Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer em caso de dente trincado

O dente trincado surge quando se forma uma rachadura ou uma fenda no dente, o que pode ser causado por apertar demais os dentes, como em casos de bruxismo, ou ao forçar a mandíbula por morder um objeto duro, como um lápis, gelo ou bala, por exemplo. Ela pode não provocar sintomas, ou causar desde dor leve ou a muito intensa, que costuma surgir ao mastigar ou beber, e que varia de acordo com a região do dente afetada e extensão da lesão. 

Ao ser trincado, o dente não se regenera sozinho, e o tratamento deve ser indicado pelo dentista, a depender da gravidade da rachadura formada, e algumas opções são desde a restauração do dente, a reparação com materiais específicos ou outros tratamentos odontológicos como realizar uma coroa, um canal ou, em último caso, a extração do dente. 

O dente molar costuma ser mais atingido, pois sofre muita pressão durante a mastigação e o aperto da mandíbula, entretanto, qualquer dente pode ser afetado. 

O que fazer em caso de dente trincado

Principais sintomas

Caso a lesão seja superficial, atingindo apenas a camada externa do dente, pode não haver nenhum sintoma, entretanto, quando atinge partes mais profundas, como a dentina ou a polpa, pode haver sensibilidade ou até mesmo dor de dente. A dor do dente trincado pode variar de leve, que surge de vez em quando, como também ser intensa e surgir sempre que se mastiga ou se bebe algo.

Nem sempre a rachadura ou trinca no dente é visível, por isso, na presença de sintomas que indiquem este problema, o dentista poderá fazer o exame clínico e, se necessário, exames de imagem como o raio-x, que podem visualizar algumas trincas maiores. É necessário procurar o dentista sempre que se suspeitar do dente trincado, pois caso permaneça sem tratamento, em alguns casos, 

O que fazer

Para tratar o dente trincado, é necessário consultar-se com o dentista, e existem algumas opções de tratamento, que incluem:

  • Fazer acompanhamento regular como dentista, caso seja uma rachadura muito superficial e que não causa sintomas;
  • Consertar o dente, com um tratamento de reparação que inclui o uso de um adesivo dental ou uma resina especial para restaurar o dente;
  • Fazer um coroa dentária, para reforçar o dente enfraquecido;
  • Fazer um tratamento de canal, para remover a polpa, caso ela seja atingida;
  • Remover o dente, em último caso, quando a raíz está muito comprometida.

O tratamento pode ser indicado mesmo que seja um dente de leite, pois o dente rachado facilita a infecção por cáries ou formação placa bacteriana, devendo-se evitar manter este tipo de lesão por muito tempo, principalmente quando atingem partes profundas ao raíz do dente. Saiba quais sãos os perigos da cárie dentária e como tratar

Quais são as causas

A principal causa de dente trincado é a pressão causada no dente em casos de bruxismo, hábito de apertar os dentes ou ao se morder objetos duros, como gelo ou balas. Além disso, a pancada na boca, causada em acidentes, também é uma das causas de rachadura nos dentes, por isso deve ser lembrada sempre que surgir dor de dente persistente após este tipo de situação.

Em alguns casos, a pancada no dente pode fazê-lo partir-se por completo, sendo também necessário tratamentos específicos. Saiba o que fazer em caso de dente quebrado

Mais sobre este assunto:


Carregando
...