Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer a Dieta do Leite

A dieta do leite deve ser utilizada principalmente para quem quer perder peso rápido, pois nela algumas refeições são substituídas apenas pelo leite e outros alimentos.

Após a fase de perda, deve-se fazer uma dieta para manter o peso ou para continuar o emagrecimento de forma gradual, mantendo o bom funcionamento do metabolismo e a queima de gordura.

Como fazer a Dieta do Leite

Como funciona

No primeiro dia de dieta, todas as refeições devem ser trocadas por leite, sendo permitido usar o leite integral, pois tem mais vitaminas e promove uma maior saciedade. A partir do segundo dia, pode-se adicionar alimentos leves e ricos em proteínas, como frutas, iogurte, queijos, ovos e carnes.

Esses alimentos estimulam a queima de gordura no organismo e aumentam a saciedade, controlando a fome e a vontade de comer. No entanto, é importante lembrar que a dieta do leite só deve ser feito por até 8 dias, pois após esse período é necessário reintroduzir os outros alimentos de forma gradual, para evitar o ganho de peso.

Vantagens da dieta do leite

As principais vantagens da dieta do leite são a simplicidade e o baixo custo, visto que é uma dieta fácil de ser seguida. Além disso, o leite é rico em nutrientes como cálcio, vitamina A, D e K, e o consumo de outros alimentos como carnes e ovos ajuda a acrescentar mais nutrientes nos dias de dieta.

Assim, é uma dieta fácil de se adaptar, na qual é possível comer diferentes tipos de preparações, e os seus nutrientes irão ajudar a manter o organismo ativo, apesar da grande restrição de calorias.

Como fazer a Dieta do Leite

Cardápio da dieta do leite

A tabela a seguir trás o exemplo de 4 dias da dieta do leite:

RefeiçãoDia 1Dia 2Dia 3Dia 4
Café da manhã1 copo de leite integral1 copo de leite batido com 6 morangos1 iogurte natural1 copo de leite 
Lanche da manhã1 copo de leite integral1 pera1 maçã1 fatia de queijo
Almoço/Jantar1 copo de leite integral1 bife de carne magra + salada verde2 ovos mexidos com arroz de couve-flor1 posta de peixe assada com legumes
Lanche da tarde1 copo de leite integral1 copo de leite + 1 banana1 copo de leite com 1 fatia de mamão1 iogurte natural 

Após os 8 dias de dieta, outros alimentos devem ser acrescentados no cardápio, como arroz integral, vegetais, pão integral, azeite e castanhas. 

Como evitar o efeito sanfona

Por ser uma dieta restritiva, após os 8 dias da dieta do leite é necessário reintroduzir novos alimentos aos poucos, lembrando sempre de evitar doces, sucos, frituras e alimentos ricos em farinhas, como bolos, biscoitos e massas.

Além disso, é importante beber bastante água, praticar atividade física e tomar 2 xícaras de chás emagrecedores por dia, como o chá verde e o chá mate, para combater a retenção de líquidos. Veja 5 chás para emagrecer.

Perigos da dieta do leite

Os perigos da dieta do leite estão ligados à grande restrição calórica da dieta, que pode causar problemas como tonturas, franqueza, mal estar e desânimo. Além disso, a falta de nutrientes pode causar alterações de humor devido à queda da serotonina, que é o hormônio do bem estar.

Também é importante lembrar que esta dieta é proibida para pessoas que tenham alergia ao leite, enquanto os intolerantes à lactose devem usar a versão sem lactose do leite e seus derivados. Veja como fazer uma alimentação saudável para emagrecer.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...