Como reduzir os triglicerídeos altos na gravidez

Revisão médica: Dr. Arthur Frazão
Oftalmologista
novembro 2021

Para baixar os níveis de triglicerídeos na gravidez é preciso realizar atividades físicas e seguir uma dieta adequada de acordo com a orientação de um nutricionista. O uso de medicamentos para reduzir a concentração de triglicerídeos é contraindicado durante a gestação, pois pode interferir no desenvolvimento do bebê.

Durante a gravidez é normal que a concentração de triglicerídeos aumente devido às alterações hormonais que acontecem no organismo da mulher. No entanto, mesmo que seja normal, é importante ter atenção aos seus níveis, pois concentrações muito elevadas podem representar risco para a mãe e para o bebê.

Como baixar o triglicerídeo na gravidez

Alguns passos simples e importantes para baixar os triglicerídeos são:

  1. Diminuir as gorduras na alimentação, como azeite, óleo, manteiga, queijo ou carne gordurosa.
  2. Eliminar as bebidas alcoólicas.
  3. Reduzir os doces, como bolos, geleias, leite condensado ou bolachas recheadas.
  4. Comer peixes, como salmão ou pescada, pelo menos 3 vezes por semana.
  5. Comer frutas e legumes 5 vezes por dia.
  6. Beber 1,5 a 2 litros de água por dia.
  7. Praticar uma atividade física todos os dias, como caminhar, de preferência com acompanhamento profissional.

Essas atitudes ajudam a diminuir os níveis de colesterol circulantes no sangue, mantendo a mãe e o filho saudáveis. Apesar da dieta parecer restrita, é possível ter uma alimentação adequada para diminuir os níveis de triglicerídeo e fornecer a quantidade de nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê. Saiba como é feita a dieta para triglicerídeos.

O uso de medicamentos para diminuir o colesterol é contraindicado na gravidez devido à possíveis efeitos relacionados ao desenvolvimento do bebê.

Riscos de triglicerídeos altos

Apesar de ser normal haver aumento nos níveis de triglicerídeos e colesterol total durante a gestação, é importante que haja controle. Pois quando os níveis são muito elevados, pode haver não só acúmulo de gordura nos vasos da mãe como também do bebê, o que pode fazer com que nasça já com problemas cardíacos, por exemplo.

Outros riscos de triglicerídeos altos na gravidez são:

  • Aterosclerose;
  • Pancreatite;
  • Esteatose hepática;
  • Derrame cerebral (AVC);
  • Isquemia cerebral.

Normalmente, todos estes risco podem ser diminuídos quando a taxa de triglicerídeos no sangue encontra-se baixa ou dentro dos limites ideais. Saiba mais sobre os triglicerídeos altos.

Assista ao vídeo da nossa nutricionista e saiba mais sobre como reduzir os triglicerídeos elevados.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em novembro de 2021. Revisão médica por Dr. Arthur Frazão - Oftalmologista, em fevereiro de 2016.
Revisão médica:
Dr. Arthur Frazão
Clínico geral
Médico generalista, especialista em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 2008, com registro profissional no CRM/PE 16878

Tuasaude no Youtube

  • Como baixar triglicerídeos em 4 semanas

    11:16 | 377813 visualizações
  • Dieta para triglicerídeos altos

    03:17 | 1490714 visualizações