonete, podem estar relacionados com as seguintes carências nutricionais:

  • Desejo de comer tijolo: pode indicar a falta de ferro na alimentação;
  • Desejo de comer cinzas ou parede: pode ser sinal de falta de zinco e cálcio;

Os desejos da gravidez não são frescura e devem ser atendidos desde que sejam seguros e não prejudiquem a gravidez, nem o bebê. Não se deve ceder aos desejos estranhos de comer objetos que não são considerados alimentos porque podem provocar problemas de saúde como vermes, ou prejudicar a gestação.

Ignorar os desejos de grávida, como vontade de comer morango, não faz o bebê nascer com cara de morango. No entanto, este desejo pode indicar a falta de algum nutriente e, por isso, a mulher ficar atenta e informar o obstetra para que ele avalie a necessidade de suplementação necessária.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...