Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como garantir o bronze da pele mesmo sem pegar sol

Outubro 2019

A pele bronzeada sem que seja necessário se expor ao sol pode ser conseguida por meio do consumo de alimentos ricos em betacaroteno, já que essa substância estimula a produção de melanina, como a cenoura e a goiaba, por exemplo. Além dos alimentos, uma outra opção é usar cremes ou hidratantes autobronzeadores ou realizar bronzeamento artificial com spray, por exemplo. No entanto, é importante usar filtro solar regularmente para evitar o aparecimento de manchas na pele, por exemplo.

Pessoas com alergia ao sol ou portadoras do Lúpus, por exemplo, não devem ser expor aos raios solares com muita frequência, pois isso pode desencadear vários sintomas e comprometer o bem-estar da pessoa, por isso caso a pessoa deseje manter a pele bronzeada, é importante consultar o dermatologista, para que possa ser verificado se o autobronzeador pode ser utilizado e qual o mais adequado, e investir em uma alimentação rica em betacarotenos, além passar protetor solar diariamente, fazer uso de óculos escuros e evitar as horas mais ensolaradas do dia.

Como garantir o bronze da pele mesmo sem pegar sol

Algumas dicas para garantir o bronzeado sem que seja necessário ficar exposto ao sol são:

1. Usar autobronzeador

O uso de autobronzeadores também pode ser bastante eficaz quando se quer bronzear a pele sem pegar sol. Isso porque possuem DHA em sua composição, uma substância que reage com os aminoácidos presentes na pele, dando origem a um componente que confere a cor mais bronzeada à pele.

A utilização desses produtos ajudam a manter a pele dourada e hidratada, sem ter que correr os riscos de se expor ao sol e desenvolver câncer de pele, por exemplo. No entanto, para manter uma pele com cor uniforme deve aplicar o creme fazendo movimentos circulares, além de utilizar filtro solar, já que o bronze não protege contra os raios ultravioletas do sol, podendo resultar em manchas escuras na pele, por exemplo. Veja como usar o autobronzeador sem manchar a pele.

O uso de autobronzeadores não possui contra-indicação, já que o objetivo é único e exclusivamente de bronzear a pele, no entanto, caso a pessoa possua alergia a algum dos constituintes do bronzeador, esteja fazendo tratamento com ácido, ou possuem alguma doença de pele ou que tenha sintomas relacionados à pele, não é recomendado o uso desse produto, pois pode resultar em complicações. Por isso, é importante consultar o dermatologista para ter a indicação de um produto mais adequado para o tipo de pele e objetivo.

2. Fazer bronzeamento artificial

O bronzeamento artificial é uma das alternativas para bronzear a pele sem que seja necessário pegar sol. Esse procedimento é feito em clínicas de estéticas por meio do bronzeamento à jato, em que o profissional, com o uso de um spray, passa o produto bronzeador na pele da pessoa. Normalmente o produto utilizado nesse procedimento contém uma substância capaz de reagir com a queratina da pele, resultando na cor bronzeada. É importante que o bronzeamento artificial com spray ou jato seja recomendado pelo dermatologista, principalmente no caso das pessoas que possuem alguma doença de pele.

Uma outra opção de bronzeamento artificial é por meio de câmaras de bronzeamento, em que a pessoa fica pelo menos 20 minutos dentro do equipamento recebendo radiação UVA e UVB diretamente, produzindo efeitos semelhantes aos que ocorrem quando a pessoa fica muito tempo exposta ao sol.

No entanto, devido aos grandes riscos para a saúde, em 2009 a ANVISA determinou a proibição do uso de câmaras de bronzeamento artificial para fins estéticos, pois foi comprovado que a realização frequente de bronzeamento artificial pode favorecer a ocorrência de câncer de pele, principalmente, em pouco tempo. Conheça os riscos do bronzeamento artificial.

3. Alimentos ricos em betacarotenos

Alguns alimentos possuem em sua composição betacarotenos, que são substâncias capazes de estimular a produção de melanina e, assim, deixar a pele mais bronzeada. Os alimentos ricos em betacarotenos são cenoura, tomate, pimentão e goiaba também. 

Apesar de serem ótimos para bronzear a pele, o consumo excessivo de alimentos ricos em betacaroteno pode deixar a pele mais alaranjada, no entanto essa situação pode ser revertida quando se para de consumir esses alimentos.

Confira no vídeo a seguir mais dicas para bronzear a pele mais rápido:

ALIMENTOS PARA UM BRONZEADO MAIS RÁPIDO

27 mil visualizações

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem