Como tirar o cheiro de suor das axilas (6 dicas e remédios caseiros)

Atualizado em novembro 2023

A melhor forma para tratar o cheiro de suor é fazendo uso de sabonetes antissépticos, secar bem as axilar, utilizar roupa de algodão e usar desodorante antitranspirante diariamente. Essas medidas ajudam a diminuir a quantidade de bactérias que se desenvolvem nas regiões de maior transpiração, como as axilas, já que são responsáveis por produzir as substâncias que produzem o mau odor.

O cheiro de suor, cientificamente de bromidrose, também pode ser combatido por meio de remédios caseiros, como o vinagre de maçã, pasta de bicarbonato de sódio e limão e óleo de melaleuca, por exemplo. Confira outras opções de remédios caseiros para o cheiro de suor.

Em casos mais graves, o médico pode recomendar o tratamento com cremes que contém alumínio ou outras substâncias antitranspirantes e antibióticas, como eritromicina. O médico também pode indicar procedimentos com laser, cirurgia como lipossucção das glândulas e injeção de toxina botulínica, conhecido como botox. Veja mais detalhes do tratamento para o cheiro de suor.

Imagem ilustrativa número 1

O que fazer para tirar o cheiro de suor

Algumas dicas para tratar o cheiro de suor que podem ser feitas em casa incluem:

  1. Usar sabonete antisséptico ou antibacteriano, como Protex ou Dettol;
  2. Secar bem a pele após o banho, utilizando uma toalha macia;
  3. Evitar comer cebola, alho e comida muito condimentada ou picantes, pois podem aumentar a intensidade do odor corporal;
  4. Utilizar roupa de algodão e trocá-la diariamente;
  5. Depilar as axilas ou manter os pelos curtos; 
  6. Usar desodorante antitranspirante diariamente.

Outra dica importante para quem tem cheiro forte de suor na axila é lavar a parte da roupa que fica em contato com a axila com sabão de coco antes de colocá-la na máquina de lavar roupa, pois isso ajuda a eliminar as bactérias que podem permanecer no tecido.

Veja mais dicas no vídeo a seguir sobre como acabar com o mau cheiro das axilas:

youtube image - Como tirar o CHEIRO DE SUOR

Remédios caseiros para o cheiro de suor nas axilas

Alguns remédios caseiros que podem ser usados para eliminar o mau cheiro nas axilas são:

1. Óleo de melaleuca

O óleo de melaleuca é antibacteriano e anti-inflamatório, ajudando a combater os microrganismos que provocam o mau cheiro nas axilas.

Ingredientes:

  • 5 gotas do óleo de melaleuca;
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco ou de amêndoa doce.

Modo de preparo:

Misturar os ingredientes se passar nas axilas cerca de 3 vezes por dia.

2. Bicarbonato de sódio com limão

Outra receita que pode ajudar a eliminar o odor forte das axilas é aplicar uma mistura de bicarbonato de sódio com limão após o banho, que deve ser feita da seguinte forma:

Ingredientes:

  • 1/2 limão;
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo:

Cortar o limão pela metade e colocar o bicarbonato de sódio por cima, fazendo um pouco de pressão para misturar o suco com o bicarbonato. Durante o banho, passar o limão com bicarbonato nas axilas e deixar atuar por cerca de 5 minutos. Em seguida, lavar com água em abundância.

Após fazer a aplicação desta mistura é recomendado evitar a exposição da axila ao sol por causa do risco de desenvolver manchas no local.

Quando ir ao médico

É aconselhado consultar um dermatologista quando a sudorese é muito intensa ou o cheiro é muito forte, pois muitas vezes podem ser sintomas de alterações hormonais, doença renal, hepática ou diabetes, sendo necessário tratamento mais específico.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Dermatologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender