Como tirar o cheiro de suor das axilas

março 2022

A melhor forma para tratar o cheiro de suor, também conhecido cientificamente como bromidrose, é tomar medidas que ajudem a diminuir a quantidade de bactérias que se desenvolvem nas regiões de maior transpiração, como axilas, pés ou mãos, pois elas são as principais responsáveis por produzir as substâncias que produzem o mau odor.

Estas dicas devem ser adaptadas para cada pessoa porque, muitas vezes, apenas mudar o tipo de sabonete de uso diário é suficiente para reduzir o cheiro do suor. Assim, algumas dicas para tratar o cheiro de suor que podem ser feitas em casa incluem:

  1. Usar sabonete antisséptico ou antibacteriano, como Protex ou Dettol;
  2. Secar bem a pele após o banho, utilizando uma toalha macia;
  3. Evitar comer cebola, alho e comida muito condimentada ou picantes, pois podem aumentar a intensidade do odor corporal;
  4. Utilizar roupa de algodão e trocá-la diariamente;
  5. Depilar as axilas ou manter os pelos curtos; 
  6. Usar desodorante antitranspirante diariamente.

Outra dica importante para quem tem cheiro forte de suor na axila é lavar a parte da roupa que fica em contato com a axila com sabão de coco antes de colocá-la na máquina de lavar roupa, pois isso ajuda a eliminar as bactérias que podem permanecer no tecido.

Veja mais dicas no vídeo a seguir sobre como acabar com o mau cheiro das axilas:

Remédios caseiros para o cheiro de suor nas axilas

Alguns remédios caseiros que podem ser usados para eliminar o mau cheiro nas axilas são:

1. Suco de couve

O suco de couve e salsinha é uma excelente opção para eliminar o mau cheiro nas axilas, e pode ser preparado da seguinte forma: 

Ingredientes

  • 1 cenoura;
  • 1 maçã;
  • 1 folha de couve;
  • 1 punhado de salsinha.

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador ou passar na centrífuga e beber logo em seguida, cerca de 2 vezes por dia.

Fazer uma alimentação equilibrada, evitando a ingestão excessiva de alimentos ricos em proteínas, como carne vermelha, queijo e ovo, e de alimentos com aroma forte, como alho ou cebola, também ajuda a diminuir o cheiro de suor.

2. Bicarbonato de sódio com limão

Outra receita que pode ajudar a eliminar o odor forte das axilas é aplicar uma mistura de bicarbonato de sódio com limão após o banho, que deve ser feita da seguinte forma:

Ingredientes:

  • 1/2 limão;
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo:

Cortar o limão pela metade e colocar o bicarbonato de sódio por cima, fazendo um pouco de pressão para misturar o suco com o bicarbonato. Durante o banho, passar o limão com bicarbonato nas axilas e deixar atuar por cerca de 5 minutos. Em seguida, lavar com água em abundância.

Após fazer a aplicação desta mistura é recomendado evitar a exposição da axila ao sol por causa do risco de desenvolver manchas no local.

Quando ir ao médico

É aconselhado consultar um dermatologista quando a sudorese é muito intensa ou o cheiro é muito forte, pois muitas vezes podem ser sintomas de alterações hormonais, doença renal, hepática ou diabetes, sendo necessário tratamento mais específico.

Em casos mais graves, o médico pode recomendar o tratamento com cremes que contém alumínio ou outras substâncias antitranspirantes e antibióticas, como eritromicina. O médico também pode indicar procedimentos com laser, cirurgia como lipossucção das glândulas e injeção de toxina botulínica, conhecido como botox.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em março de 2022.

Bibliografia

  • NATIONAL HEALTH SERVICE . Body odour. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/body-odour-bo/>. Acesso em 05 dez 2019
  • HE, Jinguang, WANG, Tao; DONG, Jiasheng. The effectiveness of botulinum toxin A injection for the treatment of secondary axillary bromhidrosis. Journal of Plastic, Reconstructive & Aesthetic Surgery. Vol.70, n.11. 1641–1645, 2017
Mostrar bibliografia completa
  • DERMNET NEW ZEALAND TRUST.. Bromhidrosis. Disponível em: <https://dermnetnz.org/topics/bromhidrosis/>. Acesso em 05 dez 2019
  • PERERA, Eshini; SINCLAIR, Rodney. Hyperhidrosis and bromhidrosis. Australian Family Physician. Vol.42, n.5. 266-269, 2013
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • Como tirar o CHEIRO DE SUOR

    02:15 | 580922 visualizações