Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como se proteger da Zika durante a gravidez

Como o Zika vírus está relacionado ao aumento dos casos de microcefalia, sua prevenção é ainda mais importante para as mulheres que estão tentando engravidar e para as que já estão grávidas.

Assim, para evitar esse vírus é preciso tomar medidas que impeçam a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que são as mesmas utilizadas para prevenir a dengue, e usar repelente diariamente para se proteger.

O Zika vírus é semelhante à dengue, e provoca sintomas como febre, dor de cabeça, dor nas articulações e manchas vermelhas na pele e nos olhos. O seu tratamento é feito com remédios analgésicos, anti-inflamatórios e colírios, sendo proibido o uso de medicamentos com ácido acetil salicílico, assim como acontece na dengue.

6 truques fáceis para evitar a Zika

Veja o que pode fazer para prevenir o Zika vírus:

Como se proteger da Zika durante a gravidez

1. Passar repelente diariamente

Usar repelente ajuda a manter o mosquito longe, evitando picadas, mas é importante lembrar que o produto deve ser reaplicado a cada 6 horas para que seu efeito seja mantido e deve conter uma substância chamada DEET. Veja quais são os repelentes industriais e naturais indicados para usar na gravidez.

2. Usar camisinha

Se o seu parceiro apresentar os sintomas de Zika é recomendado usar preservativo em todas as relações sexuais porque o vírus também está presente no sêmen e pode contaminar a mulher dessa maneira, sendo perigoso para o bebê.

3. Ter plantas repelentes por perto

As plantas aromáticas são excelentes para afastar os mosquitos, diminuindo o risco de ser picada, por isso uma boa estratégia é ter vasinhos das seguintes plantas perto das portas e das janelas de casa: alfazema, mangericão, hortelã e citronela. Veja como plantar e o que fazer para elas não morrerem clicando em: Plantas que Afastam a Zika e Decoram a Casa.

4. Consumir alimentos com vitamina B1

​Alimentos como farinha e arroz integral são ricos em vitamina B1, que mudam o odor do corpo, diminuindo a atração dos mosquitos. O aroma exalado pela pele da pessoa que consome estes alimentos regularmente não é o mesmo que o de pessoas que não adotam esta alimentação, e por isso o mosquito vai preferir picar a outra pessoa.

Assista o vídeo para conferir mais detalhes sobre esta vitamina:

5. Colocar telas nas portas e janelas

Colocar telas nas portas e janelas protegem a casa porque impede a entrada dos mosquitos. Uma boa dica é comprar tecidos fininhos como tule e cortar exatamente do tamanho da janela. A seguir deve-se costurar nas suas extremidades uma fita de velcro e aplicar o macho desta mesma fita em volta das janelas. Essa é uma alterativa econômica e fácil de lavar, que pode ser adotada para se proteger dos mosquitos.

6. Evitar a reprodução dos mosquitos

É essencial evitar o acúmulo de água parada para prevenir a reprodução do mosquito da dengue e do zika vírus, pois ele precisa de água para colocar seu ovos e produzir as larvas. Assim, deve-se retirar entulhos do quintal ou de terrenos vizinhos abandonados, virar garrafas vazias e baldes para baixo, limpar calhas e canos de 2 a 3 vezes por semana, cobrir caixas d’água e piscinas e varrer a água parada acumulada no quintal ou na rua.

Um outro cuidado importante é manter tudo sempre muito bem limpo, lavando com água e sabão, porque os ovos do Aedes podem resistir por 1 ano num local seco, somente à espera de uma quantidade mínima de água, como encontrada na tampinha de uma garrafa, para poder iniciar sua transformação em lava e mosquito.

Vasos de plantas acumulam água e são ótimos locais para o mosquito se desenvolver. Assim, deve-se colocar terra nos pratos que ficam embaixo dos vasos, pois ela manterá a umidade para a planta e evitará a reprodução do mosquito. Além das plantas, também é preciso lavar diariamente os recipientes de comida de animais domésticos, que normalmente ficam no quintal e acumulam água.

Saiba identificar os primeiros sintomas da doença para iniciar o tratamento adequado.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...