Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode ser dente escurecido e como é feito o tratamento

Existem alguns fatores que podem tornar os dentes escurecidos, como a toma de alguns medicamentos, tratamento de canal, ingestão de alguns alimentos e bebidas ou pancadas resultantes de um acidente, por exemplo.

Este problema pode ser resolvido com um tratamento simples, no entanto ele depende da sua causa, podendo consistir num clareamento dentário ou numa restauração do dente, por exemplo.

O que pode ser dente escurecido e como é feito o tratamento

Quais as causas

O dente escurecido pode ser causado pelos seguintes fatores:

  • Trauma no dente, durante a prática de desporto, após uma queda, após pancada ou um acidente de carro por exemplo;
  • Ingestão de alimentos e bebidas com pigmentos que escurecem o dente como chá, café, vinho, frutos vermelhos ou caril por exemplo;
  • Tratamento de canal, em que é retirada a polpa do dente. Veja como é feito este tratamento;
  • Medicamentos como as tetraciclinas, se forem tomadas pela mãe durante a gestação ou por crianças menores de 8 anos.

Além disso, à medida que a pessoa vai envelhecendo, pode ir ficando com os dentes mais escuros, devido à perda de minerais do dente.

Como é feito o tratamento

O tratamento do dente escurecido depende da causa que origina o problema, porque em alguns casos, algumas técnicas podem não ser suficientemente eficazes.

No caso do dente estar manchado por pigmentos contidos nos alimentos e bebidas, essa coloração pode ser facilmente removida com uma limpeza dentária realizada no dentista. Para melhorar os resultados, deve ser feita uma escovagem dos dentes com uma pasta de dente adequada, deve ser usado o fio dental regularmente e bochechar com água ou com um elixir sempre após as refeições, de forma a eliminar os pigmentos contidos nos alimentos.

1. Clareamento dentário

Caso as manchas causadas pelos pigmentos de alimentos e bebidas persistam, pode-se optar por fazer um clareamento dentário externo em consultório médico ou em casa, com a ajuda de goteiras.

O clareamento dentário externo geralmente não é eficaz caso tenha ocorrido um trauma no dente ou caso tenha sido feito um tratamento de canal, isto porque nestes casos pode ter ocorrido necrose da polpa dentária. Nestes casos, pode-se optar por realizar um clareamento interno. 

Tanto o clareamento externo como o interno não são eficazes nas manchas provocadas pela ingestão de tetraciclinas.

2. Restaurações em resina

Em caso de trauma, tratamento de canal ou toma de tetraciclinas que tenha provocado o escurecimento do dente, podem ser aplicadas nos dentes facetas de resina e depois fazer um branqueamento externo, de forma a melhorar os resultados.

3. Restaurações em porcelana

No entanto, caso os dentes estejam muito escuros, estes não devem ser recobertos com facetas de resina, porque não vão ser suficientes para mascarar a cor do dente. Nestes casos pode-se optar pela colocação de facetas dentárias em porcelana.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...