Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

10 formas de relaxar a mente em poucos minutos

Quando a mente está cansada e sobrecarregada pode ser difícil se concentrar e parar de pensar sempre no mesmo assunto. Parar 5 minutos para se esticar, tomar um café ou chá calmante e pintar mandalas, que são desenhos indicados para adultos, são algumas formas de conseguir se controlar, alcançando o bem-estar de forma rápida e eficiente.

Veja 10 opções do que pode fazer para conseguir acalmar a mente, controlar os pensamentos e se acalmar, sem ter que se afastar dos seus afazeres do dia-a-dia.

1. Tome um chá calmante

Tomar um chá de camomila ou valeriana é uma ótima forma de conseguir acalmar a mente e o corpo. Estes chás contém propriedades sedativas que ajudam a manter a calma num momento de estresse ou crise de ansiedade. Basta adicionar 1 saqueta de cada chá numa chávena e cobrir com água fervente. Depois repousar por 2 a 3 minutos e tomar ainda morno, se desejar adoçar a melhor opção é o mel porque ele também ajuda a combater a ansiedade e o nervosismo.

Veja outras excelentes receitas calmantes para combater a ansiedade e a agitação.

2. Alongue seus músculos 

Para quem trabalha muito tempo na mesma posição, seja de pé ou sentado, é muito bom poder parar alguns minutinhos para poder alongar os músculos. Esse tipo de exercício é uma excelente forma de relaxar os pensamentos e também o corpo, alcançando o bem-estar rapidamente. Nas fotos a seguir indicamos alguns exemplos que são sempre bem-vindos:

10 formas de relaxar a mente em poucos minutos
10 formas de relaxar a mente em poucos minutos

3. Pinte um desenho

Existem desenhos muito detalhados, chamados de mandala, que podem ser comprados em papelarias e bancas de jornais, e alguns kits já vem com lápis de cor e canetinha. Parar 5 minutos para focar sua atenção apenas em pintar o desenho também vai ajudar a focar a mente para conseguir descansar um pouco.

4. Coma um pedaço de chocolate

Comer 1 quadradinho de chocolate meio amargo, com no mínimo 70% de cacau também ajuda a acalmar os nervos e se sentir mais calmo em pouco tempo. O chocolate ajuda a regular a quantidade de cortisol, que o é o hormônio do estresse no sangue e ajuda na liberação de endorfinas, que promovem o bem-estar. No entanto, não se deve consumir uma quantidade maior, devido ao alto teor calórico, que pode levar ao aumento de peso.

5. Medite durante 3 a 5 minutos

Por vezes parar para não fazer nada e apenas focar sua atenção para as sensações que seu corpo produz é uma excelente forma de acalmar e organizar os pensamos. Uma boa estratégia é procurar um lugar calmo e sossegado, onde possa sentar tranquilamente e fechar os olhos durante alguns minutos. Nesse período não se deve pensar nos afazeres do dia-a-dia, nem motivos de preocupação, mas prestar atenção na sua própria respiração, por exemplo.

Veja 5 passos para meditar sozinho e corretamente.

6. Massageie suas mãos e pés

Assim como os pés, as mãos contém pontos reflexos que ajudam a relaxar todo o corpo. Lavar as mãos e passar um creme hidratante é o primeiro passo. Depois deve-se usar o polegar e a própria palma da mão para massagear a outra, mas se for possível deixe que outra pessoa faça a massagem nas suas mãos. Os pontos mais importantes envolvem o polegar e as pontas dos dedos que trazem uma boa sensação de tranquilidade a todo corpo.

Deslizar os pés sobre bolinhas de gude, de ping pong ou de tênis também estimula pontos reflexos da planta dos pés, relaxando todo o corpo. O ideal é lavar os pés e passar um creme hidratante, mas se estiver trabalhando e não for possível, apenas o deslizar as bolinhas sobre os pés descalços já irá promover a calma e a tranquilidade. Se desejar assista esse vídeo onde ensinamos como fazer essa massagem passo a passo:

7. Aposte na aromaterapia

Pingar duas gotinhas de óleo essencial de lavanda no punho e cheirar sempre que se sentir mais estressado também constitui uma ótima solução natural para não ter que recorrer a toma de remédios para ansiedade ou depressão. Também é indicado colocar um ramo de alfazema dentro do travesseiro para acalmar e conseguir dormir melhor. 

8. Use o café a seu favor 

Para quem não gosta de café basta sentir o aroma do café para estimular o cérebro a produzir endorfinas que promovem o bem-estar. Para quem gosta e pode saborear, tomar 1 xícara de café forte também pode ser uma boa forma conseguir relaxar mais rápido. No entanto, tomar mais de 4 xícaras de café por dia não é uma boa opção porque o excesso de cafeína pode excitar demais o sistema nervoso.

9. Assista uma comédia

Assistir a um filme de comédia, episódios engraçados de uma série ou conversar com uma pessoa divertida também é uma excelente forma de se sentir bem. Ainda que o riso forçado não tenha exatamente o mesmo efeito que uma boa gargalhada genuína, até mesmo ele pode ajudar a se sentir melhor, conseguindo relaxar o corpo e a mente. Ao sorrir endorfinas são liberadas na corrente sanguínea e o efeito pode ser sentido em poucos minutos, relaxando o corpo e mente.

10. Esteja em contato com a natureza

Andar descalço, ou só com meias, em cima da grama é uma excelente forma de relaxar rapidinho. Bastam poucos minutos para se sentir mais descansado, o que pode ser feito numa pausa para o lanche ou na hora do almoço, por exemplo.

Observar as ondas do mar tem esse mesmo efeito calmante para a mente, mas se estiver muito calor, o efeito pode ser o contrário, por isso o ideal é começar ou findar o dia observando o mar. Se não for possível, pode-se ver um vídeo do mar ou de lugares paradisíacos durante alguns minutos. As cores azul e verde acalmam o cérebro e a mente de forma rápida e eficiente. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...