Reconstrução capilar: o que é, benefícios e como fazer em casa

junho 2022

A reconstrução capilar é um processo que ajuda a repor a queratina do cabelo, que é a proteína responsável por manter a estrutura dos fios e que é eliminada todos os dias devido à exposição solar, aos alisamentos com chapinha ou ao uso de químicos no cabelo, deixando o cabelo mais poroso e quebradiço.

Assim, a realização da reconstrução capilar é importante para manter a saúde do cabelo, além de deixá-lo com mais brilho, força e resistência aos agentes externos que danificam o cabelo.

Geralmente, a reconstrução capilar deve ser feita a cada 15 dias, especialmente quando se utiliza muitos processos químicos no cabelo. Já nos casos em que não se utiliza muitos produtos no cabelo, a reconstrução pode ser feita apenas uma vez por mês, pois o excesso de queratina pode tornar os fios de cabelo muito rígidos e quebradiços.

Benefícios da reconstrução capilar

A reconstrução capilar possui vários benefícios, sendo os principais:

  • Melhorar a integridade dos fios;
  • Repor a queratina do cabelo;
  • Diminuir a porosidade dos fios;
  • Tornar os fios mais fortes e aptos para receber outros tratamentos, como nutrição e hidratação capilar.

Quando o cabelo está danificado e com os poros abertos, a elasticidade e estrutura do fio estão prejudicadas, fazendo com que os nutrientes que fazem parte desses tratamentos não penetrem profundamente no cabelo e garantam os benefícios.

Uma excelente opção de reconstrução capilar e renovar os fios é a selagem, sendo principalmente indicada para cabelos danificados por química, como alisamento e coloração. Veja como realizar a selagem capilar em casa.

Como fazer a reconstrução capilar em casa

Para fazer a reconstrução capilar em casa é importante seguir os seguintes passos:

  1. Lavar o cabelo com um shampoo de limpeza profunda, para eliminar todos os resíduos e abrir as escamas do cabelo;
  2. Secar o cabelo com uma toalha macia, para retirar o excesso de água;
  3. Dividir o cabelo em várias mechas com cerca de 2 cm de largura;
  4. Aplicar queratina líquida, em cada mecha de cabelo, começando na região da nuca e terminando na parte da frente do cabelo. É importante evitar colocar, diretamente, na raiz, deixando cerca de 2 cm de distância do couro cabeludo;
  5. Unir todo o cabelo, massageando da raiz às pontas e deixando o produto atuar por cerca de 15 minutos;
  6. Aplicar uma máscara de hidratação intensa, em cada mecha até cobrir a queratina e depois colocar uma touca de plástico, deixando atuar por mais 20 minutos. Conheça 10 opções de máscaras de hidratação caseiras;
  7. Lavar o cabelo com água morna ou fria, para retirar o excesso de produto;
  8. Pentear o cabelo com uma escova macia ou um pente de cerdas largas;
  9. Aplicar um sérum, com proteção térmica;
  10. Secar completamente o cabelo com o secador.

Normalmente, este tipo de tratamento deixa o cabelo com aspecto rígido devido ao uso da queratina líquida e, por isso, para deixá-lo sedoso e com mais brilho é recomendado fazer um tratamento de hidratação 2 dias após a reconstrução capilar.

Além disso, é recomendado fazer um teste de resistência do fio, aplicando uma pequena quantidade em uma ponta do cabelo e esperar por 10 minutos, para observar se há o rompimento completo dos fios e se o tratamento é seguro.

Veja ainda excelentes dicas para manter o seu cabelo com saúde:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em junho de 2022. Revisão clínica por Bruna Ribeiro - Especialista em Estética Avançada, em junho de 2022.
Revisão clínica:
Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
Bruna Ribeiro dos Santos é enfermeira especialista em Estética Avançada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino (IBRAPE).

Tuasaude no Youtube

  • Vitamina para fortalecer o cabelo

    03:24 | 953465 visualizações