O corrimento transparente que se parece com clara de ovo, que também é conhecido como muco cervical do período fértil, é completamente normal e comum em todas as mulheres que ainda menstruam. Além disso, costuma estar em maior quantidade no dia da ovulação.
Normalmente, junto com este tipo de corrimento, também é comum que se note uma leve dor na parte inferior da barriga, e que na grande maioria das vezes se trata do óvulo maduro sendo liberado dos ovários e se encaminhando para as trompas.
O muco cervical é um importante indicativo de como anda a saúde íntima e reprodutiva da mulher e por isso é importante estar atenta a qualquer alteração anormal em sua cor, cheiro ou viscosidade.

Corrimento transparente sem cheiro
O corrimento transparente, que pode lembrar a clara de ovo, ocorre alguns dias antes da menstruação, e é o principal sinal do período fértil, mas também se pode notar o aumento da libido e fome em conjunto desse muco cervical espesso. Confira outros sinais de que esta no período fértil.
Para confirmar que o corrimento transparente é mesmo o muco cervical do período fértil, algumas características importantes podem observadas como:
- A secreção é semi-transparente com consistência elástica e pouco pegajosa, muito semelhante à clara do ovo;
- Nota-se a presença ao se secar após urinar, porque a região íntima fica muito escorregadia.
Nos dias seguintes a essa observação, o muco cervical do período fértil pode se tornar mais transparente e apresentar a consistência mais viscosa, como gelatina por exemplo.
O corrimento do tipo clara de ovo também acontece nas mulheres que fizeram laqueadura de trompas, porque esta é uma alteração provocada pelos ovários, que permanecem intactos após este procedimento.
Corrimento transparente com mau cheiro
Caso apresente mau cheiro ou outros sintomas, como ardor ao urinar e nas relações sexuais, pode ser indicio de uma infecção causada por fungos ou bactérias. Com o passar das horas, o corrimento pode mudar de cor, e ficar amarelado, com vestígios de sangue ou esverdeado. Caso isso ocorra, se trata de um corrimento que deve ser avaliado pelo ginecologista, para que sejam feitos exames e iniciado tratamento quando necessário. Saiba as causas de corrimento com mau cheiro e como tratar.
Corrimento transparente com sangue
O corrimento transparente abundante e com vestígios de sangue, normalmente dá origem a um corrimento rosado, que pode indicar que houve fecundação, e que o espermatozoide conseguiu entrar no óvulo, resultando em gravidez. Este pode ser o primeiro sinal de gravidez, mas que nem sempre é observado por todas as mulheres. Conheça outros primeiros sintomas de gravidez.
O que fazer: a melhor forma de confirmar a gravidez é esperar pelo dia certo, sete dias após o primeiro dia de atraso da menstruação, para fazer o teste de gravidez, de forma a evitar um resultado falso positivo/negativo. Esse teste pode ser feito por meio de um teste de farmácia ou exame de sangue, que é mais específico e mais indicado para detecção da gravidez.
Se suspeita que pode estar grávida, responda ao nosso questionário para saber qual o verdadeiro risco:
Corrimento transparente na gravidez
O aumento do corrimento transparente é muito comum durante a gravidez e esta é uma situação normal, e ocorre porque há um maior fluxo sanguíneo na região e os hormônios na corrente sanguínea favorecem o seu aparecimento.
Neste caso, trata-se de um corrimento transparente sem cheiro e menos pegajoso e não indica uma ovulação, sendo somente um aumento da secreção vaginal natural. Ainda assim, é importante a mulher estar atenta caso apresente cor ou odor dessagrável, sendo necessário comunicar ao obstetra, para que possa ser verificado se não se trata de alguma infecção.