Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Condrossarcoma: o que é, sintomas e tratamento

O condrossarcoma é um tipo de câncer maligno raro em que há produção de células cartilaginosas cancerígenas nos ossos da região pélvica, quadril e ombros, ou nos tecidos ao redor, levando ao surgimento de alguns sinais e sintomas, como dor, inchaço e formação de uma massa no local afetado. Possui um crescimento lento, mas pode desenvolver muitas vezes metástases para outros locais, especialmente para o pulmão.

Esse tipo de câncer é mais frequente em pessoas mais velhas, principalmente homens, está relacionado com fatores genéticos e o tratamento é feito com o objetivo de remover o tumor, sendo necessário para isso a realização de procedimento cirúrgico.

Condrossarcoma: o que é, sintomas e tratamento

Sintomas de condrossarcoma

Os sinais e sintomas de condrossarcoma podem variar de pessoa para pessoa de acordo com a localização e extensão do tumor, sendo os principais:

  • Aparecimento de massa no local do tumor;
  • Dor local, que piora ao longo do tempo e que pode ser mais intensa à noite;
  • Inchaço da região.

A ocorrência do condrossarcoma está relacionada com alterações genéticas, acontecendo em ossos considerados normais e, por isso, esse tipo de condrossarcoma é conhecido como condrossarcoma primário. Alguns tipos de condrossarcoma também podem surgir como consequência da transformação de lesões benignas da cartilagem em câncer, sendo estes denominados condrossarcomas secundários.

A maioria dos condrossarcomas apresentam desenvolvimento lento e possuem bom prognóstico, havendo baixa chance de metástase, no entanto há outros que possuem crescimento mais rápido, o que favorece a metástase. Por isso, é importante que o diagnóstico seja feito corretamente para que o tratamento seja iniciado e, assim, possam ser prevenidas consequências.

Como é o diagnóstico

O diagnóstico do condrossarcoma é feito pelo ortopedista através da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa e exames de imagem, como raio X, tomografia, cintilografia óssea, ressonância magnética e o PET-scan, que é um exame de imagem muito utilizado para diagnosticar precocemente o câncer e identificar metástases. Entenda como é feito o PET-scan.

No entanto, é comum que o médico também peça a realização de um biópsia, já que é a única forma de diagnosticar definitivamente o câncer, quando os outros exames apresentam algum tipo de alteração.

Tratamento para o condrossarcoma

O tratamento tem como objetivo remover completamente o tumor, sendo necessário para isso a realização de um procedimento cirúrgico. O tratamento depende da idade da pessoa, história médica, tipo de condrossarcoma e estágio da doença e do prognóstico dado pelo médico.

Quando o disgnóstico é realizado de forma tardia ou quando se trata de um tumor de crescimento rápido, além da remoção do tumor, pode também ser necessária a amputação do membro em que o tumor foi localizado para evitar que no caso da permanência de alguma célula tumoral, esta volte a se proliferar e o câncer volte a aparecer.

Apesar do condrossarcoma não responder bem à quimio e radioterapia, esses tratamentos podem ser necessários no caso de ter sido verificada metástase, pois assim é possível combater as células cancerosas que encontram-se em outros locais do corpo e evitar a progressão da doença.

É importante que a pessoa seja acompanhada regularmente pelo ortopedista oncológico e sua equipe, para que seja verificado o sucesso do tratamento e a necessidade de realização de qualquer outro procedimento.

Veja como deve ser feito o tratamento para câncer nos ossos.

Bibliografia >

  • MAYO CLINIC. Chondrosarcoma. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/chondrosarcoma/symptoms-causes/syc-20354196>. Acesso em 21 Out 2019
  • JOHN HOPKINS MEDICINE. Chondrosarcoma. Disponível em: <https://www.hopkinsmedicine.org/health/conditions-and-diseases/sarcoma/chondrosarcoma>. Acesso em 21 Out 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem