Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Verborreia: o que é, por que acontece e como falar mais devagar

Agosto 2020

A verborreia é uma situação caracterizada pela fala acelerada de algumas pessoas, o que pode ser devido a sua personalidade ou ser consequência de situações do dia a dia. Assim, as pessoas que falam rápido demais podem não pronunciar as palavras em sua totalidade, deixando de pronunciar algumas sílabas e emendando uma palavra na outra, o que pode dificultar o entendimento por outras pessoas.

Para tratar a verborreia é importante que seja identificado o fator desencadeante, pois assim é possível que o fonoaudiólogo e o psicólogo possam indicar alguns exercícios para ajudar a pessoa a falar mais devagar e facilitar o entendimento.

Verborreia: o que é, por que acontece e como falar mais devagar

Por que acontece

A verborreia pode ser uma característica da personalidade da pessoa, no entanto é possível também que aconteça como consequência de situações do dia a dia, como rotina acelerada, nervosismo ou ansiedade, o que pode ser acontecer durante a apresentação de um trabalho ou durante uma entrevista de emprego, por exemplo.

Nessas situações é comum que a pessoa começe a falar mais rápido do que costuma, o que pode facilmente interferir no entendimento das outras pessoas.

Como falar devagar

Quando a fala rápida está associada à personalidade, é difícil que a pessoa consiga mudar, no entanto existem algumas dicas e exercícios que podem ser feitos para ajudar a pessoa a falar de forma mais devagar, pausadamente e mais clara, facilitando o entendimento. Assim, algumas maneiras de falar mais devagar e aliviar o nervosismo são:

  • Fale com mais clareza, prestando atenção em cada palavra falada e tentando falar sílaba por sílaba;
  • Tente falar com pausas, como se estivesse lendo um texto, parando um pouco depois de falar uma frase, por exemplo;
  • Respire quando estiver falando;
  • Pratique técnicas de relaxamento, principalmente se a razão de falar rápida demais for o nervosismo;
  • Quando for falar para alguma plateia, leia seu discurso em voz alta e grave sua voz, para que depois perceba a velocidade com que está falando e verifique a necessidade de fazer pausas, por exemplo;
  • Exagere nos movimentos da boca quando for falar, isso permite que todas as sílabas sejam pronunciadas de forma clara e devagar.

Normalmente quem fala rápido demais tende a ficar tocando ou pegando nas outras pessoas durante a conversa e projetar o corpo para frente. Por isso, uma das maneiras de falar mais devagar é prestar atenção no comportamento quando estiver falando com outras pessoas, evitando tocar demais, por exemplo. Saiba também como falar em público.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem