Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que significa Corrimento tipo clara de ovo

O corrimento transparente, tipo clara de ovo, é normal e acomete todas as mulheres em idade fértil, entre os 12 e 50 anos de idade, sempre durante o período fértil. Essa secreção íntima fica aumentada em certos dias do mês para permitir que os espermatozoides possam deslizar melhor e chegar ao óvulo, dando início à gravidez.

Esse tipo de secreção íntima feminina é maior nos dias da ovulação, criando condições favoráveis à gravidez, e quanto mais nova a menina for, se ela não usar nenhum método contraceptivo, maiores serão suas chances de engravidar. Indicamos a seguir, quando o corrimento tipo clara de ovo é normal, e o que pode ser quando ele acontece na gravidez ou vem acompanhado de mau cheiro.

O que significa Corrimento tipo clara de ovo

Corrimento transparente sem cheiro 

O corrimento transparente, tipo clara de ovo, é o principal sintoma do período fértil e, quando este mostra-se mais abundante, pode representar o dia da ovulação, surgindo antes da menstruação. 

Alguns sinais que podem indicar a abundância deste corrimento são:

  • Corrimento semi-transparente com consistência elástica e pouco pegajosa, muito semelhante à clara do ovo;
  • Corrimento incolor e sem cheiro, que pode ser observado na roupa íntima, deixando a calcinha molhada;
  • Consegue-se notar a sua presença ao limpar-se após urinar, porque a região íntima fica muito escorregadia.

Este corrimento, abundante ou não, desde que não seja acompanhado de mau cheiro ou de outros sintomas, como ardor ao urinar e dor nas relações sexuais, é normal e não traz nenhuma consequência desagradável para a mulher. O corrimento tipo clara de ovo também acontece nas mulheres que fizeram laqueadura de trompas, porque esta é uma alteração provocada pelos ovários, que permanecem intactos após este procedimento.

Apesar do corrimento normal ser transparente na maior parte das mulheres, para algumas, este corrimento pode ser ligeiramente amarelado.

  • O que fazer: Não é necessário nenhum tipo de tratamento específico, uma vez que esta alteração é normal, mas pode-se usar um absorvente íntimo diário, que é muito fininho, para manter a calcinha sempre seca, evitando o desenvolvimento da candidíase, por exemplo. Além disso, é recomendado tomar banho e trocar de roupa íntima diariamente. 

Corrimento transparente com sangue

O corrimento transparente abundante e com vestígios de sangue, pode indicar que houve fecundação, e que o espermatozoide conseguiu entrar no óvulo, dando origem à uma nova vida. Este pode ser o primeiro sinal de gravidez, mas que nem sempre é observado por todas as mulheres. Quando o sangue encontra-se mais misturado a secreção natural da vagina, isso pode originar um corrimento rosado, que também pode representar a fecundação, ou nidação. 

  • O que fazer: A melhor forma de confirmar a gravidez é esperar pelo dia certo para fazer o teste de gravidez, para evitar o resultado falso positivo/negativo. Saiba os melhores dias para fazer o teste de gravidez ou assista ao nosso vídeo com outros sintomas típicos:

Corrimento transparente em grande quantidade

O aumento do corrimento transparente é muito comum durante a gravidez e esta é uma situação normal, e ocorre porque há um maior fluxo sanguíneo na região e os hormônios na corrente sanguínea favorecem o seu aparecimento. Neste caso, trata-se de um corrimento transparente sem cheiro e menos pegajoso e não indica uma ovulação, sendo somente um aumento da secreção vaginal natural.

  • O que fazer:  O corrimento vaginal só deve ser motivo de preocupação se tiver cor e/ou odor desagradável. Neste caso, pode representar uma infecção causada por fungos ou bactérias, que se não forem tratadas podem levar a lesões mais sérias e até à infertilidade. Ao notar um corrimento desse tipo, a mulher deve imediatamente marcar uma consulta com um ginecologista, para que este recomende o remédio mais apropriado para este tipo de situação.

Corrimento transparente com mau cheiro 

O corrimento transparente normal não tem cheiro, por isso se houver odor, isso geralmente indica uma infecção causada por fungos ou bactérias. Com o passar das horas, o corrimento pode mudar de cor, e ficar amarelado, com vestígios de sangue ou esverdeado.

  • O que fazer: Nesse caso é importante ir ao ginecologista para que ele possa avaliar a região íntima, observar a cor e a espessura do corrimento, e indicar o tratamento, que pode ser o uso de antibióticos, em forma de pomada para aplicar diretamente na vagina ou comprimidos. 
Mais sobre este assunto:


Carregando
...