Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

10 formas de melhorar o sabor dos alimentos no tratamento do câncer

Para diminuir o gosto metálico ou amargo na boca causado pelo tratamento de quimioterapia ou radioterapia, pode-se usar dicas como utilizar apenas utensílios de plástico e vidro para preparar os alimentos, marinar a carne em sucos de fruta e adicionar ervas aromáticas para temperar os alimentos.

Essa alteração no paladar pode acontecer durante ou até 4 semanas após o tratamento, e é comum os alimentos mudarem de sabor ou ficarem sem sabor, além de existir um gosto amargo ou metálico na boca. Isso acontece principalmente após o consumo de carnes vermelhas, pois alimentos ricos em proteínas são os que mais têm alteração no sabor.

10 formas de melhorar o sabor dos alimentos no tratamento do câncer

Algumas dicas do que fazer para aliviar esse problemas são:

  1. Usar utensílios de vidro ou plástico para preparar a comida e se alimentar, inclusive os talheres, pois isso ajuda a reduzir o sabor metálico na boca;
  2. Tomar um pequeno copo de água com gotas de limão ou bicarbonato de sódio antes das refeições, para limpar as papilas gustativas e tirar o gosto ruim da boca;
  3. Comer uma fruta ácida após as refeições, como laranja, tangerina ou abacaxi, mas deve-se lembrar de evitar esses alimentos caso existam feridas na boca;
  4. Aromatizar a água com gotas de limão, canela ou um pedaço de gengibre para beber ao longo do dia;
  5. Usar ervas aromáticas para temperar os alimentos, como alecrim, salsa, orégano, cebola, alho, pimenta, pimentão, tomilho, manjericão e coentro;
  6. Mascar chicletes de menta ou canela sem açúcar para mascarar o sabor ruim na boca;
  7. Marinar as carnes em sucos de frutas ácidas como limão e abacaxi, vinagre ou em vinhos doces;
  8. Comer menos carne vermelha e preferir consumir frango, peixes, ovos e queijos como fontes principais de proteínas, caso a carne vermelha provoque muita alteração no paladar;
  9. Usar sal marinho para temperar a comida ao invés do sal comum;
  10. Preferir alimentos gelados ou congelados ao invés de quentes.

Além disso, é preciso manter a boca limpa e saudável, escovando os dentes e a língua com frequência, passando o fio dental e evitando feridas e aftas, também é importante para combater o sabor desagradável da boca causado por bactérias.

O tratamento para câncer nem sempre causa mudança no sabor dos alimentos, mas pelo menos metade dos pacientes sentem esse efeito colateral. Para amenizar, é preciso testar essas dicas e ver quais ajudam em cada caso, pois cada pessoa se adapta melhor de uma maneira diferente. Veja outros efeitos colaterais da quimioterapia.

Porque o sabor muda

O gosto ruim na boca devido à quimioterapia acontece porque o tratamento causa alterações nas papilas gustativas, que são responsáveis pela sensação do paladar. As papilas se renovam a cada 3 semanas, e como a quimioterapia atua em células que se reproduzem rapidamente, um dos seus efeitos colaterais é atingir as papilas.

No radioterapia isso acontece quando o tratamento é feito na região da cabeça e do pescoço, pois a radiação acaba atingindo também as papilas. Após ambos os tratamentos, o gosto ruim na boca costuma passar em cerca de 3 a 4 semanas, mas em alguns casos pode levar mais tempo.

Receita de Água Saborizada

10 formas de melhorar o sabor dos alimentos no tratamento do câncer

A água saborizada ajuda a manter uma boa hidratação e a retirar o gosto amargo ou metálico da boca, podendo ser utilizada ao longo do dia.

Ingredientes:

  • 10 folhas de hortelã frescas
  • 3 canelas em pau
  • 3 rodelas finas de gengibre fresco
  • 4 rodelas de limão, laranja ou tangerina com a casca
  • 1 litro de água filtrada

Modo de preparo: Adicionar os ingredientes na água, armazenar na geladeira e aguardar pelo menos 3 horas antes de beber, tempo necessário para saborizar e aromatizar a água.

Receita de Frango Marinado na Laranja

10 formas de melhorar o sabor dos alimentos no tratamento do câncer

Fazer as carnes marinadas em frutas ajuda a reduzir o sabor metálico ou amargo na boca, por isso veja a seguir como fazer uma marinada de fruta.

Ingredientes:

  • 500 g de filé de frango
  • suco de 1 laranja
  • 1 colher de sopa azeite
  • 3 dentes de alho amassados
  • alecrim a gosto
  • sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Colocar os filés de frango em um recipiente e  espremer a laranja, adicionar o alho amassado, o azeite e o alecrim. Em seguida, misturar tudo e deixar marinando na geladeira por pelo menos 20 minutos ou de durante a noite.

Aquecer bem a frigideira e então grelhar os filés. Doure bem dos dois lados, não deixe o frango ficar muito tempo grelhando pois ele resseca e fica difícil de comer, tente deixá-lo molhadinho, porém bem passado.

Veja mais dicas sobre o que comer para diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...