Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Porque o Teste de gravidez pode dar negativo mesmo sem menstruação

O resultado do teste de gravidez de farmácia geralmente é bastante fiável, desde que feito de acordo com as instruções da embalagem e no momento correto, ou seja, a partir do 1º dia do atraso menstrual. No entanto, para confirmar o resultado, o melhor é sempre repetir o teste 3 a 5 dias após o primeiro resultado.

Embora os testes sejam bastante confiáveis, muitas vezes existem alterações ainda inexplicáveis no ciclo menstrual da mulher, que podem causar várias dúvidas, especialmente quando o teste de gravidez dá negativo, mas a menstruação continua sem aparecer.

Assim, juntamos algumas causas que podem levar a um falso negativo, que acontece quando a mulher de fato está grávida, mas o teste dá negativo. É importante lembrar que a melhor maneira de confirmar a suspeita de gravidez é ir no ginecologista para fazer um exame de sangue e medir os níveis do hormônio bHCG. Saiba mais sobre este teste e como é feito.

Porque o Teste de gravidez pode dar negativo mesmo sem menstruação

1. O teste foi feito muito cedo

Esta é a principal razão para um falso negativo e acontece quando a mulher suspeita estar grávida e, por isso, sente alguns sintomas que acredita serem os primeiros sinais de uma gravidez, sentindo necessidade de fazer o teste o mais rápido possível.

Porém, a melhor forma de garantir o resultado é esperar pelo atraso da menstruação, e até fazer o teste alguns dias após esse atraso, para que o corpo tenha tempo de produzir o hormônio bHCG em quantidade suficiente para ser eliminado na urina e detetado pelo teste de farmácia. Entenda melhor como funciona o teste de gravidez de farmácia.

2. O ciclo da mulher é irregular

Quando o ciclo menstrual da mulher é irregular, também existem grandes chances de o teste de gravidez dar negativo. Isso acontece porque o teste provavelmente foi feito antes do atraso menstrual e a mulher está apenas com um período mais atraso que o normal.

Assim, a melhor forma de garantir que o resultado é verdadeiro, no caso de uma mulher com ciclo irregular, é fazer o teste apenas 2 a 3 semanas após o suposto dia da descida da menstruação. Veja como funciona o ciclo irregular.

3. É uma gravidez ectópica

A gravidez ectópica é uma situação relativamente rara, na qual o óvulo após ser fecundado se implanta em outro local que não o útero, geralmente nas trompas de falópio. Nestes casos, o corpo demora mais tempo para produzir o hormônio bHCG e, por isso, o resultado pode ser negativo mesmo que tenha ocorrido uma fecundação.

Este tipo de gravidez é uma emergência médica que deve ser interrompida o mais rápido possível, pois pode causar sérios danos no sistema reprodutor da mulher. Alguns sinais que podem indicar uma possível gravidez ectópica incluem dor intensa na barriga, enjoo, sangramento vaginal ou sensação de peso perto da vagina, por exemplo. Caso a mulher apresente estes sinais, deve ir rapidamente ao hospital para confirmar o diagnóstico e iniciar a interrupção da gravidez. Veja como identificar uma possível gravidez ectópica.

4. A mulher está amamentando

Quando a mulher está amamentando, o corpo vai-se regulando lentamente ao longo do tempo, especialmente na produção de hormônios. Assim, é possível que a mulher tenha um ciclo bastante irregular inicialmente, mesmo que anteriormente tenha tido sempre um ciclo regular.

Por essa razão, algumas mulheres podem achar estar grávidas, quando a menstruação atrasa. Assim, é possível que o teste de gravidez pode dê negativo, porque a menstruação está apenas atrasada. Entenda se é possível engravidar amamentando.

5. O teste de gravidez está fora de prazo

Embora seja uma causa mais rara, é possível que o teste de gravidez tenha sido vendido fora de prazo. Quando isso acontece, o reagente utilizado para identificar a presença do hormônio bHCG pode estar funcionando de forma errada, dando um resultado falso negativo.

Dessa forma, é muito importante verificar a data de validade na embalagem do teste antes de usar. Além disso, alguns testes podem ter sido mal armazenados e, mesmo estando dentro do prazo, podem funcionar de forma errada. Por estes motivos, sempre que existir suspeita de que o teste não está dando um resultado correto, deve-se comprar outro na farmácia e repetir o teste.

O que pode causar atraso da menstruação

Quando se fez o teste corretamente, no período certo e até já se repetiu o teste, mas o resultado continua sendo negativo e a menstrução continua sem aparecer é provável que, de fato, não se esteja grávida. Isto porque existem muitos outros fatores que podem causar atraso da menstruação, sem ser gravidez.

Algumas causas incluem:

  • Excesso de estresse e ansiedade;
  • Praticar exercício físico intenso por muito tempo;
  • Problemas na tireoide;
  • Dietas muito restritivas.

Assim, se a menstruação está atrasada e não existe um teste de gravidez positivo, o melhor é consultar o ginecologista para identificar se existe alguma outra causa que possa estar causando esse atraso, inciando o tratamento adequado.

Confira as 12 principais causas da menstruação atrasada e o que fazer.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar