Corrimento transparente (clara de ovo): o que pode ser e o que fazer

setembro 2022

O corrimento transparente que se parece com clara de ovo, que também é conhecido como muco cervical do período fértil, é completamente normal e comum em todas as mulheres que ainda menstruam. Além disso, costuma estar em maior quantidade no dia da ovulação. 

Normalmente, junto com este tipo de corrimento, também é comum que se note uma leve dor na parte inferior da barriga, e que na grande maioria das vezes se trata do óvulo maduro sendo liberado dos ovários e se encaminhando para as trompas.

O muco cervical é um importante indicativo de como anda a saúde íntima e reprodutiva da mulher e por isso é importante estar atenta a qualquer alteração anormal em sua cor, cheiro ou viscosidade. 

1. Período fértil

O corrimento transparente, tipo clara de ovo, é normal e é indicativo do período fértil. Esse corrimento acontece alguns dias antes da menstruação, podendo ter consistência um pouco mais pegajosa e ser acompanhado por outros sintomas, como aumento da libido e da fome, por exemplo.

Para confirmar que o corrimento transparente é mesmo o muco cervical do período fértil, algumas características importantes podem observadas como:

  • A secreção é semi-transparente com consistência elástica e pouco pegajosa, muito semelhante à clara do ovo;
  • Nota-se a presença ao se secar após urinar, porque a região íntima fica muito escorregadia.

Nos dias seguintes a essa observação, o muco cervical do período fértil pode se tornar mais transparente e apresentar a consistência mais viscosa, como gelatina por exemplo. Além disso, devido ao aumento da libido, é possível perceber aumento da lubrificação vaginal. Confira outros sinais de que esta no período fértil.

2. Gravidez

O aumento do corrimento transparente é muito comum durante a gravidez e esta é uma situação normal, e ocorre porque há um maior fluxo sanguíneo na região e os hormônios femininos que estão circulando na corrente sanguínea favorecem o seu aparecimento. 

Neste caso, trata-se de um corrimento transparente sem cheiro e menos pegajoso e não indica uma ovulação, sendo somente um aumento da secreção vaginal natural. Ainda assim, é importante a mulher estar atenta caso apresente cor ou odor dessagrável, sendo necessário comunicar ao obstetra, para que possa ser verificado se não se trata de alguma infecção.

3. Fecundação e nidação

Algumas mulheres podem apresentar corrimento transparente tipo clara de ovo quando acontece a fecundação, ou seja, quando o espermatozoide entrou no óvulo e aconteceu implantação no útero. Algumas mulheres podem ter esse corrimento ligeiramente rosado, sendo importante que o o teste de gravidez seja realizado para que seja confirmada a gestação. Confira os primeiros sintomas de gravidez.

Se suspeita que pode estar grávida, responda ao nosso questionário para saber qual o verdadeiro risco:

  1. 1.Teve relações sem usar camisinha ou outro método contraceptivo, no último mês?
  2. 2.Notou algum corrimento vaginal rosado ultimamente?
  3. 3.Sente que fica enjoada ou tem vontade de vomitar de manhã?
  4. 4.Está mais sensível a cheiros (cheiro de cigarro, perfume, comida...)?
  5. 5.Sua barriga parece mais inchada , sendo mais difícil manter as calças apertadas?
  6. 6.Sente que as suas mamas estão mais sensíveis ou inchadas?
  7. 7.Acha que a sua pele parece mais oleosa e com tendência a ter espinhas?
  8. 8.Sente-se mais cansada que o habitual, mesmo para realizar tarefas que fazia antes?
  9. 9.Sua menstruação está atrasada há mais de 5 dias?
  10. 10.Tomou a pílula do dia seguinte até 3 dias após a relação desprotegida?
  11. 11.Fez algum teste de gravidez de farmácia, no último mês, com resultado positivo?

O que fazer

Normalmente, na presença de corrimento transparente tipo clara de ovo não é necessário tratamento, já que representa uma alteração normal do ciclo menstrual. No entanto, se houver suspeita de gravidez, é recomendado que seja feito um teste de gravidez e o ginecologista seja consultado.

Porém, caso o corrimento transparente mude a consistência ao longo do tempo, passe a ser esverdeado, amarelado ou cinzento, ou tenha mau cheiro, pode ser sinal de infecções que devem ser tratados de acordo com a orientação do médico. Confira as principais causas de corrimento com mau cheiro.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em setembro de 2022. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em outubro de 2020.

Bibliografia

  • MISTÉRIO DA SAÚDE. Assistência em Planejamento Familiar. 2002. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/0102assistencia1.pdf>. Acesso em 01 out 2020
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.

Tuasaude no Youtube

  • CORRIMENTO: o que significa cada cor?

    06:44 | 1641644 visualizações