Dente escurecido: o que pode ser e o que fazer

Atualizado em dezembro 2023

O dente escurecido é uma condição mais frequente em crianças, que normalmente acontece após um trauma direto no dente causado por uma queda ou pancada forte na boca, por exemplo.

No entanto, o escurecimento dentário também pode acontecer em adultos, sendo que as causas mais comuns incluem o uso de alguns tipos de medicamentos, especialmente antibióticos, tratamentos de canal ou a ingestão frequente de alimentos ou bebidas que possam manchar os dentes.

É importante que o dentista seja consultado para que seja identificada a causa do dente escurecido e, assim, seja iniciado o tratamento, caso seja necessário.

Imagem ilustrativa número 2

O que pode ser o dente escurecido

As principais causas de dente escurecido são:

  • Pancadas no dente: quando existe um trauma direto nos dentes, como durante uma queda ou um acidente de trânsito ou no esporte, por exemplo, é comum que o dente sangre no seu interior, causando uma coloração mais escura;
  • Cáries: algumas cáries que surgem na parte inferior ou por trás do dente podem causar escurecimento do dente sem o aspeto característico da cárie;
  • Tártaro: o acúmulo de placa bacteriana pode deixar o dente mais escuro;
  • Uso de alguns medicamentos, como antibióticos, podem ter como efeito colateral o escurecimento do dente;
  • Tratamento de canal: embora seja mais comum que o dente fique escuro antes do tratamento, devido à diminuição de sangue que vai para o dente, em alguns casos, o dente pode ficar ligeiramente mais escuro que o normal após o tratamento de canal;
  • Infecção na polpa do dente: é uma situação também conhecida como pulpite, que pode dificultar a circulação de sangue para o dente, escurecendo-o;
  • Envelhecimento: à medida que a pessoa envelhece acontece a perda de minerais do dente, podendo ficar mais escuro.

Além disso, alguns hábitos de vida, como beber muito café, fazer uso do tabaco ou ingerir vinho tinto muito frequentemente, também podem causar um escurecimento gradual do dentes ao longo do tempo.

O que fazer

No caso de situações mais temporárias de dente escurecido, como pancadas, tratamento de canal ou acúmulo de tártaro, geralmente a coloração do dente volta ao normal ao longo do tempo, sendo importante manter a higiene bucal adequada.

No entanto, se o dente ficar escuro por outras causas como cáries ou infecção da polpa do dente é muito importante consultar o dentista para identificar o problema e iniciar o tratamento mais adequado. Este tipo de causas pode ser identificado com uma simples observação dos dentes pelo dentista, ou então, através de exames complementares, como raio X da boca.

Após o tratamento, é normal que o dente volte à sua coloração anterior. Porém se a cor continuar sendo escura, mesmo após algumas semanas, o dentista pode indicar algum tipo de tratamento para clarear o dente.

1. Clareamento dentário

O clareamento dentário normalmente é usado para tratar manchas causadas pela ingestão de alimentos ou bebidas e pode ser feito no consultório médico ou em casa, com a ajuda de goteiras criadas pelo dentista.

Este tipo de clareamento não é eficaz caso tenha ocorrido um trauma no dente ou caso tenha sido feito um tratamento de canal, isto porque nestes casos pode ter ocorrido necrose da polpa dentária. Nestes casos, pode-se optar por realizar um clareamento interno. 

Tanto o clareamento externo como o interno não são eficazes nas manchas provocadas pela ingestão de tetraciclinas. Confira algumas opções de tratamento para clareamento dos dentes.

2. Restaurações em resina

Em caso de trauma, tratamento de canal ou toma de medicamentos que tenha provocado o escurecimento do dente, podem ser aplicadas nos dentes facetas de resina e depois fazer um branqueamento externo, de forma a melhorar os resultados.

No entanto, este tipo de tratamento está apenas recomendado quando o escurecimento que acontece num dente definitivo. Isto porque, caso o escurecimento aconteça no dente de leite de uma criança, normalmente basta esperar pela queda desse dente e crescimento do dente definitivo, que deverá ter a coloração normal.

3. Restaurações em porcelana

Caso os dentes estejam muito escuros, estes não devem ser recobertos com facetas de resina, porque não vão ser suficientes para mascarar a cor do dente. Nestes casos pode-se optar pela colocação de facetas dentárias em porcelana.

Quando ir ao dentista

É aconselhado ir ao dentista quando existe suspeita de que o escurecimento do dente surgiu devido a uma cárie, infecção do dente, uso de medicamentos ou acúmulo de placa bacteriana, pois são situações que necessitam de um tratamento mais específico. Já nas outras situações, é recomendado consultar o dentista quando o dente não volta à cor normal após algumas semanas ou quando surgem outros sintomas como:

  • Dor intensa que não melhora;
  • Sangramento da gengiva;
  • Dente abanando;
  • Inchaço da gengiva.

Além disso, qualquer outro sintoma mais genérico, como febre, também deve ser avaliado por um profissional.