Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Quando surgem os desejos na gravidez

Os desejos da gravidez são vontades, quase incontroláveis, de comer algum alimento específico em grande quantidade ou combinação de alimentos que não costumam ser consumidos juntos. Normalmente esses desejos refletem carências nutricionais, principalmente se o desejo for por um alimento muito diferente do que a mulher costuma comer. Sendo nesses casos importantes ir ao médico para que sejam realizados exames que possam identificar alterações nutricionais e, assim, possa ser indicada alteração dos hábitos alimentares ou início de suplementação.

Apesar de poder ser interpretado por muitas pessoas que os desejos da mulher são apenas para chamar atenção, eles de fato acontecem devido a alterações hormonais e podem refletir o estado de saúde da grávida.

Quando surgem os desejos na gravidez

Quando surgem

Os desejos de grávida podem se manifestar em qualquer semana da gravidez, dependendo da sensibilidade e da falta de nutrientes do corpo da gestante. Assim, uma mulher grávida que sofre de anemia, por exemplo, pode começar a sentir desejos de comer mais carne, ou muito chocolate, desde o início da gravidez, pois é uma forma de seu corpo repor o ferro que falta.

Os desejos da gravidez não são frescura e devem ser atendidos desde que sejam seguros e não prejudiquem a gravidez, nem o bebê. Não se deve ceder aos desejos estranhos de comer objetos que não são considerados alimentos porque podem provocar problemas de saúde como vermes, ou prejudicar a gestação.

Esses desejos surgem devido a alterações hormonais, que além de provocarem mudanças no humor, também provocam mudanças no gosto, cheiro e preferência alimentar, aumentando não só o apetite mas também o desejo por outros alimentos.

Ignorar os desejos de grávida, como vontade de comer morango, não faz o bebê nascer com cara de morango. No entanto, este desejo pode indicar a falta de algum nutriente e, por isso, a mulher ficar atenta e informar o obstetra para que ele avalie a necessidade de suplementação necessária.

O que significa a vontade de comer coisas não comestíveis?

Quando a mulher começa a sentir vontade de comer objetos estranhos como tijolo, cinzas ou parede, é sinal de uma síndrome a picamalácia, que é caracterizada por deficiência nutricional mais grave e, por isso, é muito importante que a mulher seja acompanhada pelo médico e por um nutricionista.

Por exemplo, quando a mulher sente desejo de comer tijolo, pode ser sinal de falta de ferro na alimentação, enquanto que o desejo de comer cinzas ou parede pode ser sinal de falta de zinco e cálcio. Dessa forma, de acordo com o desejo incomum da gestante, o médico pode ter uma ideia inicial da deficiência nutricional, que deve ser confirmada através de exames.

Conheça mais sobre a picamalácia.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem