Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Cross kids: o que é e como é feito

Setembro 2020

O cross kids é uma das modalidade de treinamento funcional para crianças pequenas e no início da adolescência, e que normalmente já pode ser praticada aos 6 anos de idade e até os 14 anos. 

Para este treino são usadas as mesmas técnicas do crossfit convencional para adultos como puxar cordas, correr e pular obstáculos, além dos instrumentos como caixas, pneus, pesos e barras, porém adaptados para as crianças de acordo com idade, altura e peso. 

Os exercícios feitos no cross kids tem como objetivo melhorar o equilíbrio, desenvolver a musculatura, trabalhar a interação social, coordenação motora, auto confiança, além de contribuir para o bom desenvolvimento cognitivo e do raciocínio das crianças. 

Cross kids: o que é e como é feito

Como o cross kids é feito

Todo o treino feito no cross kids é regulado de acordo com a necessidade a ser trabalhada, idade, altura e peso da criança, além de ser acompanhado de perto pelo profissional de educação física, que evita que as crianças peguem peso, se esforcem além do que é necessário e que tenham alguma lesão muscular, por exemplo. 

Alguns dos exercícios que podem ser feitos no cross kids são:

1. Subida na caixa

A subida na caixa é um dos exercícios mais comuns no cross kids e tem como objetivo trabalhar o foco na tarefa, flexibilidade e equilíbrio. Neste exercício a criança com o pé esquerdo irá subir no banco, logo em seguida colocará o pé direito e ficará de pé sobre a caixa. Em seguida a criança deve descer e repetir o exercício, começando desta vez com o pé direito.

2. Burpees

Os burpees praticados no cross kids tem como objetivo ajudar no desenvolvimento da musculatura, flexibilidade e equilíbrio. Feito com a criança agachada com as mãos no chão, deve-se solicitar que impulsione os pés para trás em posição de prancha, logo em seguida, voltar para a posição inicial e saltar em direção ao teto. 

3. Levantamento lateral de pernas

O levantamento lateral de pernas ajuda as crianças a trabalhar a flexibilidade e foco. Para fazer esse exercício a criança deve estar deitada lateralmente, apoiada dos quadris e antebraço. Em seguida a criança deve levantar uma perna e permanecer assim por alguns segundos e depois trocar de lado. 

Cross kids: o que é e como é feito

4. Rolamento de pneu 

O rolamento de pneu trabalha a respiração, desenvolvimento dos músculos, agilidade, trabalho em equipe e coordenação motora. Este exercício é feito com um pneu de porte médio, onde as crianças em conjunto irão tentar rola-lo para frente por um percurso já definido. 

5. Corda naval

Neste exercício a criança irá treinar a respiração e desenvolvimento dos músculos. Com os joelhos semiflexionados, a criança irá segurar as pontas das cordas e mover os braços para cima e para baixo, de forma alternada para que se forme ondulações na corda.

6. Bola na parede ou chão

O exercício de bola na parede ou no chão, faz com que a criança desenvolva melhor os reflexos, a agilidade e a coordenação motora. Para isso deve-se fornecer uma bola macia ou levemente firme para a criança, e solicitar que a bola seja jogada contra a parede ou chão, para logo em seguida, pegá-la e repetir o movimento.

7. Escalada na corda

A escalada na corda auxilia a criança no treino da concentração, coordenação motora, respiração, reduz o possível medo de altura, além de ajudar na construção da confiança. Esse exercício é feito com a criança de pé, de frente para a corda, em seguida será orientada a segurar a corda firmemente com as duas mãos e a cruzar as pernas na corda e travar este cruzamento com os pés, fazendo o movimento de subida com com os pés.

Bibliografia >

  • NUTRIÇÃO HOSPITALAR. Diferenças na atividade física e na condição física entre alunos do ensino médio de dois programas curriculares oficiais em Bogotá, Colômbia. 2015. Disponível em: <http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0212-16112015001100044&lang=pt>. Acesso em 09 Set 2020
  • ARQUIVOS BRASILEIROS DE CARDIOLOGIA. Medidas Hipertensivas em Escolares: Risco da Obesidade Central e Efeito Protetor da Atividade Física Moderada-Vigorosa. 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2020000800042&lang=pt>. Acesso em 09 Set 2020
  • REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA DO ESPORTE. O treinamento físico supervisionado melhora as habilidade motoras finas em crianças de 5 anos. 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922018000100009&lang=pt>. Acesso em 09 Set 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem