Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Quando surgem os desejos na gravidez

Os desejos de gravidez são vontade impulsivas, quase incontroláveis, de comer um alimento com sabor ou textura específicos, ou combinar alimentos que geralmente não são consumidos juntos, manifestando-se com mais frequência a partir do segundo trimestre e diminuindo durante o terceiro trimestre de gravidez.

Esses desejos manifestam-se na maioria das mulheres grávidas e acredita-se que possam ser causados ​​por alterações hormonais ou por deficiências nutricionais, principalmente se o desejo for por um alimento muito diferente do que a mulher costuma comer.

Em geral, os desejos da mulher grávida não são caprichos e devem ser atendidos, desde que sejam seguros e não prejudiquem a gravidez ou o bebê. Em caso de dúvida, o ideal é consultar o obstetra e falar sobre a situação.

Quando surgem os desejos na gravidez

Possíveis causas

Ainda não se sabe ao certo quais as causas dos desejos na gravidez, mas existem vários estudos que indicam que podem surgir como uma consequência indireta das alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez, as quais, por sua vez, provocam alterações no humor, sabor, cheiro e preferência de alimentos, aumentando o apetite e o desejo de consumir ou evitar alguns alimentos.

Outra teoria que pode estar relacionada é o facto de que a grávida pode apresentar deficiências nutricionais. Assim, uma mulher grávida que sofre de anemia, por exemplo, pode começar a desejar comer mais carne ou chocolate durante a gravidez, sendo uma maneira de o corpo substituir a deficiência de ferro.

O fato de alguns alimentos conterem compostos que podem ajudar a aliviar certos sintomas presentes na gravidez, também pode estar relacionado com os desejos. Por exemplo, o chocolate contém metilxantinas, que são compostos que ajudam a melhorar a fadiga, e existem também alimentos que contêm substâncias que ajudam a mulher a aliviar a náusea e o vômito.

Além disso, é possível que a cultura, as tradições culinárias de cada país e algumas implicações psicológicas também estejam relacionadas aos desejos que as mulheres têm durante a gravidez.

Quais os desejos mais comuns

Os desejos durante a gravidez são diferentes de uma mulher para outra, no entanto, os mais comuns são comer doces, como sorvete e chocolate, frutas e verduras em geral, fast food, sushi ou comida chinesa, cereais como arroz, macarrão e batata.

É importante realçar que a mulher grávida não deve ceder a desejos que possam envolver o consumo de substâncias não comestíveis, pois podem causar problemas de saúde.

O que significa a vontade de comer coisas não comestíveis?

Quando a mulher começa a sentir vontade de comer objetos estranhos como tijolo, cinzas ou parede, é sinal de uma síndrome a picamalácia, que é caracterizada por deficiência nutricional mais grave e, por isso, é muito importante que a mulher seja acompanhada pelo médico e por um nutricionista.

Por exemplo, quando a mulher sente desejo de comer tijolo, pode ser sinal de falta de ferro na alimentação, enquanto que o desejo de comer cinzas ou parede pode ser sinal de falta de zinco e cálcio. Dessa forma, de acordo com o desejo incomum da gestante, o médico pode ter uma ideia inicial da deficiência nutricional, que deve ser confirmada através de exames.

Conheça mais sobre a picamalácia.

Bibliografia >

  • HILL A; CAIRNDUFF D et al. Nutritional and clinical associations of food cravings in pregnancy. Journal of Human Nutrition and Dietetics. 29. 3; 281-289, 2015
  • ORLOFF Natalia; HORMES Julia. Pickles and ice cream! Food cravings in pregnancy: hypotheses, preliminary evidence, and directions for future research. Frontiers in Psychology . 5. 1-15, 2014
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem