Como medir a pressão arterial corretamente

Atualizado em outubro 2023

A pressão arterial é o valor que representa a força que o sangue faz contra os vasos sanguíneos à medida que é bombeado pelo coração e circula pelo corpo.

A pressão considerada normal é aquela que está perto dos 120x80 mmHg e, por isso, sempre que está acima desse valor é considerado que a pessoa está hipertensa (pressão alta) e, quando está abaixo, a pessoa está com hipotensão (pressão baixa). Em qualquer um dos casos, a pressão deve ser corretamente regulada, para garantir o bom funcionamento de todo o sistema cardiovascular.

Para medir a pressão arterial podem ser utilizadas técnicas manuais, como o esfigmomanômetro ou aparelhos digitais, que são vendidos em farmácias e algumas lojas de produtos médicos e que são fáceis de utilizar em casa. Assista no vídeo com o  Dr. Ronaldo Gismondi como medir a pressão corretamente:

youtube image - Sintomas de PRESSÃO ALTA e o que fazer para controlar

A pressão arterial não deve ser medida com os dedos ou relógio de pulso, pois esse método só ajuda a medir a frequência cardíaca, que é o número de batimentos do coração por minuto. Veja também como avaliar a frequência cardíaca corretamente.

Quando medir a pressão arterial

A pressão arterial deve ser medida idealmente:

  • No período da manhã e antes de tomar qualquer remédio;
  • Depois de urinar e de descansar por, pelo menos, 5 minutos;
  • Sentado e com o braço relaxado.

Além disso, é muito importante não tomar café, bebidas alcoólicas ou fumar 30 minutos antes, assim como manter a respiração normal, não cruzar as pernas e evitar falar durante a medição.

Como aferir a pressão arterial

A forma de aferição da pressão arterial pode variar de acordo com o aparelho que se utiliza. É importante que a braçadeira esteja adequada ao braço ou ao pulso, não sendo muito larga ou apertada. No caso de pessoas obesas, a alternativa para a aferição da pressão pode ser por meio da colocação da braçadeira no antebraço.

Alguns aparelhos também conseguem aferir a pressão arterial nos dedos, no entanto não são confiáveis e, por isso, não devem ser utilizados em situações mais sensíveis, pois a pressão arterial nas extremidades é diferente da pressão no resto do corpo. Além disso, a medição da pressão arterial na coxa ou na panturrilha só é recomendada quando a pessoa possui alguma contraindicação para fazer a medição nos membros superiores, como ter algum tipo de cateter ou ter feito cirurgia de remoção de gânglios linfáticos.

1. Com aparelho de pulso

Para medir a pressão arterial sozinho pelo pulso deve-se colocar o aparelho no pulso esquerdo com o monitor virado para dentro, apoiando o cotovelo na mesa, com a palma da mão voltada para cima e esperando que o aparelho faça a leitura da pressão arterial. É importante que o punho seja posicionado na altura do coração para que o resultado seja mais confiável.

Este aparelho não deve ser usado em todos os casos, como no caso de aterosclerose. Desta forma, antes de comprar um aparelho deve aconselhar-se junto de um farmacêutico ou enfermeiro.

2. Com o aparelho digital

Para medir a pressão arterial com o aparelho digital, deve-se colocar a braçadeira do aparelho 2 a 3 cm acima da dobra do braço, apertando-a, de forma que o fio da braçadeira fique por cima do braço. Depois, com o cotovelo apoiado na mesa e a palma da mão virada para cima, ligar o aparelho e esperar até que ele faça a leitura da pressão arterial.

Existem aparelhos digitais com uma bomba, por isso, nestes casos, para encher a braçadeira, deve-se apertar a bomba até os 180 mmHg, esperando depois que o aparelho faça a leitura da pressão arterial. Se o braço for muito grosso ou muito fino, poderá ser necessário utilizar uma braçadeira maior ou menor.

3. Com o esfigmomanômetro

Imagem ilustrativa número 2
Esfigmomanômetro

Para medir a pressão arterial manualmente com esfigmomanômetro e estetoscópio deve-se:

  1. Procurar sentir o pulso na dobra do braço esquerdo, colocando a cabeça do estetoscópio nesse local;
  2. Colocar a braçadeira do aparelho 2 a 3 cm acima da dobra do mesmo braço, apertando-a, de forma que o fio da braçadeira fique por cima do braço;
  3. Fechar a válvula da bomba e com o estetoscópio nos ouvidos, encher a braçadeira até aos 180 mmHg ou até deixar de ouvir sons no estetoscópio;
  4. Abrir a válvula lentamente, ao mesmo tempo que se olha para o manômetro. No momento em que se ouve o primeiro som, deve-se registar a pressão indicada no manômetro, pois é o primeiro valor da pressão arterial;
  5. Continuar a esvaziar a braçadeira até se deixar de ouvir som. No momento em que se deixa de ouvir sons, deve-se registar a pressão indicada no manômetro, pois é o segundo valor da pressão arterial;
  6. Juntar o primeiro valor com o segundo para obter a pressão arterial. Por exemplo, quando o primeiro valor é 130 mmHg e o segundo é 70 mmHg, a pressão arterial é de 13 x 7.

Medir a pressão arterial com esfigmomanômetro não é simples e pode resultar em valores errados. Por esse motivo, muitas vezes, este tipo de medição é feita apenas por profissionais de saúde, como enfermeiros, médicos ou farmacêuticos. Conheça mais sobre o esfigmomanômetro e como utilizar corretamente.

Calculadora online de pressão arterial

Para saber se a sua pressão arterial está normal ou alta, por favor insira os dados na nossa calculadora:

mmHg
Erro
mmHg
Erro

Vídeos relacionados