Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como diferenciar a Pressão Baixa da Hipoglicemia

Para diferenciar a pressão baixa da hipoglicemia deve-se ficar atento aos sintomas que a pessoa apresenta. Dor de cabeça, enjoo e tontura ocorrem tanto numa situação, como na outra, por isso fique atento aos outros sinais apresentados.

Caso o indivíduo esteja há mais de 3 a 4 horas sem comer, provavelmente trata-se de uma hipoglicemia, pois os níveis de açúcar no sangue estão baixos. Outros sintomas que podem ajudar a diferenciar a pressão baixa da hipoglicemia são:

  • Sintomas de pressão baixa: Tontura, fraqueza, sensação de desmaio, visão turva, boca seca e sonolência
  • Sintomas de hipoglicemia: Tontura, coração acelerado, ondas de calor, suor frio, palidez e fome.
Como diferenciar a Pressão Baixa da Hipoglicemia

Como confirmar 

Para identificar corretamente se está com a pressão baixa ou com hipoglicemia, recomenda-se:

1) Medir a pressão arterial primeiro. Caso a pressão arterial esteja inferior a 90 mmHg x 60 mmHg, a pressão está baixa. Se ao medir a pressão arterial, ela estiver normal, então provavelmente estará com hipoglicemia.

2) Medir a glicemia no sangue através da picada no dedo, se o valor encontrado for inferior a 60 mg/dL, é hipoglicemia.

O que fazer em caso de pressão baixa

Em caso de pressão baixa, o indivíduo deve-se sentar em um local confortável e arejado e elevar as pernas. Isto faz com que a circulação de sangue no cérebro aumente, fazendo com que a pressão arterial suba. Quando o indivíduo começar a sentir-se melhor, pode levantar-se, mas deve ter o cuidado para não fazer movimentos bruscos e repentinos.

O que fazer em caso de hipoglicemia

Em caso de hipoglicemia, o indivíduo deve comer 1 colher de sopa cheia ou 2 pacotes de açúcar para aumentar os níveis de açúcar no sangue e repetir, passados 3 minutos, caso os sintomas não melhorem. A seguir deve picar outra vez o dedo para ver se a glicemia já subiu e, caso seja o caso, deve ingerir um pão, bolachas de água e sal ou torradinhas, por exemplo. Caso a glicemia não suba, deve-se ir imediatamente ao hospital ou chamar uma ambulância, ligando para o 192.

Veja também:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...