Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é o parto humanizado e quais as 6 principais vantagens

Parto humanizado é a expressão usada para dizer que a mulher tem controle sobre como e em qual posição deseja e se sente confortável para o nascimento do seu bebê. A escolha de que o parto seja na cama, piscina, sentada ou de pé, e todos os outros detalhes da evolução do trabalho de parto como o tipo de anestesia, luz, som ou a presença de familiares, é inteiramente decidido pela gestante, por meio do plano de parto feito. Confira o que é e como fazer o plano de parto.

Além disso, ao contrário do que se pensa, o parto feito por cesárea, também tem a possibilidade de ser humanizado, desde que a equipe médica esteja treinada para a prática, respeitando todas as escolhas da grávida durante a cirurgia, como o contato imediato com o bebê após o nascimento, preferência pela intensidade da luz, por exemplo. 

Durante o parto humanizado, o obstetra e a sua equipe está presente para garantir a segurança da mãe e do bebê mesmo quando a grávida deseja pouca ou nenhuma intervenção médica no momento do parto, e para intercorrências em que a assistência médica seja indispensável. 

O que é o parto humanizado e quais as 6 principais vantagens

O parto humanizado é sobre acolher e apoiar, fornecendo uma experiência agradável, confortável, segura e tranquila para a mãe e bebê. Além de trazer vantagens como: 

1. Nível de estresse e ansiedade reduzidos

No parto humanizado, a mulher tem a possibilidade de esperar pacientemente pela hora do nascimento do bebê, sem pressão por meio da equipe de saúde. São fornecidos durante a espera opções como ouvir música, andar, fazer ginástica, ir para a piscina e que são inclusive, uma forma de reduzir a dor das contrações.

2. Recém nascido calmo

Durante o processo de nascer no parto humanizado, o bebê não passa por situações que antes eram comuns como sala gelada, afastamento da mãe nos primeiros segundos de vida e ruídos altos desnecessariamente. Isso faz com que este bebê sinta menos dor e desconforto, o que reduz a frequência de choro. 

3. Aleitamento prolongado 

Além do bem estar físico e psicológico da mulher, o laço afetivo entre mãe e bebê é o principal pilar para que a amamentação ocorra, isso acontece pela presença do bebê e pela da sucção da mama no contato pele a pele feito no momento do nascimento. Confira o guia de amamentação para inciantes

O que é o parto humanizado e quais as 6 principais vantagens

4. Reduz risco de depressão pós parto 

A confiança em si mesma, por ter tido as decisões individuais respeitadas, reduzem as chances do aparecimento de sentimentos presentes na depressão pós parto, como incapacidade de cuidar de seu bebê, medo de não fazer um bom trabalho, além do sentimento de perda da liberdade. 

5. Laço afetivo forte

Durante todo o trabalho de parto o corpo da mulher libera hormônios, que serão essenciais para a relação que será construída entre a mulher e a criança, e é pelo contato pele a pele feito imediatamente após o nascimento, seja por parto vaginal ou cesária, que este laço afetivo fortalece e se consolida.

6. Reduz o risco de infecção

Uma das características do parto humanizado é o contato pele a pele com o bebê no mesmo instante do nascimento e é neste momento que ocorre a primeira mamada. O que o bebê consome na primeira mamada é o colostro que juntamente com o contato com a microbiota natural da pele da mãe, ajuda a fortalecer o sisteme imune do bebê, diminuindo o risco de infecções. Confira o que é o colostro e sua composição nutricional

Bibliografia >

  • SCIELO. Parto e nascimento: saberes e práticas humanizadas. 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072012000200010&script=sci_arttext>. Acesso em 17 Ago 2020
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Protocolo de assistência ao parto e nascimento. 2017. Disponível em: <https://mesm.uncisal.edu.br/wp-content/uploads/2017/04/PROTOCOLO-DE-ASSIT%C3%8ANCIA-AO-PARTO-MESM-atual.pdf>. Acesso em 17 Ago 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem